Casos Múltiplos de Voluntariado Pró-Vida em uma Abordagem Ética Neoaristotélica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ames,Maria Clara F. Dalla Costa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Serafim,Mauricio C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552023000101104
Resumo: RESUMO Objetivo: compreender a relação entre virtudes morais e phronesis a partir de voluntários de organizações da sociedade civil que atuam pela proteção e auxílio de gestantes, conhecidas como pró-vida. Marco teórico: apresenta-se a perspectiva da ética das virtudes na abordagem neoaristotélica como arcabouço teórico, segundo a qual a conduta humana é entendida com base nas disposições do caráter, as virtudes morais, bem como por meio da sabedoria prática ou phronesis, tendo por finalidade (telos) o florescimento humano. Método: a estratégia de pesquisa consiste em uma abordagem qualitativa de estudos de casos múltiplos em organizações brasileiras (n = 2) e espanholas (n = 2), focando-se em seus voluntários (n = 17 participantes). O acesso ao campo foi realizado por meio de observação participante, entrevista presencial semiestruturada e pesquisa documental, analisando tematicamente o seu conteúdo com o auxílio do software NVivo. Resultados: os resultados sugerem como eles atuam e aprendem virtudes ao longo de sua experiência como voluntário - prudência (phronesis), temperança, coragem e esperança - para saber abordar, aconselhar, julgar ou conter o julgamento e ajudar gestantes a estabelecer prioridades e perspectivas para o futuro (foresight). As evidências suportam a relação entre phronesis-temperança e phronesis-esperança, para equilibrar prioridades correntes e expectativas futuras. Conclusão: contextos diferentes podem revelar virtudes semelhantes nas práticas de voluntários. Os resultados reforçam o pressuposto da unidade das virtudes. Evidências, limitações e possibilidades de pesquisa são discutidas.
id ANPPGA-1_9a9c59a4e1def199d65964889ebf458b
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65552023000101104
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling Casos Múltiplos de Voluntariado Pró-Vida em uma Abordagem Ética Neoaristotélicavirtudes moraisprudênciaphronesisvoluntariadoética das virtudesRESUMO Objetivo: compreender a relação entre virtudes morais e phronesis a partir de voluntários de organizações da sociedade civil que atuam pela proteção e auxílio de gestantes, conhecidas como pró-vida. Marco teórico: apresenta-se a perspectiva da ética das virtudes na abordagem neoaristotélica como arcabouço teórico, segundo a qual a conduta humana é entendida com base nas disposições do caráter, as virtudes morais, bem como por meio da sabedoria prática ou phronesis, tendo por finalidade (telos) o florescimento humano. Método: a estratégia de pesquisa consiste em uma abordagem qualitativa de estudos de casos múltiplos em organizações brasileiras (n = 2) e espanholas (n = 2), focando-se em seus voluntários (n = 17 participantes). O acesso ao campo foi realizado por meio de observação participante, entrevista presencial semiestruturada e pesquisa documental, analisando tematicamente o seu conteúdo com o auxílio do software NVivo. Resultados: os resultados sugerem como eles atuam e aprendem virtudes ao longo de sua experiência como voluntário - prudência (phronesis), temperança, coragem e esperança - para saber abordar, aconselhar, julgar ou conter o julgamento e ajudar gestantes a estabelecer prioridades e perspectivas para o futuro (foresight). As evidências suportam a relação entre phronesis-temperança e phronesis-esperança, para equilibrar prioridades correntes e expectativas futuras. Conclusão: contextos diferentes podem revelar virtudes semelhantes nas práticas de voluntários. Os resultados reforçam o pressuposto da unidade das virtudes. Evidências, limitações e possibilidades de pesquisa são discutidas.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2023-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552023000101104Revista de Administração Contemporânea v.27 n.1 2023reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/1982-7849rac2022210315.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmes,Maria Clara F. Dalla CostaSerafim,Mauricio C.por2022-11-18T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552023000101104Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2022-11-18T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv Casos Múltiplos de Voluntariado Pró-Vida em uma Abordagem Ética Neoaristotélica
title Casos Múltiplos de Voluntariado Pró-Vida em uma Abordagem Ética Neoaristotélica
spellingShingle Casos Múltiplos de Voluntariado Pró-Vida em uma Abordagem Ética Neoaristotélica
Ames,Maria Clara F. Dalla Costa
virtudes morais
prudência
phronesis
voluntariado
ética das virtudes
title_short Casos Múltiplos de Voluntariado Pró-Vida em uma Abordagem Ética Neoaristotélica
title_full Casos Múltiplos de Voluntariado Pró-Vida em uma Abordagem Ética Neoaristotélica
title_fullStr Casos Múltiplos de Voluntariado Pró-Vida em uma Abordagem Ética Neoaristotélica
title_full_unstemmed Casos Múltiplos de Voluntariado Pró-Vida em uma Abordagem Ética Neoaristotélica
title_sort Casos Múltiplos de Voluntariado Pró-Vida em uma Abordagem Ética Neoaristotélica
author Ames,Maria Clara F. Dalla Costa
author_facet Ames,Maria Clara F. Dalla Costa
Serafim,Mauricio C.
author_role author
author2 Serafim,Mauricio C.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ames,Maria Clara F. Dalla Costa
Serafim,Mauricio C.
dc.subject.por.fl_str_mv virtudes morais
prudência
phronesis
voluntariado
ética das virtudes
topic virtudes morais
prudência
phronesis
voluntariado
ética das virtudes
description RESUMO Objetivo: compreender a relação entre virtudes morais e phronesis a partir de voluntários de organizações da sociedade civil que atuam pela proteção e auxílio de gestantes, conhecidas como pró-vida. Marco teórico: apresenta-se a perspectiva da ética das virtudes na abordagem neoaristotélica como arcabouço teórico, segundo a qual a conduta humana é entendida com base nas disposições do caráter, as virtudes morais, bem como por meio da sabedoria prática ou phronesis, tendo por finalidade (telos) o florescimento humano. Método: a estratégia de pesquisa consiste em uma abordagem qualitativa de estudos de casos múltiplos em organizações brasileiras (n = 2) e espanholas (n = 2), focando-se em seus voluntários (n = 17 participantes). O acesso ao campo foi realizado por meio de observação participante, entrevista presencial semiestruturada e pesquisa documental, analisando tematicamente o seu conteúdo com o auxílio do software NVivo. Resultados: os resultados sugerem como eles atuam e aprendem virtudes ao longo de sua experiência como voluntário - prudência (phronesis), temperança, coragem e esperança - para saber abordar, aconselhar, julgar ou conter o julgamento e ajudar gestantes a estabelecer prioridades e perspectivas para o futuro (foresight). As evidências suportam a relação entre phronesis-temperança e phronesis-esperança, para equilibrar prioridades correntes e expectativas futuras. Conclusão: contextos diferentes podem revelar virtudes semelhantes nas práticas de voluntários. Os resultados reforçam o pressuposto da unidade das virtudes. Evidências, limitações e possibilidades de pesquisa são discutidas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552023000101104
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552023000101104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-7849rac2022210315.por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.27 n.1 2023
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209054185488384