(Re)contando a velha história: reflexões sobre a gênese do Management

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vizeu,Fabio
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552010000500002
Resumo: Este trabalho pretender minimizar os problemas da ausência da perspectiva histórica no pensamento acadêmico sobre a Administração. Assim, apresentamos uma reflexão pouco utilizada no mainstream da área sobre as condições históricas que permitiram a emergência do Management enquanto instituição moderna, bem como os fatores que condicionaram sua disseminação. Construímos nossa discussão, revisitando textos seminais de historiadores marxistas e institucionalistas interessados em compreender as bases do processo de industrialização capitalista e a consequente institucionalização do saber e da prática do Management. Primeiramente, é na constituição histórica do capitalismo industrial que se observam as condições plurais de emergência e os elementos primitivos das práticas modernas de gestão e organização do trabalho. Um segundo passo foram as demandas específicas do grupo de engenheiros industriais norte-americanos e europeus. Tendo sido apresentadas em associações de classe e jornais especializados, tais demandas intensificaram o debate sobre a sistematização de princípios de Management, um processo de articulação de classe que teve em Taylor seu mais bem sucedido proponente. Na conclusão, apresentamos algumas implicações sobre o entendimento do Management centrado na reflexão que aqui se propôs sobre sua construção histórica.
id ANPPGA-1_e5553988b0bf17aff3fbf74ae2f175c5
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65552010000500002
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling (Re)contando a velha história: reflexões sobre a gênese do Managementmanagementhistóriahistoriografiacapitalismo industrialtaylorismoEste trabalho pretender minimizar os problemas da ausência da perspectiva histórica no pensamento acadêmico sobre a Administração. Assim, apresentamos uma reflexão pouco utilizada no mainstream da área sobre as condições históricas que permitiram a emergência do Management enquanto instituição moderna, bem como os fatores que condicionaram sua disseminação. Construímos nossa discussão, revisitando textos seminais de historiadores marxistas e institucionalistas interessados em compreender as bases do processo de industrialização capitalista e a consequente institucionalização do saber e da prática do Management. Primeiramente, é na constituição histórica do capitalismo industrial que se observam as condições plurais de emergência e os elementos primitivos das práticas modernas de gestão e organização do trabalho. Um segundo passo foram as demandas específicas do grupo de engenheiros industriais norte-americanos e europeus. Tendo sido apresentadas em associações de classe e jornais especializados, tais demandas intensificaram o debate sobre a sistematização de princípios de Management, um processo de articulação de classe que teve em Taylor seu mais bem sucedido proponente. Na conclusão, apresentamos algumas implicações sobre o entendimento do Management centrado na reflexão que aqui se propôs sobre sua construção histórica.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2010-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552010000500002Revista de Administração Contemporânea v.14 n.5 2010reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/S1415-65552010000500002info:eu-repo/semantics/openAccessVizeu,Fabiopor2010-10-19T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552010000500002Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2010-10-19T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv (Re)contando a velha história: reflexões sobre a gênese do Management
title (Re)contando a velha história: reflexões sobre a gênese do Management
spellingShingle (Re)contando a velha história: reflexões sobre a gênese do Management
Vizeu,Fabio
management
história
historiografia
capitalismo industrial
taylorismo
title_short (Re)contando a velha história: reflexões sobre a gênese do Management
title_full (Re)contando a velha história: reflexões sobre a gênese do Management
title_fullStr (Re)contando a velha história: reflexões sobre a gênese do Management
title_full_unstemmed (Re)contando a velha história: reflexões sobre a gênese do Management
title_sort (Re)contando a velha história: reflexões sobre a gênese do Management
author Vizeu,Fabio
author_facet Vizeu,Fabio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vizeu,Fabio
dc.subject.por.fl_str_mv management
história
historiografia
capitalismo industrial
taylorismo
topic management
história
historiografia
capitalismo industrial
taylorismo
description Este trabalho pretender minimizar os problemas da ausência da perspectiva histórica no pensamento acadêmico sobre a Administração. Assim, apresentamos uma reflexão pouco utilizada no mainstream da área sobre as condições históricas que permitiram a emergência do Management enquanto instituição moderna, bem como os fatores que condicionaram sua disseminação. Construímos nossa discussão, revisitando textos seminais de historiadores marxistas e institucionalistas interessados em compreender as bases do processo de industrialização capitalista e a consequente institucionalização do saber e da prática do Management. Primeiramente, é na constituição histórica do capitalismo industrial que se observam as condições plurais de emergência e os elementos primitivos das práticas modernas de gestão e organização do trabalho. Um segundo passo foram as demandas específicas do grupo de engenheiros industriais norte-americanos e europeus. Tendo sido apresentadas em associações de classe e jornais especializados, tais demandas intensificaram o debate sobre a sistematização de princípios de Management, um processo de articulação de classe que teve em Taylor seu mais bem sucedido proponente. Na conclusão, apresentamos algumas implicações sobre o entendimento do Management centrado na reflexão que aqui se propôs sobre sua construção histórica.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552010000500002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552010000500002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-65552010000500002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.14 n.5 2010
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209051743354880