Ensino de História e Nação na Propaganda do "Milagre Econômico"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerri,Luis Fernando
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de história (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882002000100011
Resumo: A ação da publicidade referente a temáticas políticas sobre a formação da consciência histórica é o objeto deste texto, que relata a pesquisa de levantamento de peças publicitárias de instituições públicas e privadas no período do chamado "milagre econômico", publicadas em revistas de circulação nacional, selecionando as que eram relativas a três temáticas básicas para a formação da identidade nacional: o sujeito, o tempo e o espaço relativos à nação brasileira. Apresenta-se apenas o tema do Brasil-sujeito a título de exemplo do procedimento da pesquisa realizada, composto pela análise de anúncios e pela utilização dos mesmos como ponto de partida para o depoimento de pessoas comuns que viveram o período.
id ANPUH-1_f04930269e3e7159031c03b742f382e6
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-01882002000100011
network_acronym_str ANPUH-1
network_name_str Revista brasileira de história (Online)
repository_id_str
spelling Ensino de História e Nação na Propaganda do "Milagre Econômico"História e ensinoconsciência históricaidentidade nacionalA ação da publicidade referente a temáticas políticas sobre a formação da consciência histórica é o objeto deste texto, que relata a pesquisa de levantamento de peças publicitárias de instituições públicas e privadas no período do chamado "milagre econômico", publicadas em revistas de circulação nacional, selecionando as que eram relativas a três temáticas básicas para a formação da identidade nacional: o sujeito, o tempo e o espaço relativos à nação brasileira. Apresenta-se apenas o tema do Brasil-sujeito a título de exemplo do procedimento da pesquisa realizada, composto pela análise de anúncios e pela utilização dos mesmos como ponto de partida para o depoimento de pessoas comuns que viveram o período.Associação Nacional de História - ANPUH2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882002000100011Revista Brasileira de História v.22 n.43 2002reponame:Revista brasileira de história (Online)instname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUH10.1590/S0102-01882002000100011info:eu-repo/semantics/openAccessCerri,Luis Fernandopor2015-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S0102-01882002000100011Revistahttp://www.scielo.br/rbhhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbh@usp.br||secretaria@anpuh.org1806-93470102-0188opendoar:2015-11-24T00:00Revista brasileira de história (Online) - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de História e Nação na Propaganda do "Milagre Econômico"
title Ensino de História e Nação na Propaganda do "Milagre Econômico"
spellingShingle Ensino de História e Nação na Propaganda do "Milagre Econômico"
Cerri,Luis Fernando
História e ensino
consciência histórica
identidade nacional
title_short Ensino de História e Nação na Propaganda do "Milagre Econômico"
title_full Ensino de História e Nação na Propaganda do "Milagre Econômico"
title_fullStr Ensino de História e Nação na Propaganda do "Milagre Econômico"
title_full_unstemmed Ensino de História e Nação na Propaganda do "Milagre Econômico"
title_sort Ensino de História e Nação na Propaganda do "Milagre Econômico"
author Cerri,Luis Fernando
author_facet Cerri,Luis Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerri,Luis Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv História e ensino
consciência histórica
identidade nacional
topic História e ensino
consciência histórica
identidade nacional
description A ação da publicidade referente a temáticas políticas sobre a formação da consciência histórica é o objeto deste texto, que relata a pesquisa de levantamento de peças publicitárias de instituições públicas e privadas no período do chamado "milagre econômico", publicadas em revistas de circulação nacional, selecionando as que eram relativas a três temáticas básicas para a formação da identidade nacional: o sujeito, o tempo e o espaço relativos à nação brasileira. Apresenta-se apenas o tema do Brasil-sujeito a título de exemplo do procedimento da pesquisa realizada, composto pela análise de anúncios e pela utilização dos mesmos como ponto de partida para o depoimento de pessoas comuns que viveram o período.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882002000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882002000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-01882002000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História v.22 n.43 2002
reponame:Revista brasileira de história (Online)
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista brasileira de história (Online)
collection Revista brasileira de história (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de história (Online) - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rbh@usp.br||secretaria@anpuh.org
_version_ 1754209070719434752