História pública e virtualidade: experiências de aprendizagem híbrida no ensino de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bovo, Cláudia Regina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pinheiro, Marcos Sorrilha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/567
Resumo: As tecnologias da informação alteraram a maneira como as sociedades organizam e compartilham saberes. De maneira implacável, colocaram em xeque instituições e agentes relacionados à produção e reprodução de conhecimentos, entre elas, a escola e o educador. Ao mesmo tempo, as formas como elaboram e armazenam memórias também sofreram mudanças, acarretando consequências ao historiador, até então, legítimo responsável pela organização da memória. Ciente de tais desafios, este artigo discute o uso de modelos de aprendizagem híbrida em sala de aula e a adoção da noção de história pública como estratégias para mitigar tais impactos na formação dos professores-historiadores. Além disso, apresentaremos algumas experiências desenvolvidas em nossas atividades docentes nas instituições de ensino onde atuamos, Unesp em Franca/SP e Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba/MG.
id ANPUH-2_22dce5aa523df07a99b73ac07958c608
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/567
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling História pública e virtualidade: experiências de aprendizagem híbrida no ensino de históriaHistória; Educação;As tecnologias da informação alteraram a maneira como as sociedades organizam e compartilham saberes. De maneira implacável, colocaram em xeque instituições e agentes relacionados à produção e reprodução de conhecimentos, entre elas, a escola e o educador. Ao mesmo tempo, as formas como elaboram e armazenam memórias também sofreram mudanças, acarretando consequências ao historiador, até então, legítimo responsável pela organização da memória. Ciente de tais desafios, este artigo discute o uso de modelos de aprendizagem híbrida em sala de aula e a adoção da noção de história pública como estratégias para mitigar tais impactos na formação dos professores-historiadores. Além disso, apresentaremos algumas experiências desenvolvidas em nossas atividades docentes nas instituições de ensino onde atuamos, Unesp em Franca/SP e Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba/MG.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilBovo, Cláudia ReginaPinheiro, Marcos Sorrilha2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/56710.20949/rhhj.v8i16.567Revista História Hoje; v. 8, n. 16 (2019): Julho-Dezembro; 113-1341806-399310.20949/rhhj.v8i16reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/567/331https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/567/221https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/567/22210.20949/rhhj.v8i16.567.s22110.20949/rhhj.v8i16.567.s222Direitos autorais 2020 Claudia Bovohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-06T13:52:56Zoai:rhhj.anpuh.org:article/567Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2020-04-06T13:52:56Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv História pública e virtualidade: experiências de aprendizagem híbrida no ensino de história
title História pública e virtualidade: experiências de aprendizagem híbrida no ensino de história
spellingShingle História pública e virtualidade: experiências de aprendizagem híbrida no ensino de história
Bovo, Cláudia Regina
História; Educação;
title_short História pública e virtualidade: experiências de aprendizagem híbrida no ensino de história
title_full História pública e virtualidade: experiências de aprendizagem híbrida no ensino de história
title_fullStr História pública e virtualidade: experiências de aprendizagem híbrida no ensino de história
title_full_unstemmed História pública e virtualidade: experiências de aprendizagem híbrida no ensino de história
title_sort História pública e virtualidade: experiências de aprendizagem híbrida no ensino de história
author Bovo, Cláudia Regina
author_facet Bovo, Cláudia Regina
Pinheiro, Marcos Sorrilha
author_role author
author2 Pinheiro, Marcos Sorrilha
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bovo, Cláudia Regina
Pinheiro, Marcos Sorrilha
dc.subject.por.fl_str_mv História; Educação;
topic História; Educação;
description As tecnologias da informação alteraram a maneira como as sociedades organizam e compartilham saberes. De maneira implacável, colocaram em xeque instituições e agentes relacionados à produção e reprodução de conhecimentos, entre elas, a escola e o educador. Ao mesmo tempo, as formas como elaboram e armazenam memórias também sofreram mudanças, acarretando consequências ao historiador, até então, legítimo responsável pela organização da memória. Ciente de tais desafios, este artigo discute o uso de modelos de aprendizagem híbrida em sala de aula e a adoção da noção de história pública como estratégias para mitigar tais impactos na formação dos professores-historiadores. Além disso, apresentaremos algumas experiências desenvolvidas em nossas atividades docentes nas instituições de ensino onde atuamos, Unesp em Franca/SP e Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba/MG.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Dossiê
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/567
10.20949/rhhj.v8i16.567
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/567
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v8i16.567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/567/331
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/567/221
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/567/222
10.20949/rhhj.v8i16.567.s221
10.20949/rhhj.v8i16.567.s222
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Claudia Bovo
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Claudia Bovo
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 8, n. 16 (2019): Julho-Dezembro; 113-134
1806-3993
10.20949/rhhj.v8i16
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315289501237248