História pública e virtualidade: experiências de aprendizagem híbrida no ensino de história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/567 |
Resumo: | As tecnologias da informação alteraram a maneira como as sociedades organizam e compartilham saberes. De maneira implacável, colocaram em xeque instituições e agentes relacionados à produção e reprodução de conhecimentos, entre elas, a escola e o educador. Ao mesmo tempo, as formas como elaboram e armazenam memórias também sofreram mudanças, acarretando consequências ao historiador, até então, legítimo responsável pela organização da memória. Ciente de tais desafios, este artigo discute o uso de modelos de aprendizagem híbrida em sala de aula e a adoção da noção de história pública como estratégias para mitigar tais impactos na formação dos professores-historiadores. Além disso, apresentaremos algumas experiências desenvolvidas em nossas atividades docentes nas instituições de ensino onde atuamos, Unesp em Franca/SP e Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba/MG. |
id |
ANPUH-2_22dce5aa523df07a99b73ac07958c608 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/567 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
História pública e virtualidade: experiências de aprendizagem híbrida no ensino de históriaHistória; Educação;As tecnologias da informação alteraram a maneira como as sociedades organizam e compartilham saberes. De maneira implacável, colocaram em xeque instituições e agentes relacionados à produção e reprodução de conhecimentos, entre elas, a escola e o educador. Ao mesmo tempo, as formas como elaboram e armazenam memórias também sofreram mudanças, acarretando consequências ao historiador, até então, legítimo responsável pela organização da memória. Ciente de tais desafios, este artigo discute o uso de modelos de aprendizagem híbrida em sala de aula e a adoção da noção de história pública como estratégias para mitigar tais impactos na formação dos professores-historiadores. Além disso, apresentaremos algumas experiências desenvolvidas em nossas atividades docentes nas instituições de ensino onde atuamos, Unesp em Franca/SP e Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba/MG.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilBovo, Cláudia ReginaPinheiro, Marcos Sorrilha2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/56710.20949/rhhj.v8i16.567Revista História Hoje; v. 8, n. 16 (2019): Julho-Dezembro; 113-1341806-399310.20949/rhhj.v8i16reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/567/331https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/567/221https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/567/22210.20949/rhhj.v8i16.567.s22110.20949/rhhj.v8i16.567.s222Direitos autorais 2020 Claudia Bovohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-06T13:52:56Zoai:rhhj.anpuh.org:article/567Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2020-04-06T13:52:56Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História pública e virtualidade: experiências de aprendizagem híbrida no ensino de história |
title |
História pública e virtualidade: experiências de aprendizagem híbrida no ensino de história |
spellingShingle |
História pública e virtualidade: experiências de aprendizagem híbrida no ensino de história Bovo, Cláudia Regina História; Educação; |
title_short |
História pública e virtualidade: experiências de aprendizagem híbrida no ensino de história |
title_full |
História pública e virtualidade: experiências de aprendizagem híbrida no ensino de história |
title_fullStr |
História pública e virtualidade: experiências de aprendizagem híbrida no ensino de história |
title_full_unstemmed |
História pública e virtualidade: experiências de aprendizagem híbrida no ensino de história |
title_sort |
História pública e virtualidade: experiências de aprendizagem híbrida no ensino de história |
author |
Bovo, Cláudia Regina |
author_facet |
Bovo, Cláudia Regina Pinheiro, Marcos Sorrilha |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro, Marcos Sorrilha |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bovo, Cláudia Regina Pinheiro, Marcos Sorrilha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História; Educação; |
topic |
História; Educação; |
description |
As tecnologias da informação alteraram a maneira como as sociedades organizam e compartilham saberes. De maneira implacável, colocaram em xeque instituições e agentes relacionados à produção e reprodução de conhecimentos, entre elas, a escola e o educador. Ao mesmo tempo, as formas como elaboram e armazenam memórias também sofreram mudanças, acarretando consequências ao historiador, até então, legítimo responsável pela organização da memória. Ciente de tais desafios, este artigo discute o uso de modelos de aprendizagem híbrida em sala de aula e a adoção da noção de história pública como estratégias para mitigar tais impactos na formação dos professores-historiadores. Além disso, apresentaremos algumas experiências desenvolvidas em nossas atividades docentes nas instituições de ensino onde atuamos, Unesp em Franca/SP e Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba/MG. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de Dossiê |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/567 10.20949/rhhj.v8i16.567 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/567 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v8i16.567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/567/331 https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/567/221 https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/567/222 10.20949/rhhj.v8i16.567.s221 10.20949/rhhj.v8i16.567.s222 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Claudia Bovo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Claudia Bovo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 8, n. 16 (2019): Julho-Dezembro; 113-134 1806-3993 10.20949/rhhj.v8i16 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315289501237248 |