Da aprendizagem conceitual à orientação temporal: pressupostos e indagações das/às investigações em educação histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Éder Cristiano
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/536
Resumo: Propomos uma problematização sobre os objetivos e finalidades da aprendizagem histórica a partir de duas concepções centrais: a aprendizagem conceitual e a orientação temporal. Tomamos como base teórica os estudos e reflexões da Educação Histórica, especialmente na sua vertente inglesa, bem como as conceituações advindas de estudos da Didática da História na Alemanha. O artigo, em sua primeira parte, visa fundamentar teoricamente essas preocupações, recorrendo a um debate entre os autores de referência para mostrar sua complexidade e profundidade. Na segunda parte apresentamos uma investigação empírica, que permite aprofundar a problemática apresentada. O estudo em questão demonstra como uma aprendizagem de conceitos meta-históricos não necessariamente coaduna com determinados pressupostos, segundo os quais essa qualificação contribuiria para o desenvolvimento de um viés de atuação social mais voltado ao reconhecimento do outro e à valorização de princípios humanistas e democráticos.
id ANPUH-2_4496653f3982867ad84009a739b401d7
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/536
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Da aprendizagem conceitual à orientação temporal: pressupostos e indagações das/às investigações em educação históricaHistória; Educação.Propomos uma problematização sobre os objetivos e finalidades da aprendizagem histórica a partir de duas concepções centrais: a aprendizagem conceitual e a orientação temporal. Tomamos como base teórica os estudos e reflexões da Educação Histórica, especialmente na sua vertente inglesa, bem como as conceituações advindas de estudos da Didática da História na Alemanha. O artigo, em sua primeira parte, visa fundamentar teoricamente essas preocupações, recorrendo a um debate entre os autores de referência para mostrar sua complexidade e profundidade. Na segunda parte apresentamos uma investigação empírica, que permite aprofundar a problemática apresentada. O estudo em questão demonstra como uma aprendizagem de conceitos meta-históricos não necessariamente coaduna com determinados pressupostos, segundo os quais essa qualificação contribuiria para o desenvolvimento de um viés de atuação social mais voltado ao reconhecimento do outro e à valorização de princípios humanistas e democráticos.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilPRPPG-UNILA e CNPQ.de Souza, Éder Cristiano2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/53610.20949/rhhj.v8i16.536Revista História Hoje; v. 8, n. 16 (2019): Julho-Dezembro; 50-691806-399310.20949/rhhj.v8i16reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/536/332https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/536/207https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/536/20810.20949/rhhj.v8i16.536.s20710.20949/rhhj.v8i16.536.s208Direitos autorais 2020 Éder Cristiano de Souzahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-06T13:57:13Zoai:rhhj.anpuh.org:article/536Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2020-04-06T13:57:13Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Da aprendizagem conceitual à orientação temporal: pressupostos e indagações das/às investigações em educação histórica
title Da aprendizagem conceitual à orientação temporal: pressupostos e indagações das/às investigações em educação histórica
spellingShingle Da aprendizagem conceitual à orientação temporal: pressupostos e indagações das/às investigações em educação histórica
de Souza, Éder Cristiano
História; Educação.
title_short Da aprendizagem conceitual à orientação temporal: pressupostos e indagações das/às investigações em educação histórica
title_full Da aprendizagem conceitual à orientação temporal: pressupostos e indagações das/às investigações em educação histórica
title_fullStr Da aprendizagem conceitual à orientação temporal: pressupostos e indagações das/às investigações em educação histórica
title_full_unstemmed Da aprendizagem conceitual à orientação temporal: pressupostos e indagações das/às investigações em educação histórica
title_sort Da aprendizagem conceitual à orientação temporal: pressupostos e indagações das/às investigações em educação histórica
author de Souza, Éder Cristiano
author_facet de Souza, Éder Cristiano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PRPPG-UNILA e CNPQ.
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Éder Cristiano
dc.subject.por.fl_str_mv História; Educação.
topic História; Educação.
description Propomos uma problematização sobre os objetivos e finalidades da aprendizagem histórica a partir de duas concepções centrais: a aprendizagem conceitual e a orientação temporal. Tomamos como base teórica os estudos e reflexões da Educação Histórica, especialmente na sua vertente inglesa, bem como as conceituações advindas de estudos da Didática da História na Alemanha. O artigo, em sua primeira parte, visa fundamentar teoricamente essas preocupações, recorrendo a um debate entre os autores de referência para mostrar sua complexidade e profundidade. Na segunda parte apresentamos uma investigação empírica, que permite aprofundar a problemática apresentada. O estudo em questão demonstra como uma aprendizagem de conceitos meta-históricos não necessariamente coaduna com determinados pressupostos, segundo os quais essa qualificação contribuiria para o desenvolvimento de um viés de atuação social mais voltado ao reconhecimento do outro e à valorização de princípios humanistas e democráticos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Dossiê
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/536
10.20949/rhhj.v8i16.536
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/536
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v8i16.536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/536/332
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/536/207
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/536/208
10.20949/rhhj.v8i16.536.s207
10.20949/rhhj.v8i16.536.s208
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Éder Cristiano de Souza
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Éder Cristiano de Souza
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 8, n. 16 (2019): Julho-Dezembro; 50-69
1806-3993
10.20949/rhhj.v8i16
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288561713152