Narrativas e (re)invenções de uma professora em movimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/149 |
Resumo: | O artigo consiste em um relato de experiência docente, cujos enfrentamentos didáticos, tão comuns ao universo daqueles que se dedicam à educação, são (re)inventados no encontro entre uma proposta curricular singular para o ensino de História e as dinâmicas próprias de uma sala de aula. A educação para a “sensibilidade histórica”, tal como nos propõe Marc Bloch, torna-se o fio condutor capaz de conferir ao docente outra forma de olhar para a aprendizagem de seus estudantes e, a partir dessas demandas, construir repertórios didáticos significativos. Nesse ínterim, podem-se perceber as escolhas e estratégias adotadas por uma professora que se coloca em movimento. |
id |
ANPUH-2_4da946d7eb56e356f839242054d59691 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/149 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas e (re)invenções de uma professora em movimentoO artigo consiste em um relato de experiência docente, cujos enfrentamentos didáticos, tão comuns ao universo daqueles que se dedicam à educação, são (re)inventados no encontro entre uma proposta curricular singular para o ensino de História e as dinâmicas próprias de uma sala de aula. A educação para a “sensibilidade histórica”, tal como nos propõe Marc Bloch, torna-se o fio condutor capaz de conferir ao docente outra forma de olhar para a aprendizagem de seus estudantes e, a partir dessas demandas, construir repertórios didáticos significativos. Nesse ínterim, podem-se perceber as escolhas e estratégias adotadas por uma professora que se coloca em movimento.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilRodrigues de Almeida, Fabiana2015-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/14910.20949/rhhj.v3i6.149Revista História Hoje; v. 3, n. 6 (2014): Julho-Dezembro; 325 - 3391806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/149/118Direitos autorais 2017 Fabiana Rodrigues de Almeidahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:46:03Zoai:rhhj.anpuh.org:article/149Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:46:03Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas e (re)invenções de uma professora em movimento |
title |
Narrativas e (re)invenções de uma professora em movimento |
spellingShingle |
Narrativas e (re)invenções de uma professora em movimento Rodrigues de Almeida, Fabiana |
title_short |
Narrativas e (re)invenções de uma professora em movimento |
title_full |
Narrativas e (re)invenções de uma professora em movimento |
title_fullStr |
Narrativas e (re)invenções de uma professora em movimento |
title_full_unstemmed |
Narrativas e (re)invenções de uma professora em movimento |
title_sort |
Narrativas e (re)invenções de uma professora em movimento |
author |
Rodrigues de Almeida, Fabiana |
author_facet |
Rodrigues de Almeida, Fabiana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues de Almeida, Fabiana |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O artigo consiste em um relato de experiência docente, cujos enfrentamentos didáticos, tão comuns ao universo daqueles que se dedicam à educação, são (re)inventados no encontro entre uma proposta curricular singular para o ensino de História e as dinâmicas próprias de uma sala de aula. A educação para a “sensibilidade histórica”, tal como nos propõe Marc Bloch, torna-se o fio condutor capaz de conferir ao docente outra forma de olhar para a aprendizagem de seus estudantes e, a partir dessas demandas, construir repertórios didáticos significativos. Nesse ínterim, podem-se perceber as escolhas e estratégias adotadas por uma professora que se coloca em movimento. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/149 10.20949/rhhj.v3i6.149 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/149 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v3i6.149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/149/118 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Fabiana Rodrigues de Almeida http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Fabiana Rodrigues de Almeida http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 3, n. 6 (2014): Julho-Dezembro; 325 - 339 1806-3993 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288580587520 |