Saberes indisciplinados: os conteúdos da história na escola e as aprendizagens para a vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sandra Regina Ferreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/77
Resumo: Como ensinar História em uma sala de aula de alunos repetentes com muitos,muitos problemas? Investigamos como potencializar o processo de ensino eaprendizagem desses alunos. O caminhometodológico pautou-se em ações nas quais os alunos puderam se reconhecercomo sujeitos, reconhecer o outroe se reconhecer no outro. Utilizamostécnicas de filmagem, fotografia, autofotografiae rodas de discussões. O objetivofoi construir um ambiente que propiciasseo desenvolvimento de noçõesde identidade e alteridade. Os resultado salcançados comprovaram em parte nossas hipóteses iniciais, mas também indicaram novas perspectivas e desafios.Este artigo é parte das ações do Projeto Pibid-Pedagogia da UEL, e conta com o apoio financeiro da Capes.
id ANPUH-2_92dc6657af9e3d4f4997a6cd8f2c39c7
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/77
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Saberes indisciplinados: os conteúdos da história na escola e as aprendizagens para a vidaComo ensinar História em uma sala de aula de alunos repetentes com muitos,muitos problemas? Investigamos como potencializar o processo de ensino eaprendizagem desses alunos. O caminhometodológico pautou-se em ações nas quais os alunos puderam se reconhecercomo sujeitos, reconhecer o outroe se reconhecer no outro. Utilizamostécnicas de filmagem, fotografia, autofotografiae rodas de discussões. O objetivofoi construir um ambiente que propiciasseo desenvolvimento de noçõesde identidade e alteridade. Os resultado salcançados comprovaram em parte nossas hipóteses iniciais, mas também indicaram novas perspectivas e desafios.Este artigo é parte das ações do Projeto Pibid-Pedagogia da UEL, e conta com o apoio financeiro da Capes.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil2013-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/7710.20949/rhhj.v2i3.77Revista História Hoje; Vol. 2 No. 3 (2013): Janeiro-Junho; 201-216Revista História Hoje; Vol. 2 Núm. 3 (2013): Janeiro-Junho; 201-216Revista História Hoje; v. 2 n. 3 (2013): Janeiro-Junho; 201-2161806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/77/62Copyright (c) 2017 Sandra Regina Ferreira Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Sandra Regina Ferreira2023-06-02T15:00:12Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/77Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexONGhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2023-06-02T15:00:12Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes indisciplinados: os conteúdos da história na escola e as aprendizagens para a vida
title Saberes indisciplinados: os conteúdos da história na escola e as aprendizagens para a vida
spellingShingle Saberes indisciplinados: os conteúdos da história na escola e as aprendizagens para a vida
Oliveira, Sandra Regina Ferreira
title_short Saberes indisciplinados: os conteúdos da história na escola e as aprendizagens para a vida
title_full Saberes indisciplinados: os conteúdos da história na escola e as aprendizagens para a vida
title_fullStr Saberes indisciplinados: os conteúdos da história na escola e as aprendizagens para a vida
title_full_unstemmed Saberes indisciplinados: os conteúdos da história na escola e as aprendizagens para a vida
title_sort Saberes indisciplinados: os conteúdos da história na escola e as aprendizagens para a vida
author Oliveira, Sandra Regina Ferreira
author_facet Oliveira, Sandra Regina Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sandra Regina Ferreira
description Como ensinar História em uma sala de aula de alunos repetentes com muitos,muitos problemas? Investigamos como potencializar o processo de ensino eaprendizagem desses alunos. O caminhometodológico pautou-se em ações nas quais os alunos puderam se reconhecercomo sujeitos, reconhecer o outroe se reconhecer no outro. Utilizamostécnicas de filmagem, fotografia, autofotografiae rodas de discussões. O objetivofoi construir um ambiente que propiciasseo desenvolvimento de noçõesde identidade e alteridade. Os resultado salcançados comprovaram em parte nossas hipóteses iniciais, mas também indicaram novas perspectivas e desafios.Este artigo é parte das ações do Projeto Pibid-Pedagogia da UEL, e conta com o apoio financeiro da Capes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/77
10.20949/rhhj.v2i3.77
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/77
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v2i3.77
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/77/62
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Sandra Regina Ferreira Oliveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Sandra Regina Ferreira Oliveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; Vol. 2 No. 3 (2013): Janeiro-Junho; 201-216
Revista História Hoje; Vol. 2 Núm. 3 (2013): Janeiro-Junho; 201-216
Revista História Hoje; v. 2 n. 3 (2013): Janeiro-Junho; 201-216
1806-3993
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315287222681600