Aplicação de CFD para o cálculo de coeficientes de pressão externos nas aberturas de um edifício

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cóstola,Daniel
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Alucci,Marcia Peinado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente construído (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212011000100010
Resumo: Coeficientes de pressão (Cp) são um importante parâmetro no estudo da ventilação pela ação dos ventos em edifícios. Este artigo tem por objetivo avaliar a viabilidade no uso de dinâmica dos fluidos computacional (CFD - Computational Fluid Dynamics) para a obtenção de Cp, assim como avaliar a importância de alguns dos aspectos da configuração das simulações nos resultados obtidos. Os seguintes aspectos foram analisados: densidade da malha adotada, sensibilidade ao perfil de vento, e sensibilidade à rugosidade no piso do domínio. São ainda discutidos os valores de y+, assim como a relação entre valores de Cp médio presentes na literatura e valores de Cp local obtidos nas simulações. Adotou-se nas simulações um edifício isolado de 5 pavimentos, tipicamente utilizado em habitação de interesse social no Brasil. O artigo conclui que o uso de CFD para definição de Cp é viável e constitui uma importante alternativa aos túneis de vento. Porém, diferentes configurações da simulação levam a desvios consideráveis, tanto em termos absolutos (até ± 0,5) quanto em termos relativos (até 50%). O teste de independência da malha se mostrou fundamental, assim como a definição do perfil de vento. Futuros trabalhos devem se concentrar na validação das simulações.
id ANTAC-1_91458a187b9615f72c8b313e4752abe7
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-86212011000100010
network_acronym_str ANTAC-1
network_name_str Ambiente construído (Online)
repository_id_str
spelling Aplicação de CFD para o cálculo de coeficientes de pressão externos nas aberturas de um edifícioCoeficiente de pressãoModelo de redeCFDCFXHabitação de interesse socialCoeficientes de pressão (Cp) são um importante parâmetro no estudo da ventilação pela ação dos ventos em edifícios. Este artigo tem por objetivo avaliar a viabilidade no uso de dinâmica dos fluidos computacional (CFD - Computational Fluid Dynamics) para a obtenção de Cp, assim como avaliar a importância de alguns dos aspectos da configuração das simulações nos resultados obtidos. Os seguintes aspectos foram analisados: densidade da malha adotada, sensibilidade ao perfil de vento, e sensibilidade à rugosidade no piso do domínio. São ainda discutidos os valores de y+, assim como a relação entre valores de Cp médio presentes na literatura e valores de Cp local obtidos nas simulações. Adotou-se nas simulações um edifício isolado de 5 pavimentos, tipicamente utilizado em habitação de interesse social no Brasil. O artigo conclui que o uso de CFD para definição de Cp é viável e constitui uma importante alternativa aos túneis de vento. Porém, diferentes configurações da simulação levam a desvios consideráveis, tanto em termos absolutos (até ± 0,5) quanto em termos relativos (até 50%). O teste de independência da malha se mostrou fundamental, assim como a definição do perfil de vento. Futuros trabalhos devem se concentrar na validação das simulações.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212011000100010Ambiente Construído v.11 n.1 2011reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/S1678-86212011000100010info:eu-repo/semantics/openAccessCóstola,DanielAlucci,Marcia Peinadopor2011-05-16T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212011000100010Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2011-05-16T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de CFD para o cálculo de coeficientes de pressão externos nas aberturas de um edifício
title Aplicação de CFD para o cálculo de coeficientes de pressão externos nas aberturas de um edifício
spellingShingle Aplicação de CFD para o cálculo de coeficientes de pressão externos nas aberturas de um edifício
Cóstola,Daniel
Coeficiente de pressão
Modelo de rede
CFD
CFX
Habitação de interesse social
title_short Aplicação de CFD para o cálculo de coeficientes de pressão externos nas aberturas de um edifício
title_full Aplicação de CFD para o cálculo de coeficientes de pressão externos nas aberturas de um edifício
title_fullStr Aplicação de CFD para o cálculo de coeficientes de pressão externos nas aberturas de um edifício
title_full_unstemmed Aplicação de CFD para o cálculo de coeficientes de pressão externos nas aberturas de um edifício
title_sort Aplicação de CFD para o cálculo de coeficientes de pressão externos nas aberturas de um edifício
author Cóstola,Daniel
author_facet Cóstola,Daniel
Alucci,Marcia Peinado
author_role author
author2 Alucci,Marcia Peinado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cóstola,Daniel
Alucci,Marcia Peinado
dc.subject.por.fl_str_mv Coeficiente de pressão
Modelo de rede
CFD
CFX
Habitação de interesse social
topic Coeficiente de pressão
Modelo de rede
CFD
CFX
Habitação de interesse social
description Coeficientes de pressão (Cp) são um importante parâmetro no estudo da ventilação pela ação dos ventos em edifícios. Este artigo tem por objetivo avaliar a viabilidade no uso de dinâmica dos fluidos computacional (CFD - Computational Fluid Dynamics) para a obtenção de Cp, assim como avaliar a importância de alguns dos aspectos da configuração das simulações nos resultados obtidos. Os seguintes aspectos foram analisados: densidade da malha adotada, sensibilidade ao perfil de vento, e sensibilidade à rugosidade no piso do domínio. São ainda discutidos os valores de y+, assim como a relação entre valores de Cp médio presentes na literatura e valores de Cp local obtidos nas simulações. Adotou-se nas simulações um edifício isolado de 5 pavimentos, tipicamente utilizado em habitação de interesse social no Brasil. O artigo conclui que o uso de CFD para definição de Cp é viável e constitui uma importante alternativa aos túneis de vento. Porém, diferentes configurações da simulação levam a desvios consideráveis, tanto em termos absolutos (até ± 0,5) quanto em termos relativos (até 50%). O teste de independência da malha se mostrou fundamental, assim como a definição do perfil de vento. Futuros trabalhos devem se concentrar na validação das simulações.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212011000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212011000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1678-86212011000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente Construído v.11 n.1 2011
reponame:Ambiente construído (Online)
instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron:ANTAC
instname_str Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron_str ANTAC
institution ANTAC
reponame_str Ambiente construído (Online)
collection Ambiente construído (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
repository.mail.fl_str_mv ||ambienteconstruido@ufrgs.br
_version_ 1754209101983776768