“O Super 8 está aqui”: aspectos da publicidade e consumo da bitola amadora mais utilizada nos anos 1970

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Clara Campos dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barra Costa, Maria de Oliveira, Musse, Christina Ferraz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4779
Resumo: Neste trabalho, pretendemos apresentar o formato cinematográfico Super 8 como instrumento de registro de imagens e como uma expressão comunicativa, principalmente nos anos 1970, no âmbito dos filmes amadores. Tentamos compreender melhor o contexto dessa tecnologia que difundiu o registro amador em todo o mundo e como se tornou uma estratégia mercadológica visível nas publicidades, que reafirmam o desejo das pessoas pelo registro de imagens. Para este trabalho, analisamos peças publicitárias de Super 8 divulgadas na época para entender como os produtos eram vendidos e quais eram os artifícios empregados. 
id Alcar-1_ba0066f72ffbadec7289130f8c5cb685
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/4779
network_acronym_str Alcar-1
network_name_str Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
repository_id_str
spelling “O Super 8 está aqui”: aspectos da publicidade e consumo da bitola amadora mais utilizada nos anos 1970Neste trabalho, pretendemos apresentar o formato cinematográfico Super 8 como instrumento de registro de imagens e como uma expressão comunicativa, principalmente nos anos 1970, no âmbito dos filmes amadores. Tentamos compreender melhor o contexto dessa tecnologia que difundiu o registro amador em todo o mundo e como se tornou uma estratégia mercadológica visível nas publicidades, que reafirmam o desejo das pessoas pelo registro de imagens. Para este trabalho, analisamos peças publicitárias de Super 8 divulgadas na época para entender como os produtos eram vendidos e quais eram os artifícios empregados. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCARSantos, Ana Clara Campos dosBarra Costa, Maria de OliveiraMusse, Christina Ferraz2018-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/477910.26664/issn.2238-5126.7120184779Revista Brasileira de História da Mídia; v. 7, n. 1 (2018): Revista Brasileira de História da Mídia2238-51262238-391310.26664/issn.2238-5126.712018reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:Alcarporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4779/4287Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de História da Mídiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-28T16:04:22Zoai:ojs.10.22.15.19:article/4779Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/rbhm/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/oai||rbhmalcar@gmail.com2238-51262238-3913opendoar:2018-07-28T16:04:22Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv “O Super 8 está aqui”: aspectos da publicidade e consumo da bitola amadora mais utilizada nos anos 1970
title “O Super 8 está aqui”: aspectos da publicidade e consumo da bitola amadora mais utilizada nos anos 1970
spellingShingle “O Super 8 está aqui”: aspectos da publicidade e consumo da bitola amadora mais utilizada nos anos 1970
Santos, Ana Clara Campos dos
title_short “O Super 8 está aqui”: aspectos da publicidade e consumo da bitola amadora mais utilizada nos anos 1970
title_full “O Super 8 está aqui”: aspectos da publicidade e consumo da bitola amadora mais utilizada nos anos 1970
title_fullStr “O Super 8 está aqui”: aspectos da publicidade e consumo da bitola amadora mais utilizada nos anos 1970
title_full_unstemmed “O Super 8 está aqui”: aspectos da publicidade e consumo da bitola amadora mais utilizada nos anos 1970
title_sort “O Super 8 está aqui”: aspectos da publicidade e consumo da bitola amadora mais utilizada nos anos 1970
author Santos, Ana Clara Campos dos
author_facet Santos, Ana Clara Campos dos
Barra Costa, Maria de Oliveira
Musse, Christina Ferraz
author_role author
author2 Barra Costa, Maria de Oliveira
Musse, Christina Ferraz
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Clara Campos dos
Barra Costa, Maria de Oliveira
Musse, Christina Ferraz
dc.subject.none.fl_str_mv

description Neste trabalho, pretendemos apresentar o formato cinematográfico Super 8 como instrumento de registro de imagens e como uma expressão comunicativa, principalmente nos anos 1970, no âmbito dos filmes amadores. Tentamos compreender melhor o contexto dessa tecnologia que difundiu o registro amador em todo o mundo e como se tornou uma estratégia mercadológica visível nas publicidades, que reafirmam o desejo das pessoas pelo registro de imagens. Para este trabalho, analisamos peças publicitárias de Super 8 divulgadas na época para entender como os produtos eram vendidos e quais eram os artifícios empregados. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4779
10.26664/issn.2238-5126.7120184779
url https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4779
identifier_str_mv 10.26664/issn.2238-5126.7120184779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4779/4287
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de História da Mídia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de História da Mídia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR
publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Mídia; v. 7, n. 1 (2018): Revista Brasileira de História da Mídia
2238-5126
2238-3913
10.26664/issn.2238-5126.712018
reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:Alcar
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str Alcar
institution Alcar
reponame_str Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
collection Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv ||rbhmalcar@gmail.com
_version_ 1754302395515404288