“O Super 8 está aqui”: aspectos da publicidade e consumo da bitola amadora mais utilizada nos anos 1970
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4779 |
Resumo: | Neste trabalho, pretendemos apresentar o formato cinematográfico Super 8 como instrumento de registro de imagens e como uma expressão comunicativa, principalmente nos anos 1970, no âmbito dos filmes amadores. Tentamos compreender melhor o contexto dessa tecnologia que difundiu o registro amador em todo o mundo e como se tornou uma estratégia mercadológica visível nas publicidades, que reafirmam o desejo das pessoas pelo registro de imagens. Para este trabalho, analisamos peças publicitárias de Super 8 divulgadas na época para entender como os produtos eram vendidos e quais eram os artifícios empregados. |
id |
Alcar-1_ba0066f72ffbadec7289130f8c5cb685 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/4779 |
network_acronym_str |
Alcar-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“O Super 8 está aqui”: aspectos da publicidade e consumo da bitola amadora mais utilizada nos anos 1970Neste trabalho, pretendemos apresentar o formato cinematográfico Super 8 como instrumento de registro de imagens e como uma expressão comunicativa, principalmente nos anos 1970, no âmbito dos filmes amadores. Tentamos compreender melhor o contexto dessa tecnologia que difundiu o registro amador em todo o mundo e como se tornou uma estratégia mercadológica visível nas publicidades, que reafirmam o desejo das pessoas pelo registro de imagens. Para este trabalho, analisamos peças publicitárias de Super 8 divulgadas na época para entender como os produtos eram vendidos e quais eram os artifícios empregados. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCARSantos, Ana Clara Campos dosBarra Costa, Maria de OliveiraMusse, Christina Ferraz2018-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/477910.26664/issn.2238-5126.7120184779Revista Brasileira de História da Mídia; v. 7, n. 1 (2018): Revista Brasileira de História da Mídia2238-51262238-391310.26664/issn.2238-5126.712018reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:Alcarporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4779/4287Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de História da Mídiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-28T16:04:22Zoai:ojs.10.22.15.19:article/4779Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/rbhm/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/oai||rbhmalcar@gmail.com2238-51262238-3913opendoar:2018-07-28T16:04:22Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“O Super 8 está aqui”: aspectos da publicidade e consumo da bitola amadora mais utilizada nos anos 1970 |
title |
“O Super 8 está aqui”: aspectos da publicidade e consumo da bitola amadora mais utilizada nos anos 1970 |
spellingShingle |
“O Super 8 está aqui”: aspectos da publicidade e consumo da bitola amadora mais utilizada nos anos 1970 Santos, Ana Clara Campos dos |
title_short |
“O Super 8 está aqui”: aspectos da publicidade e consumo da bitola amadora mais utilizada nos anos 1970 |
title_full |
“O Super 8 está aqui”: aspectos da publicidade e consumo da bitola amadora mais utilizada nos anos 1970 |
title_fullStr |
“O Super 8 está aqui”: aspectos da publicidade e consumo da bitola amadora mais utilizada nos anos 1970 |
title_full_unstemmed |
“O Super 8 está aqui”: aspectos da publicidade e consumo da bitola amadora mais utilizada nos anos 1970 |
title_sort |
“O Super 8 está aqui”: aspectos da publicidade e consumo da bitola amadora mais utilizada nos anos 1970 |
author |
Santos, Ana Clara Campos dos |
author_facet |
Santos, Ana Clara Campos dos Barra Costa, Maria de Oliveira Musse, Christina Ferraz |
author_role |
author |
author2 |
Barra Costa, Maria de Oliveira Musse, Christina Ferraz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Clara Campos dos Barra Costa, Maria de Oliveira Musse, Christina Ferraz |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Neste trabalho, pretendemos apresentar o formato cinematográfico Super 8 como instrumento de registro de imagens e como uma expressão comunicativa, principalmente nos anos 1970, no âmbito dos filmes amadores. Tentamos compreender melhor o contexto dessa tecnologia que difundiu o registro amador em todo o mundo e como se tornou uma estratégia mercadológica visível nas publicidades, que reafirmam o desejo das pessoas pelo registro de imagens. Para este trabalho, analisamos peças publicitárias de Super 8 divulgadas na época para entender como os produtos eram vendidos e quais eram os artifícios empregados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4779 10.26664/issn.2238-5126.7120184779 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4779 |
identifier_str_mv |
10.26664/issn.2238-5126.7120184779 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4779/4287 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de História da Mídia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de História da Mídia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR |
publisher.none.fl_str_mv |
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Mídia; v. 7, n. 1 (2018): Revista Brasileira de História da Mídia 2238-5126 2238-3913 10.26664/issn.2238-5126.712018 reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:Alcar |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
Alcar |
institution |
Alcar |
reponame_str |
Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
collection |
Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbhmalcar@gmail.com |
_version_ |
1754302395515404288 |