Entre a memória, a literatura e a educação: práticas de escrita de si no IFRO, Campus Ji-Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza Andrade Maciel, Geovânia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Simões, Robson Fonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13984
Resumo: Em consonância com a concepção de educação emancipatória (FREIRE, 2006), na qual os estudantes são sujeitos protagonistas em seu processo de aprendizagem, a abordagem (auto) biográfica configura-se como importante dispositivo formativo em educação (DELORY-MOMBERGER, 2016). Dessa forma, este artigo coloca em cena narrativas de jovens estudantes do ensino médio-técnico de uma instituição federal de Rondônia - campus Ji-Paraná - e numa abordagem qualitativa, analisa as narrativas desses alunos a respeito de suas experiências de leituras literárias.  As escritas de si inspiradas em suas memórias fazem movimentar as experiências de vida dos discentes, abrindo portas às reflexões iniciais de uma pesquisa de Doutorado, em uma universidade de Rondônia. Os sujeitos se constroem ao narrarem suas vidas em seus textos, e como forma de praticar a escuta sensível, o gênero memorial torna-se fundamental para realizar a dinamização da linguagem, ao passo que tece diálogos entre a memória e as experiências dos discentes. Os estudos de Marcuschi (2002), Bakhtin (1997), Candau (2016), Candido (2011) e Cosson (2016) ajudam a refletir que os diálogos entre a linguagem e a vida nascem nas práticas sociais, e igualmente permite reflexões sobre o ensino de Literatura na última etapa da Educação Básica da Amazônia Ocidental. 
id BIO-1_a46bc1eaa2707486da2ef6f2f32336b5
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/13984
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Entre a memória, a literatura e a educação: práticas de escrita de si no IFRO, Campus Ji-ParanáNarrativas (auto) biográficas. Memória. Educação e Linguagem. Literatura.Em consonância com a concepção de educação emancipatória (FREIRE, 2006), na qual os estudantes são sujeitos protagonistas em seu processo de aprendizagem, a abordagem (auto) biográfica configura-se como importante dispositivo formativo em educação (DELORY-MOMBERGER, 2016). Dessa forma, este artigo coloca em cena narrativas de jovens estudantes do ensino médio-técnico de uma instituição federal de Rondônia - campus Ji-Paraná - e numa abordagem qualitativa, analisa as narrativas desses alunos a respeito de suas experiências de leituras literárias.  As escritas de si inspiradas em suas memórias fazem movimentar as experiências de vida dos discentes, abrindo portas às reflexões iniciais de uma pesquisa de Doutorado, em uma universidade de Rondônia. Os sujeitos se constroem ao narrarem suas vidas em seus textos, e como forma de praticar a escuta sensível, o gênero memorial torna-se fundamental para realizar a dinamização da linguagem, ao passo que tece diálogos entre a memória e as experiências dos discentes. Os estudos de Marcuschi (2002), Bakhtin (1997), Candau (2016), Candido (2011) e Cosson (2016) ajudam a refletir que os diálogos entre a linguagem e a vida nascem nas práticas sociais, e igualmente permite reflexões sobre o ensino de Literatura na última etapa da Educação Básica da Amazônia Ocidental. In line with the concept of emancipatory education (FREIRE, 2006), in which students are protagonists in their learning process, the (auto) biographical approach is configured as an important formative device in education (DELORY-MOMBERGER, 2016). In this way, this article puts in scene narratives of young students from high school-technical education of a federal institution in Rondônia - Ji-Paraná campus - and in a qualitative approach, analyzes the narratives of these students about their experiences of literary readings.  The writing of the self, inspired by their memories, moves the life experiences of the students, opening doors to the initial reflections of a doctoral research, in a university in Rondônia. The subjects construct themselves while narrating their lives in their texts, and as a way of practicing sensitive listening, the memorial genre becomes fundamental to accomplish the dynamization of language, while weaving dialogues between memory and the experiences of the students. The studies of Marcuschi (2002), Bakhtin (1997), Candau (2016), Candido (2011) and Cosson ( 2016 ) help to reflect that the dialogues between language and life are born in social practices, and equally allows reflections on the teaching of Literature in the last stage of Basic Education in the Western Amazon. En consonancia con el concepto de educación emancipadora (FREIRE, 2006), en el que los estudiantes son sujetos protagonistas de su proceso de aprendizaje, el enfoque (auto)biográfico se configura como un importante dispositivo formativo en la educación (DELORY-MOMBERGER, 2016). De esta manera, este artículo coloca en escena narrativas de jóvenes estudiantes de educación media-técnica de una institución federal de Rondônia - campus Ji-Paraná - y en un enfoque cualitativo, analiza las narrativas de estos estudiantes sobre sus experiencias de lecturas literarias.  La escritura del yo inspirada en sus memorias mueve las experiencias vitales de los estudiantes, abriendo las puertas a las reflexiones iniciales de una investigación doctoral en una universidad de Rondônia. Los sujetos se construyen a sí mismos para narrar sus vidas en sus textos, y como forma de practicar la escucha sensible, el género memorialista se hace imprescindible para realizar la dinamización del lenguaje, al tiempo que se tejen diálogos entre la memoria y las experiencias de los aprendices. Los estudios de Marcuschi (2002), Bakhtin (1997), Candau (2016), Candido (2011) y Cosson ( 2016) ayudan a reflexionar que los diálogos entre el lenguaje y la vida nacen en las prácticas sociales, e igualmente permite reflexionar sobre la enseñanza de la Literatura en la última etapa de la Educación Básica en la Amazonía Occidental. Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2022-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/1398410.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p357-370Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 357-370REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 357-370Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 357-3702525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v7.n21reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13984/10351Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza Andrade Maciel, GeovâniaSimões, Robson Fonseca 2022-11-11T14:51:50Zoai:ojs.192.168.5.50:article/13984Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-11-11T14:51:50Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a memória, a literatura e a educação: práticas de escrita de si no IFRO, Campus Ji-Paraná
title Entre a memória, a literatura e a educação: práticas de escrita de si no IFRO, Campus Ji-Paraná
spellingShingle Entre a memória, a literatura e a educação: práticas de escrita de si no IFRO, Campus Ji-Paraná
de Souza Andrade Maciel, Geovânia
Narrativas (auto) biográficas. Memória. Educação e Linguagem. Literatura.
title_short Entre a memória, a literatura e a educação: práticas de escrita de si no IFRO, Campus Ji-Paraná
title_full Entre a memória, a literatura e a educação: práticas de escrita de si no IFRO, Campus Ji-Paraná
title_fullStr Entre a memória, a literatura e a educação: práticas de escrita de si no IFRO, Campus Ji-Paraná
title_full_unstemmed Entre a memória, a literatura e a educação: práticas de escrita de si no IFRO, Campus Ji-Paraná
title_sort Entre a memória, a literatura e a educação: práticas de escrita de si no IFRO, Campus Ji-Paraná
author de Souza Andrade Maciel, Geovânia
author_facet de Souza Andrade Maciel, Geovânia
Simões, Robson Fonseca
author_role author
author2 Simões, Robson Fonseca
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza Andrade Maciel, Geovânia
Simões, Robson Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas (auto) biográficas. Memória. Educação e Linguagem. Literatura.
topic Narrativas (auto) biográficas. Memória. Educação e Linguagem. Literatura.
description Em consonância com a concepção de educação emancipatória (FREIRE, 2006), na qual os estudantes são sujeitos protagonistas em seu processo de aprendizagem, a abordagem (auto) biográfica configura-se como importante dispositivo formativo em educação (DELORY-MOMBERGER, 2016). Dessa forma, este artigo coloca em cena narrativas de jovens estudantes do ensino médio-técnico de uma instituição federal de Rondônia - campus Ji-Paraná - e numa abordagem qualitativa, analisa as narrativas desses alunos a respeito de suas experiências de leituras literárias.  As escritas de si inspiradas em suas memórias fazem movimentar as experiências de vida dos discentes, abrindo portas às reflexões iniciais de uma pesquisa de Doutorado, em uma universidade de Rondônia. Os sujeitos se constroem ao narrarem suas vidas em seus textos, e como forma de praticar a escuta sensível, o gênero memorial torna-se fundamental para realizar a dinamização da linguagem, ao passo que tece diálogos entre a memória e as experiências dos discentes. Os estudos de Marcuschi (2002), Bakhtin (1997), Candau (2016), Candido (2011) e Cosson (2016) ajudam a refletir que os diálogos entre a linguagem e a vida nascem nas práticas sociais, e igualmente permite reflexões sobre o ensino de Literatura na última etapa da Educação Básica da Amazônia Ocidental. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13984
10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p357-370
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13984
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p357-370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13984/10351
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 357-370
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 357-370
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 357-370
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v7.n21
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325192260321280