Trajetórias de professoras e histórias improváveis de sucesso na escola sob o olhar da memória (1870-1985)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicentini, Paula Perin
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gallego, Rita de Cássia, Silva, Vivian Batista da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5067
Resumo: Este artigo analisa a trajetória e as memórias de três professoras que ocuparam posições distintas no campo educacional no Estado de São Paulo e na cidade de Niterói, entre 1870 e 1985. Além da docência, as três assumiram o cargo de direção escolar, sendo que duas atuaram no ensino primário e uma delas teve sua carreira voltada à Escola Normal e à escrita de livros sobre Didática e Pedagogia. Tal análise visa dar visibilidade às concepções e às práticas que evidenciaram a preocupação em assegurar a aprendizagem de todos os alunos, buscando alternativas para as dificuldades apresentadas por eles e, assim, promover o sucesso escolar, a despeito das condições de trabalho adversas. As histórias das professoras são construídas a partir de uma série de fontes orais e escritas, entre as quais estão narrativas das próprias professoras acerca de seu trabalho e memórias de alguns de seus ex-alunos. Figuram, ainda, livros, relatórios de inspetores de ensino e matérias da grande imprensa, em que foi possível localizar referências à atuação das professoras. A discussão apresentada colabora com estudos sobre a produção do sucesso e do fracasso escolar e acerca da presença inovadora das mulheres na educação e, reconhecendo a importância de se procurar variar “o foco da objetiva” proposta por Revel (1989), evidencia novos olhares sobre o fenômeno.
id BIO-1_c8562dcaabc8147f8363e05f63060601
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5067
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Trajetórias de professoras e histórias improváveis de sucesso na escola sob o olhar da memória (1870-1985)Magistério brasileiroSucesso e fracasso escolarTrajetórias de professorasMemórias.Este artigo analisa a trajetória e as memórias de três professoras que ocuparam posições distintas no campo educacional no Estado de São Paulo e na cidade de Niterói, entre 1870 e 1985. Além da docência, as três assumiram o cargo de direção escolar, sendo que duas atuaram no ensino primário e uma delas teve sua carreira voltada à Escola Normal e à escrita de livros sobre Didática e Pedagogia. Tal análise visa dar visibilidade às concepções e às práticas que evidenciaram a preocupação em assegurar a aprendizagem de todos os alunos, buscando alternativas para as dificuldades apresentadas por eles e, assim, promover o sucesso escolar, a despeito das condições de trabalho adversas. As histórias das professoras são construídas a partir de uma série de fontes orais e escritas, entre as quais estão narrativas das próprias professoras acerca de seu trabalho e memórias de alguns de seus ex-alunos. Figuram, ainda, livros, relatórios de inspetores de ensino e matérias da grande imprensa, em que foi possível localizar referências à atuação das professoras. A discussão apresentada colabora com estudos sobre a produção do sucesso e do fracasso escolar e acerca da presença inovadora das mulheres na educação e, reconhecendo a importância de se procurar variar “o foco da objetiva” proposta por Revel (1989), evidencia novos olhares sobre o fenômeno.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2018-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/506710.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p462-485Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 3 Núm. 8 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 462-485REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 3 No. 8 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 462-485Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 3 n. 8 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 462-4852525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v3.n8reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5067/pdfCopyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessVicentini, Paula PerinGallego, Rita de CássiaSilva, Vivian Batista da2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5067Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias de professoras e histórias improváveis de sucesso na escola sob o olhar da memória (1870-1985)
title Trajetórias de professoras e histórias improváveis de sucesso na escola sob o olhar da memória (1870-1985)
spellingShingle Trajetórias de professoras e histórias improváveis de sucesso na escola sob o olhar da memória (1870-1985)
Vicentini, Paula Perin
Magistério brasileiro
Sucesso e fracasso escolar
Trajetórias de professoras
Memórias.
title_short Trajetórias de professoras e histórias improváveis de sucesso na escola sob o olhar da memória (1870-1985)
title_full Trajetórias de professoras e histórias improváveis de sucesso na escola sob o olhar da memória (1870-1985)
title_fullStr Trajetórias de professoras e histórias improváveis de sucesso na escola sob o olhar da memória (1870-1985)
title_full_unstemmed Trajetórias de professoras e histórias improváveis de sucesso na escola sob o olhar da memória (1870-1985)
title_sort Trajetórias de professoras e histórias improváveis de sucesso na escola sob o olhar da memória (1870-1985)
author Vicentini, Paula Perin
author_facet Vicentini, Paula Perin
Gallego, Rita de Cássia
Silva, Vivian Batista da
author_role author
author2 Gallego, Rita de Cássia
Silva, Vivian Batista da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicentini, Paula Perin
Gallego, Rita de Cássia
Silva, Vivian Batista da
dc.subject.por.fl_str_mv Magistério brasileiro
Sucesso e fracasso escolar
Trajetórias de professoras
Memórias.
topic Magistério brasileiro
Sucesso e fracasso escolar
Trajetórias de professoras
Memórias.
description Este artigo analisa a trajetória e as memórias de três professoras que ocuparam posições distintas no campo educacional no Estado de São Paulo e na cidade de Niterói, entre 1870 e 1985. Além da docência, as três assumiram o cargo de direção escolar, sendo que duas atuaram no ensino primário e uma delas teve sua carreira voltada à Escola Normal e à escrita de livros sobre Didática e Pedagogia. Tal análise visa dar visibilidade às concepções e às práticas que evidenciaram a preocupação em assegurar a aprendizagem de todos os alunos, buscando alternativas para as dificuldades apresentadas por eles e, assim, promover o sucesso escolar, a despeito das condições de trabalho adversas. As histórias das professoras são construídas a partir de uma série de fontes orais e escritas, entre as quais estão narrativas das próprias professoras acerca de seu trabalho e memórias de alguns de seus ex-alunos. Figuram, ainda, livros, relatórios de inspetores de ensino e matérias da grande imprensa, em que foi possível localizar referências à atuação das professoras. A discussão apresentada colabora com estudos sobre a produção do sucesso e do fracasso escolar e acerca da presença inovadora das mulheres na educação e, reconhecendo a importância de se procurar variar “o foco da objetiva” proposta por Revel (1989), evidencia novos olhares sobre o fenômeno.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5067
10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p462-485
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5067
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p462-485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5067/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 3 Núm. 8 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 462-485
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 3 No. 8 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 462-485
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 3 n. 8 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 462-485
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v3.n8
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325186432335872