Trajetórias de professoras e histórias improváveis de sucesso na escola sob o olhar da memória (1870-1985)
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5067 |
Resumo: | Este artigo analisa a trajetória e as memórias de três professoras que ocuparam posições distintas no campo educacional no Estado de São Paulo e na cidade de Niterói, entre 1870 e 1985. Além da docência, as três assumiram o cargo de direção escolar, sendo que duas atuaram no ensino primário e uma delas teve sua carreira voltada à Escola Normal e à escrita de livros sobre Didática e Pedagogia. Tal análise visa dar visibilidade às concepções e às práticas que evidenciaram a preocupação em assegurar a aprendizagem de todos os alunos, buscando alternativas para as dificuldades apresentadas por eles e, assim, promover o sucesso escolar, a despeito das condições de trabalho adversas. As histórias das professoras são construídas a partir de uma série de fontes orais e escritas, entre as quais estão narrativas das próprias professoras acerca de seu trabalho e memórias de alguns de seus ex-alunos. Figuram, ainda, livros, relatórios de inspetores de ensino e matérias da grande imprensa, em que foi possível localizar referências à atuação das professoras. A discussão apresentada colabora com estudos sobre a produção do sucesso e do fracasso escolar e acerca da presença inovadora das mulheres na educação e, reconhecendo a importância de se procurar variar “o foco da objetiva” proposta por Revel (1989), evidencia novos olhares sobre o fenômeno. |
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