Ensino-aprendizagem em tempos de pandemia por Covid-19: desafios e facilidades enfrentadas pelos estudantes / Teaching-learning in times of pandemic by Covid-19: challenges and facilities faced by student students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Irineu, Natália Borges da Costa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gallo, Adriana Martins, Furuya, Rejane Kiyomi, Salvagioni, Denise Albieri Jodas, Roecker, Simone, Araujo, Juliane Pagliari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35199
Resumo: Objetivo: Conhecer os fatores desafiadores e facilitadores enfrentados pelos estudantes do curso técnico em enfermagem de uma instituição pública federal de ensino, nas aulas remotas, durante a pandemia de Covid-19. Método: Trata-se de estudo descritivo, de caráter qualitativo, realizado com 25 estudantes que cursaram componentes curriculares de maneira remota no período de 03 de agosto a 22 de dezembro de 2020, utilizando computadores, e/ou celulares, conforme a disponibilidade de cada estudante. Para a coleta de dados foi elaborado, durante o mês de março de 2021, um questionário semiestruturado, por meio da plataforma Google Forms®, gerando um link de convite e acesso para responder o formulário eletrônico, o qual foi encaminhado aos participantes por meio aplicativo whatsapp® e e-mail. Após o envio dos questionários pelos respondentes, os dados foram organizados e analisados de forma qualitativa e em seguida contrastados com a literatura atual sobre o tema. Resultados: Dos 25 participantes, três eram do sexo masculino e 22 do sexo feminino, a idade média foi de 34,6 anos. Um terço dos discentes (32%) era do primeiro ano e 68% era do segundo ano do curso. Do total, 28% não trabalhavam e 72% dos estudantes trabalhavam e estudavam. Com relação à experiência em realizar as atividades remotas no ano de 2020, 64% dos discentes relataram que foi positiva. Alguns discentes destacaram que a adaptação foi necessária, devido aos riscos que a pandemia de Covid-19 apresenta para toda a sociedade. Falta de concentração foi a principal dificuldade referida pelos estudantes. Conclusão: Conclui-se que apesar das dificuldades e adaptações, o novo método de ensino foi suficientemente adequado às necessidades pedagógicas para a formação de profissionais qualificados.
id BJRH-0_056007935bd949ba88930d2fcf22124f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35199
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Ensino-aprendizagem em tempos de pandemia por Covid-19: desafios e facilidades enfrentadas pelos estudantes / Teaching-learning in times of pandemic by Covid-19: challenges and facilities faced by student studentsEnsino-AprendizagemEnsino RemotoEnfermagemCOVID-19.Objetivo: Conhecer os fatores desafiadores e facilitadores enfrentados pelos estudantes do curso técnico em enfermagem de uma instituição pública federal de ensino, nas aulas remotas, durante a pandemia de Covid-19. Método: Trata-se de estudo descritivo, de caráter qualitativo, realizado com 25 estudantes que cursaram componentes curriculares de maneira remota no período de 03 de agosto a 22 de dezembro de 2020, utilizando computadores, e/ou celulares, conforme a disponibilidade de cada estudante. Para a coleta de dados foi elaborado, durante o mês de março de 2021, um questionário semiestruturado, por meio da plataforma Google Forms®, gerando um link de convite e acesso para responder o formulário eletrônico, o qual foi encaminhado aos participantes por meio aplicativo whatsapp® e e-mail. Após o envio dos questionários pelos respondentes, os dados foram organizados e analisados de forma qualitativa e em seguida contrastados com a literatura atual sobre o tema. Resultados: Dos 25 participantes, três eram do sexo masculino e 22 do sexo feminino, a idade média foi de 34,6 anos. Um terço dos discentes (32%) era do primeiro ano e 68% era do segundo ano do curso. Do total, 28% não trabalhavam e 72% dos estudantes trabalhavam e estudavam. Com relação à experiência em realizar as atividades remotas no ano de 2020, 64% dos discentes relataram que foi positiva. Alguns discentes destacaram que a adaptação foi necessária, devido aos riscos que a pandemia de Covid-19 apresenta para toda a sociedade. Falta de concentração foi a principal dificuldade referida pelos estudantes. Conclusão: Conclui-se que apesar das dificuldades e adaptações, o novo método de ensino foi suficientemente adequado às necessidades pedagógicas para a formação de profissionais qualificados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3519910.34119/bjhrv4n4-305Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 4 (2021); 18342-18351Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 4 (2021); 18342-183512595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35199/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessIrineu, Natália Borges da CostaGallo, Adriana MartinsFuruya, Rejane KiyomiSalvagioni, Denise Albieri JodasRoecker, SimoneAraujo, Juliane Pagliari2021-09-16T17:41:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35199Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-09-16T17:41:45Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino-aprendizagem em tempos de pandemia por Covid-19: desafios e facilidades enfrentadas pelos estudantes / Teaching-learning in times of pandemic by Covid-19: challenges and facilities faced by student students
title Ensino-aprendizagem em tempos de pandemia por Covid-19: desafios e facilidades enfrentadas pelos estudantes / Teaching-learning in times of pandemic by Covid-19: challenges and facilities faced by student students
spellingShingle Ensino-aprendizagem em tempos de pandemia por Covid-19: desafios e facilidades enfrentadas pelos estudantes / Teaching-learning in times of pandemic by Covid-19: challenges and facilities faced by student students
Irineu, Natália Borges da Costa
Ensino-Aprendizagem
Ensino Remoto
Enfermagem
COVID-19.
title_short Ensino-aprendizagem em tempos de pandemia por Covid-19: desafios e facilidades enfrentadas pelos estudantes / Teaching-learning in times of pandemic by Covid-19: challenges and facilities faced by student students
title_full Ensino-aprendizagem em tempos de pandemia por Covid-19: desafios e facilidades enfrentadas pelos estudantes / Teaching-learning in times of pandemic by Covid-19: challenges and facilities faced by student students
title_fullStr Ensino-aprendizagem em tempos de pandemia por Covid-19: desafios e facilidades enfrentadas pelos estudantes / Teaching-learning in times of pandemic by Covid-19: challenges and facilities faced by student students
title_full_unstemmed Ensino-aprendizagem em tempos de pandemia por Covid-19: desafios e facilidades enfrentadas pelos estudantes / Teaching-learning in times of pandemic by Covid-19: challenges and facilities faced by student students
title_sort Ensino-aprendizagem em tempos de pandemia por Covid-19: desafios e facilidades enfrentadas pelos estudantes / Teaching-learning in times of pandemic by Covid-19: challenges and facilities faced by student students
author Irineu, Natália Borges da Costa
author_facet Irineu, Natália Borges da Costa
Gallo, Adriana Martins
Furuya, Rejane Kiyomi
Salvagioni, Denise Albieri Jodas
Roecker, Simone
Araujo, Juliane Pagliari
author_role author
author2 Gallo, Adriana Martins
Furuya, Rejane Kiyomi
Salvagioni, Denise Albieri Jodas
Roecker, Simone
Araujo, Juliane Pagliari
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Irineu, Natália Borges da Costa
Gallo, Adriana Martins
Furuya, Rejane Kiyomi
Salvagioni, Denise Albieri Jodas
Roecker, Simone
Araujo, Juliane Pagliari
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-Aprendizagem
Ensino Remoto
Enfermagem
COVID-19.
topic Ensino-Aprendizagem
Ensino Remoto
Enfermagem
COVID-19.
description Objetivo: Conhecer os fatores desafiadores e facilitadores enfrentados pelos estudantes do curso técnico em enfermagem de uma instituição pública federal de ensino, nas aulas remotas, durante a pandemia de Covid-19. Método: Trata-se de estudo descritivo, de caráter qualitativo, realizado com 25 estudantes que cursaram componentes curriculares de maneira remota no período de 03 de agosto a 22 de dezembro de 2020, utilizando computadores, e/ou celulares, conforme a disponibilidade de cada estudante. Para a coleta de dados foi elaborado, durante o mês de março de 2021, um questionário semiestruturado, por meio da plataforma Google Forms®, gerando um link de convite e acesso para responder o formulário eletrônico, o qual foi encaminhado aos participantes por meio aplicativo whatsapp® e e-mail. Após o envio dos questionários pelos respondentes, os dados foram organizados e analisados de forma qualitativa e em seguida contrastados com a literatura atual sobre o tema. Resultados: Dos 25 participantes, três eram do sexo masculino e 22 do sexo feminino, a idade média foi de 34,6 anos. Um terço dos discentes (32%) era do primeiro ano e 68% era do segundo ano do curso. Do total, 28% não trabalhavam e 72% dos estudantes trabalhavam e estudavam. Com relação à experiência em realizar as atividades remotas no ano de 2020, 64% dos discentes relataram que foi positiva. Alguns discentes destacaram que a adaptação foi necessária, devido aos riscos que a pandemia de Covid-19 apresenta para toda a sociedade. Falta de concentração foi a principal dificuldade referida pelos estudantes. Conclusão: Conclui-se que apesar das dificuldades e adaptações, o novo método de ensino foi suficientemente adequado às necessidades pedagógicas para a formação de profissionais qualificados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35199
10.34119/bjhrv4n4-305
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35199
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv4n4-305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35199/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 4 (2021); 18342-18351
Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 4 (2021); 18342-18351
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240065983774720