Ensino-aprendizagem em tempos de pandemia por Covid-19: desafios e facilidades enfrentadas pelos estudantes / Teaching-learning in times of pandemic by Covid-19: challenges and facilities faced by student students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35199 |
Resumo: | Objetivo: Conhecer os fatores desafiadores e facilitadores enfrentados pelos estudantes do curso técnico em enfermagem de uma instituição pública federal de ensino, nas aulas remotas, durante a pandemia de Covid-19. Método: Trata-se de estudo descritivo, de caráter qualitativo, realizado com 25 estudantes que cursaram componentes curriculares de maneira remota no período de 03 de agosto a 22 de dezembro de 2020, utilizando computadores, e/ou celulares, conforme a disponibilidade de cada estudante. Para a coleta de dados foi elaborado, durante o mês de março de 2021, um questionário semiestruturado, por meio da plataforma Google Forms®, gerando um link de convite e acesso para responder o formulário eletrônico, o qual foi encaminhado aos participantes por meio aplicativo whatsapp® e e-mail. Após o envio dos questionários pelos respondentes, os dados foram organizados e analisados de forma qualitativa e em seguida contrastados com a literatura atual sobre o tema. Resultados: Dos 25 participantes, três eram do sexo masculino e 22 do sexo feminino, a idade média foi de 34,6 anos. Um terço dos discentes (32%) era do primeiro ano e 68% era do segundo ano do curso. Do total, 28% não trabalhavam e 72% dos estudantes trabalhavam e estudavam. Com relação à experiência em realizar as atividades remotas no ano de 2020, 64% dos discentes relataram que foi positiva. Alguns discentes destacaram que a adaptação foi necessária, devido aos riscos que a pandemia de Covid-19 apresenta para toda a sociedade. Falta de concentração foi a principal dificuldade referida pelos estudantes. Conclusão: Conclui-se que apesar das dificuldades e adaptações, o novo método de ensino foi suficientemente adequado às necessidades pedagógicas para a formação de profissionais qualificados. |
id |
BJRH-0_056007935bd949ba88930d2fcf22124f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35199 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino-aprendizagem em tempos de pandemia por Covid-19: desafios e facilidades enfrentadas pelos estudantes / Teaching-learning in times of pandemic by Covid-19: challenges and facilities faced by student studentsEnsino-AprendizagemEnsino RemotoEnfermagemCOVID-19.Objetivo: Conhecer os fatores desafiadores e facilitadores enfrentados pelos estudantes do curso técnico em enfermagem de uma instituição pública federal de ensino, nas aulas remotas, durante a pandemia de Covid-19. Método: Trata-se de estudo descritivo, de caráter qualitativo, realizado com 25 estudantes que cursaram componentes curriculares de maneira remota no período de 03 de agosto a 22 de dezembro de 2020, utilizando computadores, e/ou celulares, conforme a disponibilidade de cada estudante. Para a coleta de dados foi elaborado, durante o mês de março de 2021, um questionário semiestruturado, por meio da plataforma Google Forms®, gerando um link de convite e acesso para responder o formulário eletrônico, o qual foi encaminhado aos participantes por meio aplicativo whatsapp® e e-mail. Após o envio dos questionários pelos respondentes, os dados foram organizados e analisados de forma qualitativa e em seguida contrastados com a literatura atual sobre o tema. Resultados: Dos 25 participantes, três eram do sexo masculino e 22 do sexo feminino, a idade média foi de 34,6 anos. Um terço dos discentes (32%) era do primeiro ano e 68% era do segundo ano do curso. Do total, 28% não trabalhavam e 72% dos estudantes trabalhavam e estudavam. Com relação à experiência em realizar as atividades remotas no ano de 2020, 64% dos discentes relataram que foi positiva. Alguns discentes destacaram que a adaptação foi necessária, devido aos riscos que a pandemia de Covid-19 apresenta para toda a sociedade. Falta de concentração foi a principal dificuldade referida pelos estudantes. Conclusão: Conclui-se que apesar das dificuldades e adaptações, o novo método de ensino foi suficientemente adequado às necessidades pedagógicas para a formação de profissionais qualificados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3519910.34119/bjhrv4n4-305Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 4 (2021); 18342-18351Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 4 (2021); 18342-183512595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35199/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessIrineu, Natália Borges da CostaGallo, Adriana MartinsFuruya, Rejane KiyomiSalvagioni, Denise Albieri JodasRoecker, SimoneAraujo, Juliane Pagliari2021-09-16T17:41:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35199Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-09-16T17:41:45Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem em tempos de pandemia por Covid-19: desafios e facilidades enfrentadas pelos estudantes / Teaching-learning in times of pandemic by Covid-19: challenges and facilities faced by student students |
title |
Ensino-aprendizagem em tempos de pandemia por Covid-19: desafios e facilidades enfrentadas pelos estudantes / Teaching-learning in times of pandemic by Covid-19: challenges and facilities faced by student students |
spellingShingle |
Ensino-aprendizagem em tempos de pandemia por Covid-19: desafios e facilidades enfrentadas pelos estudantes / Teaching-learning in times of pandemic by Covid-19: challenges and facilities faced by student students Irineu, Natália Borges da Costa Ensino-Aprendizagem Ensino Remoto Enfermagem COVID-19. |
title_short |
Ensino-aprendizagem em tempos de pandemia por Covid-19: desafios e facilidades enfrentadas pelos estudantes / Teaching-learning in times of pandemic by Covid-19: challenges and facilities faced by student students |
title_full |
Ensino-aprendizagem em tempos de pandemia por Covid-19: desafios e facilidades enfrentadas pelos estudantes / Teaching-learning in times of pandemic by Covid-19: challenges and facilities faced by student students |
title_fullStr |
Ensino-aprendizagem em tempos de pandemia por Covid-19: desafios e facilidades enfrentadas pelos estudantes / Teaching-learning in times of pandemic by Covid-19: challenges and facilities faced by student students |
title_full_unstemmed |
Ensino-aprendizagem em tempos de pandemia por Covid-19: desafios e facilidades enfrentadas pelos estudantes / Teaching-learning in times of pandemic by Covid-19: challenges and facilities faced by student students |
title_sort |
Ensino-aprendizagem em tempos de pandemia por Covid-19: desafios e facilidades enfrentadas pelos estudantes / Teaching-learning in times of pandemic by Covid-19: challenges and facilities faced by student students |
author |
Irineu, Natália Borges da Costa |
author_facet |
Irineu, Natália Borges da Costa Gallo, Adriana Martins Furuya, Rejane Kiyomi Salvagioni, Denise Albieri Jodas Roecker, Simone Araujo, Juliane Pagliari |
author_role |
author |
author2 |
Gallo, Adriana Martins Furuya, Rejane Kiyomi Salvagioni, Denise Albieri Jodas Roecker, Simone Araujo, Juliane Pagliari |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Irineu, Natália Borges da Costa Gallo, Adriana Martins Furuya, Rejane Kiyomi Salvagioni, Denise Albieri Jodas Roecker, Simone Araujo, Juliane Pagliari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-Aprendizagem Ensino Remoto Enfermagem COVID-19. |
topic |
Ensino-Aprendizagem Ensino Remoto Enfermagem COVID-19. |
description |
Objetivo: Conhecer os fatores desafiadores e facilitadores enfrentados pelos estudantes do curso técnico em enfermagem de uma instituição pública federal de ensino, nas aulas remotas, durante a pandemia de Covid-19. Método: Trata-se de estudo descritivo, de caráter qualitativo, realizado com 25 estudantes que cursaram componentes curriculares de maneira remota no período de 03 de agosto a 22 de dezembro de 2020, utilizando computadores, e/ou celulares, conforme a disponibilidade de cada estudante. Para a coleta de dados foi elaborado, durante o mês de março de 2021, um questionário semiestruturado, por meio da plataforma Google Forms®, gerando um link de convite e acesso para responder o formulário eletrônico, o qual foi encaminhado aos participantes por meio aplicativo whatsapp® e e-mail. Após o envio dos questionários pelos respondentes, os dados foram organizados e analisados de forma qualitativa e em seguida contrastados com a literatura atual sobre o tema. Resultados: Dos 25 participantes, três eram do sexo masculino e 22 do sexo feminino, a idade média foi de 34,6 anos. Um terço dos discentes (32%) era do primeiro ano e 68% era do segundo ano do curso. Do total, 28% não trabalhavam e 72% dos estudantes trabalhavam e estudavam. Com relação à experiência em realizar as atividades remotas no ano de 2020, 64% dos discentes relataram que foi positiva. Alguns discentes destacaram que a adaptação foi necessária, devido aos riscos que a pandemia de Covid-19 apresenta para toda a sociedade. Falta de concentração foi a principal dificuldade referida pelos estudantes. Conclusão: Conclui-se que apesar das dificuldades e adaptações, o novo método de ensino foi suficientemente adequado às necessidades pedagógicas para a formação de profissionais qualificados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35199 10.34119/bjhrv4n4-305 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35199 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv4n4-305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35199/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 4 (2021); 18342-18351 Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 4 (2021); 18342-18351 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240065983774720 |