A acupuntura tem efeito no tratamento da lombalgia? / Does acupuncture have an effect on the treatment of low back pain?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Huang, Juliana Pinesso
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/42878
Resumo: A dor lombar (DL) ou lombalgia, definida como um distúrbio doloroso que afeta a parte inferior da coluna, é caracterizada com dor persistindo por mais de 12 semanas de duração. A etiologia em 70% dos casos, é devida a causas idiopáticas, mecânicas e não é específica. O tratamento convencional inclui opções farmacológicas e não farmacológicas. A terapia farmacológica de primeira linha envolve o uso principalmente de anti-inflamatórios não-esteroidais (AINEs), opioides, relaxantes do músculo esquelético e antiepilépticos. No entanto, a maioria desses tratamentos farmacológicos produz alívio limitado da dor e aproximadamente 25 a 30% dos pacientes desenvolvem efeitos colaterais graves. Portanto, abordagens complementares estão sendo integradas aos programas de reabilitação. Muitos estudos mostram resultados promissores para a acupuntura como um tratamento para a lombalgia. Desta forma, tivemos como objetivo neste trabalho avaliar o papel e aplicação da acupuntura no tratamento da dor lombar em pacientes através da revisão bibliográfica e análise de artigos científicos publicados recentemente em periódicos.
id BJRH-0_312d58bcdcfdb6f92d381053aa583001
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42878
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling A acupuntura tem efeito no tratamento da lombalgia? / Does acupuncture have an effect on the treatment of low back pain?lombalgiador lombar crônicaacupunturamedicina chinesa.A dor lombar (DL) ou lombalgia, definida como um distúrbio doloroso que afeta a parte inferior da coluna, é caracterizada com dor persistindo por mais de 12 semanas de duração. A etiologia em 70% dos casos, é devida a causas idiopáticas, mecânicas e não é específica. O tratamento convencional inclui opções farmacológicas e não farmacológicas. A terapia farmacológica de primeira linha envolve o uso principalmente de anti-inflamatórios não-esteroidais (AINEs), opioides, relaxantes do músculo esquelético e antiepilépticos. No entanto, a maioria desses tratamentos farmacológicos produz alívio limitado da dor e aproximadamente 25 a 30% dos pacientes desenvolvem efeitos colaterais graves. Portanto, abordagens complementares estão sendo integradas aos programas de reabilitação. Muitos estudos mostram resultados promissores para a acupuntura como um tratamento para a lombalgia. Desta forma, tivemos como objetivo neste trabalho avaliar o papel e aplicação da acupuntura no tratamento da dor lombar em pacientes através da revisão bibliográfica e análise de artigos científicos publicados recentemente em periódicos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4287810.34119/bjhrv5n1-097Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 1 (2022); 1127-1144Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 1 (2022); 1127-11442595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/42878/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessHuang, Juliana Pinesso2022-02-28T20:37:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42878Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-02-28T20:37:20Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A acupuntura tem efeito no tratamento da lombalgia? / Does acupuncture have an effect on the treatment of low back pain?
title A acupuntura tem efeito no tratamento da lombalgia? / Does acupuncture have an effect on the treatment of low back pain?
spellingShingle A acupuntura tem efeito no tratamento da lombalgia? / Does acupuncture have an effect on the treatment of low back pain?
Huang, Juliana Pinesso
lombalgia
dor lombar crônica
acupuntura
medicina chinesa.
title_short A acupuntura tem efeito no tratamento da lombalgia? / Does acupuncture have an effect on the treatment of low back pain?
title_full A acupuntura tem efeito no tratamento da lombalgia? / Does acupuncture have an effect on the treatment of low back pain?
title_fullStr A acupuntura tem efeito no tratamento da lombalgia? / Does acupuncture have an effect on the treatment of low back pain?
title_full_unstemmed A acupuntura tem efeito no tratamento da lombalgia? / Does acupuncture have an effect on the treatment of low back pain?
title_sort A acupuntura tem efeito no tratamento da lombalgia? / Does acupuncture have an effect on the treatment of low back pain?
author Huang, Juliana Pinesso
author_facet Huang, Juliana Pinesso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Huang, Juliana Pinesso
dc.subject.por.fl_str_mv lombalgia
dor lombar crônica
acupuntura
medicina chinesa.
topic lombalgia
dor lombar crônica
acupuntura
medicina chinesa.
description A dor lombar (DL) ou lombalgia, definida como um distúrbio doloroso que afeta a parte inferior da coluna, é caracterizada com dor persistindo por mais de 12 semanas de duração. A etiologia em 70% dos casos, é devida a causas idiopáticas, mecânicas e não é específica. O tratamento convencional inclui opções farmacológicas e não farmacológicas. A terapia farmacológica de primeira linha envolve o uso principalmente de anti-inflamatórios não-esteroidais (AINEs), opioides, relaxantes do músculo esquelético e antiepilépticos. No entanto, a maioria desses tratamentos farmacológicos produz alívio limitado da dor e aproximadamente 25 a 30% dos pacientes desenvolvem efeitos colaterais graves. Portanto, abordagens complementares estão sendo integradas aos programas de reabilitação. Muitos estudos mostram resultados promissores para a acupuntura como um tratamento para a lombalgia. Desta forma, tivemos como objetivo neste trabalho avaliar o papel e aplicação da acupuntura no tratamento da dor lombar em pacientes através da revisão bibliográfica e análise de artigos científicos publicados recentemente em periódicos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/42878
10.34119/bjhrv5n1-097
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/42878
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv5n1-097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/42878/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 1 (2022); 1127-1144
Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 1 (2022); 1127-1144
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240071409106944