Avaliação do estigma relacionado ao uso de prep em homens que fazem sexo com homens (HSH) / Evaluation of the stigma related to the use of prep in men who have sex with men (MSM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rômulo Chaves Pereira de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Martins, Kenne Samara Andrade, Martins, Kely Suena Andrade, Silva, Tirza Almeida da, Souza, Daniel Cerdeira de, Costa, Luziane Vitoriano da, Carvalho, Érica da Silva, Lemos, Sônia Maria, Honorato, Eduardo Jorge Sant’Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/16992
Resumo: Introdução: A profilaxia de pré-exposição (PrEP) é uma estratégia de prevenção biomédica eficaz comprovada com o potencial para alterar o curso da epidemia de HIV. Pesquisas anteriores relatam várias barreiras ao uso da PrEP entre homens que fazem sexo com homens (HSH). Metodologia: Este estudo teve como objetivo analisar a ocorrência de estigma relacionado ao uso de PrEP em homens que fazem sexo com homens. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e transversal de caráter quantitativo, sendo utilizado um questionário sociodemográfico e um específico para coleta de dados com três perguntas relacionadas à temática e indagando os indivíduos usuários sobre os estigmas em relação ao uso. A amostra foi determinada por conveniência. Resultados: A totalidade dos participantes se encontra entre a faixa etária de 20 a 54 anos, com média de 33,17 anos. Quando questionados se já haviam deixado de informar que faziam uso da PrEP por pensar que poderiam ser julgados ou tratados diferentemente, 21.43% (6) dos participantes responderam afirmativamente. Referente à ocorrência de experiencias ruins com amigos, familiares, parceiros sexuais ou médicos ao informar fazer uso da PrEP, 46.43% (13) dos participantes responderam afirmativamente. Conclusão: Desenvolver intervenções que reduzam o estigma em contextos clínicos será fundamental para promover o acesso equitativo.
id BJRH-0_3d09682d916939c040aeee9092360f83
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16992
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Avaliação do estigma relacionado ao uso de prep em homens que fazem sexo com homens (HSH) / Evaluation of the stigma related to the use of prep in men who have sex with men (MSM)HSHEstigmaHIVIntrodução: A profilaxia de pré-exposição (PrEP) é uma estratégia de prevenção biomédica eficaz comprovada com o potencial para alterar o curso da epidemia de HIV. Pesquisas anteriores relatam várias barreiras ao uso da PrEP entre homens que fazem sexo com homens (HSH). Metodologia: Este estudo teve como objetivo analisar a ocorrência de estigma relacionado ao uso de PrEP em homens que fazem sexo com homens. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e transversal de caráter quantitativo, sendo utilizado um questionário sociodemográfico e um específico para coleta de dados com três perguntas relacionadas à temática e indagando os indivíduos usuários sobre os estigmas em relação ao uso. A amostra foi determinada por conveniência. Resultados: A totalidade dos participantes se encontra entre a faixa etária de 20 a 54 anos, com média de 33,17 anos. Quando questionados se já haviam deixado de informar que faziam uso da PrEP por pensar que poderiam ser julgados ou tratados diferentemente, 21.43% (6) dos participantes responderam afirmativamente. Referente à ocorrência de experiencias ruins com amigos, familiares, parceiros sexuais ou médicos ao informar fazer uso da PrEP, 46.43% (13) dos participantes responderam afirmativamente. Conclusão: Desenvolver intervenções que reduzam o estigma em contextos clínicos será fundamental para promover o acesso equitativo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1699210.34119/bjhrv3n5-126Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 5 (2020); 12924-12934Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 5 (2020); 12924-129342595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/16992/13831Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Rômulo Chaves Pereira deMartins, Kenne Samara AndradeMartins, Kely Suena AndradeSilva, Tirza Almeida daSouza, Daniel Cerdeira deCosta, Luziane Vitoriano daCarvalho, Érica da SilvaLemos, Sônia MariaHonorato, Eduardo Jorge Sant’Ana2020-11-02T15:54:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16992Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-11-02T15:54:24Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do estigma relacionado ao uso de prep em homens que fazem sexo com homens (HSH) / Evaluation of the stigma related to the use of prep in men who have sex with men (MSM)
title Avaliação do estigma relacionado ao uso de prep em homens que fazem sexo com homens (HSH) / Evaluation of the stigma related to the use of prep in men who have sex with men (MSM)
spellingShingle Avaliação do estigma relacionado ao uso de prep em homens que fazem sexo com homens (HSH) / Evaluation of the stigma related to the use of prep in men who have sex with men (MSM)
Oliveira, Rômulo Chaves Pereira de
HSH
Estigma
HIV
title_short Avaliação do estigma relacionado ao uso de prep em homens que fazem sexo com homens (HSH) / Evaluation of the stigma related to the use of prep in men who have sex with men (MSM)
title_full Avaliação do estigma relacionado ao uso de prep em homens que fazem sexo com homens (HSH) / Evaluation of the stigma related to the use of prep in men who have sex with men (MSM)
title_fullStr Avaliação do estigma relacionado ao uso de prep em homens que fazem sexo com homens (HSH) / Evaluation of the stigma related to the use of prep in men who have sex with men (MSM)
title_full_unstemmed Avaliação do estigma relacionado ao uso de prep em homens que fazem sexo com homens (HSH) / Evaluation of the stigma related to the use of prep in men who have sex with men (MSM)
title_sort Avaliação do estigma relacionado ao uso de prep em homens que fazem sexo com homens (HSH) / Evaluation of the stigma related to the use of prep in men who have sex with men (MSM)
author Oliveira, Rômulo Chaves Pereira de
author_facet Oliveira, Rômulo Chaves Pereira de
Martins, Kenne Samara Andrade
Martins, Kely Suena Andrade
Silva, Tirza Almeida da
Souza, Daniel Cerdeira de
Costa, Luziane Vitoriano da
Carvalho, Érica da Silva
Lemos, Sônia Maria
Honorato, Eduardo Jorge Sant’Ana
author_role author
author2 Martins, Kenne Samara Andrade
Martins, Kely Suena Andrade
Silva, Tirza Almeida da
Souza, Daniel Cerdeira de
Costa, Luziane Vitoriano da
Carvalho, Érica da Silva
Lemos, Sônia Maria
Honorato, Eduardo Jorge Sant’Ana
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rômulo Chaves Pereira de
Martins, Kenne Samara Andrade
Martins, Kely Suena Andrade
Silva, Tirza Almeida da
Souza, Daniel Cerdeira de
Costa, Luziane Vitoriano da
Carvalho, Érica da Silva
Lemos, Sônia Maria
Honorato, Eduardo Jorge Sant’Ana
dc.subject.por.fl_str_mv HSH
Estigma
HIV
topic HSH
Estigma
HIV
description Introdução: A profilaxia de pré-exposição (PrEP) é uma estratégia de prevenção biomédica eficaz comprovada com o potencial para alterar o curso da epidemia de HIV. Pesquisas anteriores relatam várias barreiras ao uso da PrEP entre homens que fazem sexo com homens (HSH). Metodologia: Este estudo teve como objetivo analisar a ocorrência de estigma relacionado ao uso de PrEP em homens que fazem sexo com homens. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e transversal de caráter quantitativo, sendo utilizado um questionário sociodemográfico e um específico para coleta de dados com três perguntas relacionadas à temática e indagando os indivíduos usuários sobre os estigmas em relação ao uso. A amostra foi determinada por conveniência. Resultados: A totalidade dos participantes se encontra entre a faixa etária de 20 a 54 anos, com média de 33,17 anos. Quando questionados se já haviam deixado de informar que faziam uso da PrEP por pensar que poderiam ser julgados ou tratados diferentemente, 21.43% (6) dos participantes responderam afirmativamente. Referente à ocorrência de experiencias ruins com amigos, familiares, parceiros sexuais ou médicos ao informar fazer uso da PrEP, 46.43% (13) dos participantes responderam afirmativamente. Conclusão: Desenvolver intervenções que reduzam o estigma em contextos clínicos será fundamental para promover o acesso equitativo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/16992
10.34119/bjhrv3n5-126
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/16992
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n5-126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/16992/13831
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 5 (2020); 12924-12934
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 5 (2020); 12924-12934
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240055375331328