Avaliação de aprendizagem motora em universitárias utilizando dispositivo móvel / Evaluation of motor learning in universities using mobile device

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Karolina Aparecida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Guimarães, Quézia Nunes, Nardi, Luiz Alberto Amaral, Sorte, Lucas Ximenes Boa, Malaman, Talita Andrea Bordini, Zapparoli, Fabrício Yuri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1870
Resumo: Introdução:A aprendizagem motora é caracterizada por mudanças internas permanentes na capacidade do indivíduo ao executar tarefas. É descrita em estágios e subdividida em fases. Em virtude da escassez de estudos abordando o desenvolvimento de instrumentos que analisam a aprendizagem motora, faz-se necessário pesquisar de forma experimental. Os aparelhos movéis e as ferramentas de simulação são promissores em terapias na área da saúde.Objetivo: Demonstrar a utilização de técnicas de gamificação em dispositivos móveis, como instrumento de análise de aprendizagem motora em universitárias de fisioterapia, por meio da verificação do tempo de execução e número de erros.Método: Foram desenvolvidos 12 ambientes virtuais, sendo 06 baseados em teste de trilhas (TMT) parte A e 06 na parte B.O estudo foi realizado com 45estudantes de fisioterapia do sexo feminino divididas em 2 grupos, no qual cada grupo realizou os ambientes de uma parte do TMT.Resultados: Foi observado que ambos os grupos tenderam a um melhor desempenho, e que as participantes dos ambientes B apresentaram maior tempo para completar as tarefas do que as do ambiente A.Conclusão:Conclui-se que o treino melhora a performance independente do ambiente, seja ele com números e letras ou somente números.
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