Avaliação de aprendizagem motora em universitárias utilizando dispositivo móvel / Evaluation of motor learning in universities using mobile device
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1870 |
Resumo: | Introdução:A aprendizagem motora é caracterizada por mudanças internas permanentes na capacidade do indivíduo ao executar tarefas. É descrita em estágios e subdividida em fases. Em virtude da escassez de estudos abordando o desenvolvimento de instrumentos que analisam a aprendizagem motora, faz-se necessário pesquisar de forma experimental. Os aparelhos movéis e as ferramentas de simulação são promissores em terapias na área da saúde.Objetivo: Demonstrar a utilização de técnicas de gamificação em dispositivos móveis, como instrumento de análise de aprendizagem motora em universitárias de fisioterapia, por meio da verificação do tempo de execução e número de erros.Método: Foram desenvolvidos 12 ambientes virtuais, sendo 06 baseados em teste de trilhas (TMT) parte A e 06 na parte B.O estudo foi realizado com 45estudantes de fisioterapia do sexo feminino divididas em 2 grupos, no qual cada grupo realizou os ambientes de uma parte do TMT.Resultados: Foi observado que ambos os grupos tenderam a um melhor desempenho, e que as participantes dos ambientes B apresentaram maior tempo para completar as tarefas do que as do ambiente A.Conclusão:Conclui-se que o treino melhora a performance independente do ambiente, seja ele com números e letras ou somente números. |
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Avaliação de aprendizagem motora em universitárias utilizando dispositivo móvel / Evaluation of motor learning in universities using mobile deviceHabilidades motorasFisioterapiaAprendizagem.Introdução:A aprendizagem motora é caracterizada por mudanças internas permanentes na capacidade do indivíduo ao executar tarefas. É descrita em estágios e subdividida em fases. Em virtude da escassez de estudos abordando o desenvolvimento de instrumentos que analisam a aprendizagem motora, faz-se necessário pesquisar de forma experimental. Os aparelhos movéis e as ferramentas de simulação são promissores em terapias na área da saúde.Objetivo: Demonstrar a utilização de técnicas de gamificação em dispositivos móveis, como instrumento de análise de aprendizagem motora em universitárias de fisioterapia, por meio da verificação do tempo de execução e número de erros.Método: Foram desenvolvidos 12 ambientes virtuais, sendo 06 baseados em teste de trilhas (TMT) parte A e 06 na parte B.O estudo foi realizado com 45estudantes de fisioterapia do sexo feminino divididas em 2 grupos, no qual cada grupo realizou os ambientes de uma parte do TMT.Resultados: Foi observado que ambos os grupos tenderam a um melhor desempenho, e que as participantes dos ambientes B apresentaram maior tempo para completar as tarefas do que as do ambiente A.Conclusão:Conclui-se que o treino melhora a performance independente do ambiente, seja ele com números e letras ou somente números.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/187010.34119/bjhrv2n4-028Brazilian Journal of Health Review; Vol. 2 No. 4 (2019); 2572-2588Brazilian Journal of Health Review; v. 2 n. 4 (2019); 2572-25882595-682510.34119/bjhrv2n4reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1870/1849Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Karolina AparecidaGuimarães, Quézia NunesNardi, Luiz Alberto AmaralSorte, Lucas Ximenes BoaMalaman, Talita Andrea BordiniZapparoli, Fabrício Yuri2019-09-02T18:15:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1870Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2019-09-02T18:15:18Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
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