Perfil do bullying escolar: Uma comparação entre escolas da rede estadual e municipal de um município da região central do Rio Grande do Sul / School bullying profile: A comparison between state and municipal schools in a city in the central region of Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kegler, Elias Daniel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Borfe, Leticia Borfe, Elesbão, Heloisa, Mayer, Sandra Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/11663
Resumo: Objetivo: Identificar e comparar o perfil do bullying em ambientes escolares da rede municipal e estadual de ensino. Método: Estudo transversal com 180 escolares com idades entre 10 e 18 anos, matriculados em duas escolas deste município, uma da rede municipal e outra estadual. Foi utilizado um questionário composto por quatro blocos com perguntas com alternativas, direcionadas ao bullying, questionando os sujeitos sobre se já sofreu bullying, como ocorreu, local da agressão, quem praticou e conversa com familiares sobre o assunto. A análise estatística foi realizada através do programa SPSS v. 23.0, considerando um nível de significância de p<0.05. Resultados: Não houve diferenças estatisticamente significativas quando comparadas as respostas dos escolares da rede municipal e estadual de ensino. Em sua totalidade, observou-se elevado percentual de escolares que já sofreram algum tipo de agressão (23,4%), tendo como principal forma a verbal (16,9%) que principalmente ocorre no recreio escolar (12,4%). Um menino foi o mais citado como agressor (10,4%) e em sua maioria, os alunos que sofreram bullying não contaram aos pais sobre a situação (16,9%). Conclusão: Os achados indicam alta prevalência do bullying escolar e destacam a necessidade de ações sociais voltadas a promoção do convívio escolar de forma saudável e amistosa.
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