Team-Based Learning como metodologia de ensino e aprendizagem nas disciplinas de química inorgânica e microbiologia: relatos de experiência de docentes do ensino superior/ Team-Based Learning as a teaching and learning methodology in the subjects of inorganic chemistry and microbiology: experience reports from higher education teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Fernanda de Andrade Galliano Daros
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mancarz, Graziele Francine Franco, Prado, Maria Rosa Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/33347
Resumo: O Team-Based Learning (TBL), é uma estratégia pedagógica, embasada em princípios centrais da aprendizagem em equipes. Uma característica dessa metodologia é a aprendizagem baseada no diálogo e na interação entre os estudantes, o que contempla as habilidades de comunicação e trabalho colaborativo em equipes, que será necessária ao futuro profissional e responde às diretrizes curriculares nacionais brasileiras. As metodologias ativas estimulam a autoaprendizagem e permitem que o estudante deixe de ser passivo para exercer uma ação ativa. O princípio do TBL é o ensino simultâneo de equipes, com base em discussões de temas variados. Além disso, estimula a curiosidade do estudante a partir da compreensão dos objetivos propostos, e não somente da memorização ou transferência de conhecimento. Neste trabalho apresenta-se um relato de experiência descrito por duas docentes do Ensino Superior nas disciplinas de Química Inorgânica e Microbiologia Básica. O objetivo é apresentar como esta metodologia pode ser utilizada como estratégia de ensino e aprendizagem em diferentes temáticas da área da saúde. Os resultados alcançados com o uso da metodologia mostram que os estudantes se sentem motivados e entusiasmados com as fases do TBL, pois, desde o início, com o estudo prévio, as estratégias de estudo precisam ser criadas. Depois, com o teste individual, aproveitam o momento para afirmar o tema estudado. Na sequência, em equipes, precisam, novamente, usar a criatividade para um consenso de resposta, sempre exercendo o diálogo e a tomada de decisão. Com isso, foi possível perceber que os estudantes aprenderam de uma forma mais dinâmica, interativa e ativa, princípios estes que fazem parte da construção da metodologia ativa.
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