Team-Based Learning como metodologia de ensino e aprendizagem nas disciplinas de química inorgânica e microbiologia: relatos de experiência de docentes do ensino superior/ Team-Based Learning as a teaching and learning methodology in the subjects of inorganic chemistry and microbiology: experience reports from higher education teachers
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/33347 |
Resumo: | O Team-Based Learning (TBL), é uma estratégia pedagógica, embasada em princípios centrais da aprendizagem em equipes. Uma característica dessa metodologia é a aprendizagem baseada no diálogo e na interação entre os estudantes, o que contempla as habilidades de comunicação e trabalho colaborativo em equipes, que será necessária ao futuro profissional e responde às diretrizes curriculares nacionais brasileiras. As metodologias ativas estimulam a autoaprendizagem e permitem que o estudante deixe de ser passivo para exercer uma ação ativa. O princípio do TBL é o ensino simultâneo de equipes, com base em discussões de temas variados. Além disso, estimula a curiosidade do estudante a partir da compreensão dos objetivos propostos, e não somente da memorização ou transferência de conhecimento. Neste trabalho apresenta-se um relato de experiência descrito por duas docentes do Ensino Superior nas disciplinas de Química Inorgânica e Microbiologia Básica. O objetivo é apresentar como esta metodologia pode ser utilizada como estratégia de ensino e aprendizagem em diferentes temáticas da área da saúde. Os resultados alcançados com o uso da metodologia mostram que os estudantes se sentem motivados e entusiasmados com as fases do TBL, pois, desde o início, com o estudo prévio, as estratégias de estudo precisam ser criadas. Depois, com o teste individual, aproveitam o momento para afirmar o tema estudado. Na sequência, em equipes, precisam, novamente, usar a criatividade para um consenso de resposta, sempre exercendo o diálogo e a tomada de decisão. Com isso, foi possível perceber que os estudantes aprenderam de uma forma mais dinâmica, interativa e ativa, princípios estes que fazem parte da construção da metodologia ativa. |
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Team-Based Learning como metodologia de ensino e aprendizagem nas disciplinas de química inorgânica e microbiologia: relatos de experiência de docentes do ensino superior/ Team-Based Learning as a teaching and learning methodology in the subjects of inorganic chemistry and microbiology: experience reports from higher education teachersTeam-Based LearningMetodologia AtivaExperiência.O Team-Based Learning (TBL), é uma estratégia pedagógica, embasada em princípios centrais da aprendizagem em equipes. Uma característica dessa metodologia é a aprendizagem baseada no diálogo e na interação entre os estudantes, o que contempla as habilidades de comunicação e trabalho colaborativo em equipes, que será necessária ao futuro profissional e responde às diretrizes curriculares nacionais brasileiras. As metodologias ativas estimulam a autoaprendizagem e permitem que o estudante deixe de ser passivo para exercer uma ação ativa. O princípio do TBL é o ensino simultâneo de equipes, com base em discussões de temas variados. Além disso, estimula a curiosidade do estudante a partir da compreensão dos objetivos propostos, e não somente da memorização ou transferência de conhecimento. Neste trabalho apresenta-se um relato de experiência descrito por duas docentes do Ensino Superior nas disciplinas de Química Inorgânica e Microbiologia Básica. O objetivo é apresentar como esta metodologia pode ser utilizada como estratégia de ensino e aprendizagem em diferentes temáticas da área da saúde. Os resultados alcançados com o uso da metodologia mostram que os estudantes se sentem motivados e entusiasmados com as fases do TBL, pois, desde o início, com o estudo prévio, as estratégias de estudo precisam ser criadas. Depois, com o teste individual, aproveitam o momento para afirmar o tema estudado. Na sequência, em equipes, precisam, novamente, usar a criatividade para um consenso de resposta, sempre exercendo o diálogo e a tomada de decisão. Com isso, foi possível perceber que os estudantes aprenderam de uma forma mais dinâmica, interativa e ativa, princípios estes que fazem parte da construção da metodologia ativa.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3334710.34119/bjhrv4n4-095Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 4 (2021); 15597-15605Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 4 (2021); 15597-156052595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/33347/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessBastos, Fernanda de Andrade Galliano DarosMancarz, Graziele Francine FrancoPrado, Maria Rosa Machado2021-09-16T17:41:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33347Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-09-16T17:41:39Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
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