Nível de conhecimento dos estudantes de medicina sobre dispositivos intrauterinos na Universidade Federal de Sergipe / Knwoledge level of medicine students on intrauterine devices in the Federal University of Sergipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neris, Victor da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rates, Maria Luíza Souza, Nunes, Marco Antonio Prado, Pereira, Francisco de Assis, Dias, Júlia Maria Gonçalves, Silva, Thais Serafim Leite de Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/24001
Resumo: Objetivo: o presente estudo objetivou descrever o conhecimento dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre os dispositivos intrauterinos (DIUs); reconhecer o método contraceptivo de primeira escolha para indicação entre os estudantes e identificar diferenças de acordo com o ano de curso. Métodos: foi realizado estudo descritivo observacional transversal por meio de questionário, com perguntas objetivas e assertivas sobre pontos-chave no entendimento dos DIUs que foram julgadas como verdadeiras ou falsas pelos estudantes. Questionários com 4 ou mais afirmativas julgadas corretamente foram considerados como satisfatórios. Os questionários foram aplicados no Hospital Universitário da UFS. Para a análise inferencial, a avaliação das variáveis categóricas foi realizada através do teste Qui-quadrado ou do Teste Exato de Fisher. A avaliação das variáveis numéricas entre dois grupos foi realizada através do teste de t de Student e entre mais de dois grupos com ANOVA, seguido do pós-teste de Tukey. O nível de significância foi estabelecido em 0.05. Resultados: participaram do estudo 219 alunos dos três últimos anos de Medicina, com idade média de 24,5 ± 3,79 anos de idade e sendo 122 (55,70%) participantes masculinos e 97 (44,29%) femininos. Entre os anos de curso, foram 64 (29,22%) do quarto ano, 89 (40,63%) do quinto e 66 (30,13%) do sexto. A grande maioria dos alunos – 214 (98%) – referiu conhecer os DIUs e 216 (99%) também demonstrou conhecimento satisfatório sobre o método. Na comparação das respostas a cada item, houve diferença estatística apenas em relação ao item A (p=0,017). O quarto ano teve mais respostas incorretas, quando comparado aos demais (30%, 12% e 15%). Não houve diferença significativa nas escolhas de métodos a se prescrever, tanto na comparação entre sexos como entre anos. Conclusões: conclui-se, portanto, que a grande maioria dos estudantes conhece os DIUs e apresenta conhecimento satisfatório sobre o método.
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