Educação física inclusiva na escola: percepção do aluno com deficiência física / Inclusive physical education on school: a physical disabillited student’s perception
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12407 |
Resumo: | Para a realização deste estudo optamos por uma abordagem qualitativa, mais especificamente, o estudo de caso. Este trabalho tem como objetivo conhecer a percepção de alunos com deficiência física em relação à sua inclusão nas aulas de Educação Física. A amostra foi composta por quatro alunos com idade entre 9 a 14 anos que estudam na rede regular de ensino. A técnica utilizada foi uma entrevista com pergunta aberta, guiada por uma questão norteadora “Qual a sua percepção como aluno com deficiência das aulas de Educação Física?”. Foi utilizada a Análise de Conteúdo: Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, desenvolvida por Moreira, Simões e Porto para analisar os dados. Através da percepção dos alunos, tivemos como resultado que a inclusão dos mesmos está vinculada a três fatores: relação social, participação nas aulas e acessibilidade. |
id |
BJRH-0_ace52e34a042f836d00fa5ef20b56e7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12407 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação física inclusiva na escola: percepção do aluno com deficiência física / Inclusive physical education on school: a physical disabillited student’s perceptionDeficiência FísicaEducação FísicaInclusão escolar.Para a realização deste estudo optamos por uma abordagem qualitativa, mais especificamente, o estudo de caso. Este trabalho tem como objetivo conhecer a percepção de alunos com deficiência física em relação à sua inclusão nas aulas de Educação Física. A amostra foi composta por quatro alunos com idade entre 9 a 14 anos que estudam na rede regular de ensino. A técnica utilizada foi uma entrevista com pergunta aberta, guiada por uma questão norteadora “Qual a sua percepção como aluno com deficiência das aulas de Educação Física?”. Foi utilizada a Análise de Conteúdo: Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, desenvolvida por Moreira, Simões e Porto para analisar os dados. Através da percepção dos alunos, tivemos como resultado que a inclusão dos mesmos está vinculada a três fatores: relação social, participação nas aulas e acessibilidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1240710.34119/bjhrv3n3-243Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 3 (2020); 7134-7141Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 3 (2020); 7134-71412595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12407/10411Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Minerva Leopoldina de CastroVieira, Jéssica Silvia dos SantosLopes, Kathya Augusta ThoméPonce, Keegan Bezerra2020-06-30T18:53:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12407Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-06-30T18:53:42Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física inclusiva na escola: percepção do aluno com deficiência física / Inclusive physical education on school: a physical disabillited student’s perception |
title |
Educação física inclusiva na escola: percepção do aluno com deficiência física / Inclusive physical education on school: a physical disabillited student’s perception |
spellingShingle |
Educação física inclusiva na escola: percepção do aluno com deficiência física / Inclusive physical education on school: a physical disabillited student’s perception Amorim, Minerva Leopoldina de Castro Deficiência Física Educação Física Inclusão escolar. |
title_short |
Educação física inclusiva na escola: percepção do aluno com deficiência física / Inclusive physical education on school: a physical disabillited student’s perception |
title_full |
Educação física inclusiva na escola: percepção do aluno com deficiência física / Inclusive physical education on school: a physical disabillited student’s perception |
title_fullStr |
Educação física inclusiva na escola: percepção do aluno com deficiência física / Inclusive physical education on school: a physical disabillited student’s perception |
title_full_unstemmed |
Educação física inclusiva na escola: percepção do aluno com deficiência física / Inclusive physical education on school: a physical disabillited student’s perception |
title_sort |
Educação física inclusiva na escola: percepção do aluno com deficiência física / Inclusive physical education on school: a physical disabillited student’s perception |
author |
Amorim, Minerva Leopoldina de Castro |
author_facet |
Amorim, Minerva Leopoldina de Castro Vieira, Jéssica Silvia dos Santos Lopes, Kathya Augusta Thomé Ponce, Keegan Bezerra |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Jéssica Silvia dos Santos Lopes, Kathya Augusta Thomé Ponce, Keegan Bezerra |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Minerva Leopoldina de Castro Vieira, Jéssica Silvia dos Santos Lopes, Kathya Augusta Thomé Ponce, Keegan Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência Física Educação Física Inclusão escolar. |
topic |
Deficiência Física Educação Física Inclusão escolar. |
description |
Para a realização deste estudo optamos por uma abordagem qualitativa, mais especificamente, o estudo de caso. Este trabalho tem como objetivo conhecer a percepção de alunos com deficiência física em relação à sua inclusão nas aulas de Educação Física. A amostra foi composta por quatro alunos com idade entre 9 a 14 anos que estudam na rede regular de ensino. A técnica utilizada foi uma entrevista com pergunta aberta, guiada por uma questão norteadora “Qual a sua percepção como aluno com deficiência das aulas de Educação Física?”. Foi utilizada a Análise de Conteúdo: Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, desenvolvida por Moreira, Simões e Porto para analisar os dados. Através da percepção dos alunos, tivemos como resultado que a inclusão dos mesmos está vinculada a três fatores: relação social, participação nas aulas e acessibilidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12407 10.34119/bjhrv3n3-243 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12407 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv3n3-243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12407/10411 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 3 (2020); 7134-7141 Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 3 (2020); 7134-7141 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240052380598272 |