Educação física inclusiva na escola: percepção do aluno com deficiência física / Inclusive physical education on school: a physical disabillited student’s perception

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Minerva Leopoldina de Castro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vieira, Jéssica Silvia dos Santos, Lopes, Kathya Augusta Thomé, Ponce, Keegan Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12407
Resumo: Para a realização deste estudo optamos por uma abordagem qualitativa, mais especificamente, o estudo de caso. Este trabalho tem como objetivo conhecer a percepção de alunos com deficiência física em relação à sua inclusão nas aulas de Educação Física. A amostra foi composta por quatro alunos com idade entre 9 a 14 anos que estudam na rede regular de ensino. A técnica utilizada foi uma entrevista com pergunta aberta, guiada por uma questão norteadora “Qual a sua percepção como aluno com deficiência das aulas de Educação Física?”. Foi utilizada a Análise de Conteúdo: Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, desenvolvida por Moreira, Simões e Porto para analisar os dados. Através da percepção dos alunos, tivemos como resultado que a inclusão dos mesmos está vinculada a três fatores: relação social, participação nas aulas e acessibilidade.
id BJRH-0_ace52e34a042f836d00fa5ef20b56e7f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12407
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Educação física inclusiva na escola: percepção do aluno com deficiência física / Inclusive physical education on school: a physical disabillited student’s perceptionDeficiência FísicaEducação FísicaInclusão escolar.Para a realização deste estudo optamos por uma abordagem qualitativa, mais especificamente, o estudo de caso. Este trabalho tem como objetivo conhecer a percepção de alunos com deficiência física em relação à sua inclusão nas aulas de Educação Física. A amostra foi composta por quatro alunos com idade entre 9 a 14 anos que estudam na rede regular de ensino. A técnica utilizada foi uma entrevista com pergunta aberta, guiada por uma questão norteadora “Qual a sua percepção como aluno com deficiência das aulas de Educação Física?”. Foi utilizada a Análise de Conteúdo: Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, desenvolvida por Moreira, Simões e Porto para analisar os dados. Através da percepção dos alunos, tivemos como resultado que a inclusão dos mesmos está vinculada a três fatores: relação social, participação nas aulas e acessibilidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1240710.34119/bjhrv3n3-243Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 3 (2020); 7134-7141Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 3 (2020); 7134-71412595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12407/10411Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Minerva Leopoldina de CastroVieira, Jéssica Silvia dos SantosLopes, Kathya Augusta ThoméPonce, Keegan Bezerra2020-06-30T18:53:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12407Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-06-30T18:53:42Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física inclusiva na escola: percepção do aluno com deficiência física / Inclusive physical education on school: a physical disabillited student’s perception
title Educação física inclusiva na escola: percepção do aluno com deficiência física / Inclusive physical education on school: a physical disabillited student’s perception
spellingShingle Educação física inclusiva na escola: percepção do aluno com deficiência física / Inclusive physical education on school: a physical disabillited student’s perception
Amorim, Minerva Leopoldina de Castro
Deficiência Física
Educação Física
Inclusão escolar.
title_short Educação física inclusiva na escola: percepção do aluno com deficiência física / Inclusive physical education on school: a physical disabillited student’s perception
title_full Educação física inclusiva na escola: percepção do aluno com deficiência física / Inclusive physical education on school: a physical disabillited student’s perception
title_fullStr Educação física inclusiva na escola: percepção do aluno com deficiência física / Inclusive physical education on school: a physical disabillited student’s perception
title_full_unstemmed Educação física inclusiva na escola: percepção do aluno com deficiência física / Inclusive physical education on school: a physical disabillited student’s perception
title_sort Educação física inclusiva na escola: percepção do aluno com deficiência física / Inclusive physical education on school: a physical disabillited student’s perception
author Amorim, Minerva Leopoldina de Castro
author_facet Amorim, Minerva Leopoldina de Castro
Vieira, Jéssica Silvia dos Santos
Lopes, Kathya Augusta Thomé
Ponce, Keegan Bezerra
author_role author
author2 Vieira, Jéssica Silvia dos Santos
Lopes, Kathya Augusta Thomé
Ponce, Keegan Bezerra
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Minerva Leopoldina de Castro
Vieira, Jéssica Silvia dos Santos
Lopes, Kathya Augusta Thomé
Ponce, Keegan Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência Física
Educação Física
Inclusão escolar.
topic Deficiência Física
Educação Física
Inclusão escolar.
description Para a realização deste estudo optamos por uma abordagem qualitativa, mais especificamente, o estudo de caso. Este trabalho tem como objetivo conhecer a percepção de alunos com deficiência física em relação à sua inclusão nas aulas de Educação Física. A amostra foi composta por quatro alunos com idade entre 9 a 14 anos que estudam na rede regular de ensino. A técnica utilizada foi uma entrevista com pergunta aberta, guiada por uma questão norteadora “Qual a sua percepção como aluno com deficiência das aulas de Educação Física?”. Foi utilizada a Análise de Conteúdo: Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, desenvolvida por Moreira, Simões e Porto para analisar os dados. Através da percepção dos alunos, tivemos como resultado que a inclusão dos mesmos está vinculada a três fatores: relação social, participação nas aulas e acessibilidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12407
10.34119/bjhrv3n3-243
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12407
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n3-243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12407/10411
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 3 (2020); 7134-7141
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 3 (2020); 7134-7141
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240052380598272