O desenvolvimento cognitivo e motor em crianças prematuras quando comparado a seus pares a termo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/56648 |
Resumo: | A prematuridade é indicada pela Organização Mundial da Saúde como todo nascimento antes de 37 semanas completas de gestação e é considerada uma condição relevante no âmbito médico, visto que, impacta, diretamente o desenvolvimento cognitivo e motor de bebês que nascem sob essa circunstância. O objetivo do presente estudo é analisar e comparar o desenvolvimento das crianças prematuras em relação a crianças nascidas a termo sob diferentes aspectos cognitivo e motor. Para a análise realizou-se uma revisão de literatura, que como o questionamento principal teve-se a pergunta clínica: “Em prematuros, a incidência de comprometimento do desenvolvimento cognitivo e motor é mais acentuado quando comparado a pacientes não prematuros?”. Para isso, as bases de dados utilizadas como ferramentas de busca foram: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scientif Eletronic Library Online (SciELO), National Library of Medicine (PubMed) e EbscoHost. Para auxiliar na procura, contou-se com os descritores: “prematuros”, “não prematuros”, “comprometimento do desenvolvimento cognitivo e motor”, “desenvolvimento cognitivo”, “desenvolvimento”, “premature, not premature”, “cognitive development”, “preterm”, “not preterm”, “development”, “impairtment of cognitive”, “motor development”. Foi utilizado como critério de inclusão artigos publicados no período de 2017 a 2022, nos idiomas português e inglês, e não obedecendo tais aspectos houve a exclusão. Como resultados, os estudos examinados relatam que prematuros possuem menor memória de trabalho, menor quoeficiente de inteligência (QI), menor habilidade motora, maior comprometimento na fala, maior susceptibilidade a outros agravos e diferenças temperamentais, como o aumento da responsividade à raiva. Além disso, os estudos indicaram forte influência entre o contexto social e econômico no desenvolvimento de bebês prematuros. Ressalta-se que foram identificadas discordâncias entre alguns autores em algumas características, o que demonstra a necessidade de mais estudos, para que o tema seja abordado de maneira assertiva. Pode-se concluir a partir desse trabalho que existem divergências entre o desenvolvimento de crianças pré-termo e a termo e que essa assimetria se distribui em diferentes graus e momentos da infância. Nesse sentido, salienta-se que o presente trabalho contribuí de maneira significativa para que o melhor entendimento dessa temática possa proporcionar novas atitudes frente ao acompanhamento desses bebês que demandam por maiores cuidados e atenção. |
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