Educação internacional: um relato de experiência com alunos latino-americanos na pós-graduação em odontologia / International education: a report of experience with latin american students in graduate degree in dentistry
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5502 |
Resumo: | A busca por metodologias que atraiam o interesse dos alunos de Odontologia e cirurgiões dentistas, em processo de especialização, devem ser uma das preocupações no ensino superior. Estudantes estrangeiros tem peculiaridades em relação a língua e cultura diversa, fazendo com que os docentes se empenhem em adaptar melhor suas metodologias. Nesse sentido, as experiencias práticas no ensino podem contribuir significativamente para isto, pois estas tendências servem de base para que as instituições procurem flexibilizar seu currículo. OBJETIVO: este relato de experiência pretende discorrer sobre a formação dos cirurgiões dentistas especialistas, oriundos de diversas nacionalidades (da américa latina), enfatizando os pontos mais relevantes da experiência do ensino. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo, transversal e qualitativo, do tipo relato de experiência, realizados com os alunos estrangeiros da Equipe Quixadaense de Pesquisa e Pós-Graduação [EQUIP] (Quixadá-CE) e os docentes sobre a reflexão acerca do trabalho desenvolvido na formação dos estudantes e seu aproveitamento. Os resultados evidenciam que o espaço da EQUIP permite aos alunos o aprendizado prático, baseado na diversidade de atividades, nas reflexões sobre a importância do curso, nos atendimentos e no uso das quatro habilidades do ensino que são ler, ouvir, falar e fazer durante a formação. Além disso, a instituição de ensino possui um histórico de trabalho com o público estrangeiro em outras áreas, facilitando dessa forma a interdisciplinaridade, promovendo grande envolvimento dos profissionais deste estabelecimento de ensino. Os resultados obtidos são percebidos no dia-a-dia dos alunos. |
id |
BJRH-0_eed633bb3688467f2436f82b358f4fce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5502 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação internacional: um relato de experiência com alunos latino-americanos na pós-graduação em odontologia / International education: a report of experience with latin american students in graduate degree in dentistryensino. Currículo. odontologia.A busca por metodologias que atraiam o interesse dos alunos de Odontologia e cirurgiões dentistas, em processo de especialização, devem ser uma das preocupações no ensino superior. Estudantes estrangeiros tem peculiaridades em relação a língua e cultura diversa, fazendo com que os docentes se empenhem em adaptar melhor suas metodologias. Nesse sentido, as experiencias práticas no ensino podem contribuir significativamente para isto, pois estas tendências servem de base para que as instituições procurem flexibilizar seu currículo. OBJETIVO: este relato de experiência pretende discorrer sobre a formação dos cirurgiões dentistas especialistas, oriundos de diversas nacionalidades (da américa latina), enfatizando os pontos mais relevantes da experiência do ensino. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo, transversal e qualitativo, do tipo relato de experiência, realizados com os alunos estrangeiros da Equipe Quixadaense de Pesquisa e Pós-Graduação [EQUIP] (Quixadá-CE) e os docentes sobre a reflexão acerca do trabalho desenvolvido na formação dos estudantes e seu aproveitamento. Os resultados evidenciam que o espaço da EQUIP permite aos alunos o aprendizado prático, baseado na diversidade de atividades, nas reflexões sobre a importância do curso, nos atendimentos e no uso das quatro habilidades do ensino que são ler, ouvir, falar e fazer durante a formação. Além disso, a instituição de ensino possui um histórico de trabalho com o público estrangeiro em outras áreas, facilitando dessa forma a interdisciplinaridade, promovendo grande envolvimento dos profissionais deste estabelecimento de ensino. Os resultados obtidos são percebidos no dia-a-dia dos alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/550210.34119/bjhrv2n6-095Brazilian Journal of Health Review; Vol. 2 No. 6 (2019); 6022-6027Brazilian Journal of Health Review; v. 2 n. 6 (2019); 6022-60272595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5502/5000Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Dennys Ramon de Melo FernandesPinheiro, Juliana CamposGonçalo, Rani Iani CostaSantos, André Azevedo dosGonçalves, Gabriel CoutinhoLima, Jabes Gennedyr da CruzSilva, Gabriel Gomes daBarboza, Carlos Augusto Galvão2019-12-27T20:24:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5502Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2019-12-27T20:24:44Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação internacional: um relato de experiência com alunos latino-americanos na pós-graduação em odontologia / International education: a report of experience with latin american students in graduate degree in dentistry |
title |
Educação internacional: um relato de experiência com alunos latino-americanos na pós-graduação em odontologia / International education: a report of experience with latin american students in graduate degree in dentistry |
spellingShingle |
Educação internacional: um relato de experiência com alunos latino-americanos na pós-graduação em odontologia / International education: a report of experience with latin american students in graduate degree in dentistry Almeida, Dennys Ramon de Melo Fernandes ensino. Currículo. odontologia. |
title_short |
Educação internacional: um relato de experiência com alunos latino-americanos na pós-graduação em odontologia / International education: a report of experience with latin american students in graduate degree in dentistry |
title_full |
Educação internacional: um relato de experiência com alunos latino-americanos na pós-graduação em odontologia / International education: a report of experience with latin american students in graduate degree in dentistry |
title_fullStr |
Educação internacional: um relato de experiência com alunos latino-americanos na pós-graduação em odontologia / International education: a report of experience with latin american students in graduate degree in dentistry |
title_full_unstemmed |
Educação internacional: um relato de experiência com alunos latino-americanos na pós-graduação em odontologia / International education: a report of experience with latin american students in graduate degree in dentistry |
title_sort |
Educação internacional: um relato de experiência com alunos latino-americanos na pós-graduação em odontologia / International education: a report of experience with latin american students in graduate degree in dentistry |
author |
Almeida, Dennys Ramon de Melo Fernandes |
author_facet |
Almeida, Dennys Ramon de Melo Fernandes Pinheiro, Juliana Campos Gonçalo, Rani Iani Costa Santos, André Azevedo dos Gonçalves, Gabriel Coutinho Lima, Jabes Gennedyr da Cruz Silva, Gabriel Gomes da Barboza, Carlos Augusto Galvão |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro, Juliana Campos Gonçalo, Rani Iani Costa Santos, André Azevedo dos Gonçalves, Gabriel Coutinho Lima, Jabes Gennedyr da Cruz Silva, Gabriel Gomes da Barboza, Carlos Augusto Galvão |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Dennys Ramon de Melo Fernandes Pinheiro, Juliana Campos Gonçalo, Rani Iani Costa Santos, André Azevedo dos Gonçalves, Gabriel Coutinho Lima, Jabes Gennedyr da Cruz Silva, Gabriel Gomes da Barboza, Carlos Augusto Galvão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino. Currículo. odontologia. |
topic |
ensino. Currículo. odontologia. |
description |
A busca por metodologias que atraiam o interesse dos alunos de Odontologia e cirurgiões dentistas, em processo de especialização, devem ser uma das preocupações no ensino superior. Estudantes estrangeiros tem peculiaridades em relação a língua e cultura diversa, fazendo com que os docentes se empenhem em adaptar melhor suas metodologias. Nesse sentido, as experiencias práticas no ensino podem contribuir significativamente para isto, pois estas tendências servem de base para que as instituições procurem flexibilizar seu currículo. OBJETIVO: este relato de experiência pretende discorrer sobre a formação dos cirurgiões dentistas especialistas, oriundos de diversas nacionalidades (da américa latina), enfatizando os pontos mais relevantes da experiência do ensino. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo, transversal e qualitativo, do tipo relato de experiência, realizados com os alunos estrangeiros da Equipe Quixadaense de Pesquisa e Pós-Graduação [EQUIP] (Quixadá-CE) e os docentes sobre a reflexão acerca do trabalho desenvolvido na formação dos estudantes e seu aproveitamento. Os resultados evidenciam que o espaço da EQUIP permite aos alunos o aprendizado prático, baseado na diversidade de atividades, nas reflexões sobre a importância do curso, nos atendimentos e no uso das quatro habilidades do ensino que são ler, ouvir, falar e fazer durante a formação. Além disso, a instituição de ensino possui um histórico de trabalho com o público estrangeiro em outras áreas, facilitando dessa forma a interdisciplinaridade, promovendo grande envolvimento dos profissionais deste estabelecimento de ensino. Os resultados obtidos são percebidos no dia-a-dia dos alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5502 10.34119/bjhrv2n6-095 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5502 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv2n6-095 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5502/5000 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 2 No. 6 (2019); 6022-6027 Brazilian Journal of Health Review; v. 2 n. 6 (2019); 6022-6027 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240049569366016 |