Educação internacional: um relato de experiência com alunos latino-americanos na pós-graduação em odontologia / International education: a report of experience with latin american students in graduate degree in dentistry

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Dennys Ramon de Melo Fernandes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pinheiro, Juliana Campos, Gonçalo, Rani Iani Costa, Santos, André Azevedo dos, Gonçalves, Gabriel Coutinho, Lima, Jabes Gennedyr da Cruz, Silva, Gabriel Gomes da, Barboza, Carlos Augusto Galvão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5502
Resumo: A busca por metodologias que atraiam o interesse dos alunos de Odontologia e cirurgiões dentistas, em processo de especialização, devem ser uma das preocupações no ensino superior. Estudantes estrangeiros tem peculiaridades em relação a língua e cultura diversa, fazendo com que os docentes se empenhem em adaptar melhor suas metodologias. Nesse sentido, as experiencias práticas no ensino podem contribuir significativamente para isto, pois estas tendências servem de base para que as instituições procurem flexibilizar seu currículo. OBJETIVO: este relato de experiência pretende discorrer sobre a formação dos cirurgiões dentistas especialistas, oriundos de diversas nacionalidades (da américa latina), enfatizando os pontos mais relevantes da experiência do ensino. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo, transversal e qualitativo, do tipo relato de experiência, realizados com os alunos estrangeiros da Equipe Quixadaense de Pesquisa e Pós-Graduação [EQUIP] (Quixadá-CE) e os docentes sobre a reflexão acerca do trabalho desenvolvido na formação dos estudantes e seu aproveitamento. Os resultados evidenciam que o espaço da EQUIP permite aos alunos o aprendizado prático, baseado na diversidade de atividades, nas reflexões sobre a importância do curso, nos atendimentos e no uso das quatro habilidades do ensino que são ler, ouvir, falar e fazer durante a formação. Além disso, a instituição de ensino possui um histórico de trabalho com o público estrangeiro em outras áreas, facilitando dessa forma a interdisciplinaridade, promovendo grande envolvimento dos profissionais deste estabelecimento de ensino. Os resultados obtidos são percebidos no dia-a-dia dos alunos.
id BJRH-0_eed633bb3688467f2436f82b358f4fce
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5502
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Educação internacional: um relato de experiência com alunos latino-americanos na pós-graduação em odontologia / International education: a report of experience with latin american students in graduate degree in dentistryensino. Currículo. odontologia.A busca por metodologias que atraiam o interesse dos alunos de Odontologia e cirurgiões dentistas, em processo de especialização, devem ser uma das preocupações no ensino superior. Estudantes estrangeiros tem peculiaridades em relação a língua e cultura diversa, fazendo com que os docentes se empenhem em adaptar melhor suas metodologias. Nesse sentido, as experiencias práticas no ensino podem contribuir significativamente para isto, pois estas tendências servem de base para que as instituições procurem flexibilizar seu currículo. OBJETIVO: este relato de experiência pretende discorrer sobre a formação dos cirurgiões dentistas especialistas, oriundos de diversas nacionalidades (da américa latina), enfatizando os pontos mais relevantes da experiência do ensino. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo, transversal e qualitativo, do tipo relato de experiência, realizados com os alunos estrangeiros da Equipe Quixadaense de Pesquisa e Pós-Graduação [EQUIP] (Quixadá-CE) e os docentes sobre a reflexão acerca do trabalho desenvolvido na formação dos estudantes e seu aproveitamento. Os resultados evidenciam que o espaço da EQUIP permite aos alunos o aprendizado prático, baseado na diversidade de atividades, nas reflexões sobre a importância do curso, nos atendimentos e no uso das quatro habilidades do ensino que são ler, ouvir, falar e fazer durante a formação. Além disso, a instituição de ensino possui um histórico de trabalho com o público estrangeiro em outras áreas, facilitando dessa forma a interdisciplinaridade, promovendo grande envolvimento dos profissionais deste estabelecimento de ensino. Os resultados obtidos são percebidos no dia-a-dia dos alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/550210.34119/bjhrv2n6-095Brazilian Journal of Health Review; Vol. 2 No. 6 (2019); 6022-6027Brazilian Journal of Health Review; v. 2 n. 6 (2019); 6022-60272595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5502/5000Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Dennys Ramon de Melo FernandesPinheiro, Juliana CamposGonçalo, Rani Iani CostaSantos, André Azevedo dosGonçalves, Gabriel CoutinhoLima, Jabes Gennedyr da CruzSilva, Gabriel Gomes daBarboza, Carlos Augusto Galvão2019-12-27T20:24:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5502Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2019-12-27T20:24:44Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação internacional: um relato de experiência com alunos latino-americanos na pós-graduação em odontologia / International education: a report of experience with latin american students in graduate degree in dentistry
title Educação internacional: um relato de experiência com alunos latino-americanos na pós-graduação em odontologia / International education: a report of experience with latin american students in graduate degree in dentistry
spellingShingle Educação internacional: um relato de experiência com alunos latino-americanos na pós-graduação em odontologia / International education: a report of experience with latin american students in graduate degree in dentistry
Almeida, Dennys Ramon de Melo Fernandes
ensino. Currículo. odontologia.
title_short Educação internacional: um relato de experiência com alunos latino-americanos na pós-graduação em odontologia / International education: a report of experience with latin american students in graduate degree in dentistry
title_full Educação internacional: um relato de experiência com alunos latino-americanos na pós-graduação em odontologia / International education: a report of experience with latin american students in graduate degree in dentistry
title_fullStr Educação internacional: um relato de experiência com alunos latino-americanos na pós-graduação em odontologia / International education: a report of experience with latin american students in graduate degree in dentistry
title_full_unstemmed Educação internacional: um relato de experiência com alunos latino-americanos na pós-graduação em odontologia / International education: a report of experience with latin american students in graduate degree in dentistry
title_sort Educação internacional: um relato de experiência com alunos latino-americanos na pós-graduação em odontologia / International education: a report of experience with latin american students in graduate degree in dentistry
author Almeida, Dennys Ramon de Melo Fernandes
author_facet Almeida, Dennys Ramon de Melo Fernandes
Pinheiro, Juliana Campos
Gonçalo, Rani Iani Costa
Santos, André Azevedo dos
Gonçalves, Gabriel Coutinho
Lima, Jabes Gennedyr da Cruz
Silva, Gabriel Gomes da
Barboza, Carlos Augusto Galvão
author_role author
author2 Pinheiro, Juliana Campos
Gonçalo, Rani Iani Costa
Santos, André Azevedo dos
Gonçalves, Gabriel Coutinho
Lima, Jabes Gennedyr da Cruz
Silva, Gabriel Gomes da
Barboza, Carlos Augusto Galvão
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Dennys Ramon de Melo Fernandes
Pinheiro, Juliana Campos
Gonçalo, Rani Iani Costa
Santos, André Azevedo dos
Gonçalves, Gabriel Coutinho
Lima, Jabes Gennedyr da Cruz
Silva, Gabriel Gomes da
Barboza, Carlos Augusto Galvão
dc.subject.por.fl_str_mv ensino. Currículo. odontologia.
topic ensino. Currículo. odontologia.
description A busca por metodologias que atraiam o interesse dos alunos de Odontologia e cirurgiões dentistas, em processo de especialização, devem ser uma das preocupações no ensino superior. Estudantes estrangeiros tem peculiaridades em relação a língua e cultura diversa, fazendo com que os docentes se empenhem em adaptar melhor suas metodologias. Nesse sentido, as experiencias práticas no ensino podem contribuir significativamente para isto, pois estas tendências servem de base para que as instituições procurem flexibilizar seu currículo. OBJETIVO: este relato de experiência pretende discorrer sobre a formação dos cirurgiões dentistas especialistas, oriundos de diversas nacionalidades (da américa latina), enfatizando os pontos mais relevantes da experiência do ensino. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo, transversal e qualitativo, do tipo relato de experiência, realizados com os alunos estrangeiros da Equipe Quixadaense de Pesquisa e Pós-Graduação [EQUIP] (Quixadá-CE) e os docentes sobre a reflexão acerca do trabalho desenvolvido na formação dos estudantes e seu aproveitamento. Os resultados evidenciam que o espaço da EQUIP permite aos alunos o aprendizado prático, baseado na diversidade de atividades, nas reflexões sobre a importância do curso, nos atendimentos e no uso das quatro habilidades do ensino que são ler, ouvir, falar e fazer durante a formação. Além disso, a instituição de ensino possui um histórico de trabalho com o público estrangeiro em outras áreas, facilitando dessa forma a interdisciplinaridade, promovendo grande envolvimento dos profissionais deste estabelecimento de ensino. Os resultados obtidos são percebidos no dia-a-dia dos alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5502
10.34119/bjhrv2n6-095
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5502
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv2n6-095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5502/5000
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 2 No. 6 (2019); 6022-6027
Brazilian Journal of Health Review; v. 2 n. 6 (2019); 6022-6027
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240049569366016