Mentoria reversa e tradicional na pandemia: os papéis e os novos desafios na educação médica / Reverse and traditional mentoring in the pandemic: roles and new challenges in medical education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malcher, Claudia Marques Santa Rosa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: dos Santos, Marcello Vieira, de Lima, Amanda Benone Sabbá, Acatauassu, Aline Pingarilho, Coelho, Elvis Nestor da Silva, Rodrigues, Maria Elizabeth Correa, Bastos, Guilherme Marques, de Athayde, Aidalucy do Socorro Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/37810
Resumo: Introdução: A mentoria reversa é um termo atual que se baseia na inversão dos papéis clássicos na hierarquia do mentor e seu aprendiz. Assim, nessa nova ótica um jovem, que possui uma expertise, passa a ser o mentor de um indivíduo mais experiente. Por sua vez, na mentoria tradicional, o mentor que é o mais experiente e o centralizador do conhecimento é quem transmite os ensinamentos àquele que é menos experiente. A mentoria reversa está sendo um fator importante para a melhoria na era digital e especialmente na pandemia de coronavírus (COVID-19), em que a fluidez das informações se tornou mais frequente e exigida pelos meios tecnológicos. Ademais, a diversidade de gerações de idade atuando na área médica também é um foco para benefício com a mentoria reversa.  Objetivo:  Identificar o perfil desejável dos participantes na mentoria tradicional e reversa para assim obter sua maior satisfação e compromisso mútuo. Método: Utilizou-se uma revisão integrativa por meio de revisão no Google Scholar com as palavras “mentoring” AND “reverse mentoring” AND “traditional mentoring” AND “medical education”, no período de 2011 a 2021. Na extração dos dados se utilizou o instrumento de revisão integrativa de coleta de dados validado por Ursi (2005). Resultado: Há uma escassa literatura abordando a mentoria reversa. A mentoria tradicional e reversa somam esforços para o bem coletivo na pandemia. Para isso, os envolvidos na relação mentor-mentoreado devem estar a par de seu papel para o maior sucesso nessa nova empreitada. Conclusão: É preciso criar espaços de inserção para educação médica na mentoria, além do âmbito tradicional que é mais ocupado, expandindo para a mentoria reversa especialmente importante na pandemia.
id BJRH-0_ef5e4ee760bc9360dcef7afe9f350f7e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37810
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Mentoria reversa e tradicional na pandemia: os papéis e os novos desafios na educação médica / Reverse and traditional mentoring in the pandemic: roles and new challenges in medical educationEducação MédicaTutoriaEstudantes de MedicinaPandemiaCovid-19.Introdução: A mentoria reversa é um termo atual que se baseia na inversão dos papéis clássicos na hierarquia do mentor e seu aprendiz. Assim, nessa nova ótica um jovem, que possui uma expertise, passa a ser o mentor de um indivíduo mais experiente. Por sua vez, na mentoria tradicional, o mentor que é o mais experiente e o centralizador do conhecimento é quem transmite os ensinamentos àquele que é menos experiente. A mentoria reversa está sendo um fator importante para a melhoria na era digital e especialmente na pandemia de coronavírus (COVID-19), em que a fluidez das informações se tornou mais frequente e exigida pelos meios tecnológicos. Ademais, a diversidade de gerações de idade atuando na área médica também é um foco para benefício com a mentoria reversa.  Objetivo:  Identificar o perfil desejável dos participantes na mentoria tradicional e reversa para assim obter sua maior satisfação e compromisso mútuo. Método: Utilizou-se uma revisão integrativa por meio de revisão no Google Scholar com as palavras “mentoring” AND “reverse mentoring” AND “traditional mentoring” AND “medical education”, no período de 2011 a 2021. Na extração dos dados se utilizou o instrumento de revisão integrativa de coleta de dados validado por Ursi (2005). Resultado: Há uma escassa literatura abordando a mentoria reversa. A mentoria tradicional e reversa somam esforços para o bem coletivo na pandemia. Para isso, os envolvidos na relação mentor-mentoreado devem estar a par de seu papel para o maior sucesso nessa nova empreitada. Conclusão: É preciso criar espaços de inserção para educação médica na mentoria, além do âmbito tradicional que é mais ocupado, expandindo para a mentoria reversa especialmente importante na pandemia.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3781010.34119/bjhrv4n5-322Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 5 (2021); 22260-22273Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 5 (2021); 22260-222732595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/37810/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMalcher, Claudia Marques Santa Rosados Santos, Marcello Vieirade Lima, Amanda Benone SabbáAcatauassu, Aline PingarilhoCoelho, Elvis Nestor da SilvaRodrigues, Maria Elizabeth CorreaBastos, Guilherme Marquesde Athayde, Aidalucy do Socorro Costa2021-11-03T11:14:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37810Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-11-03T11:14:04Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mentoria reversa e tradicional na pandemia: os papéis e os novos desafios na educação médica / Reverse and traditional mentoring in the pandemic: roles and new challenges in medical education
title Mentoria reversa e tradicional na pandemia: os papéis e os novos desafios na educação médica / Reverse and traditional mentoring in the pandemic: roles and new challenges in medical education
spellingShingle Mentoria reversa e tradicional na pandemia: os papéis e os novos desafios na educação médica / Reverse and traditional mentoring in the pandemic: roles and new challenges in medical education
Malcher, Claudia Marques Santa Rosa
Educação Médica
Tutoria
Estudantes de Medicina
Pandemia
Covid-19.
title_short Mentoria reversa e tradicional na pandemia: os papéis e os novos desafios na educação médica / Reverse and traditional mentoring in the pandemic: roles and new challenges in medical education
title_full Mentoria reversa e tradicional na pandemia: os papéis e os novos desafios na educação médica / Reverse and traditional mentoring in the pandemic: roles and new challenges in medical education
title_fullStr Mentoria reversa e tradicional na pandemia: os papéis e os novos desafios na educação médica / Reverse and traditional mentoring in the pandemic: roles and new challenges in medical education
title_full_unstemmed Mentoria reversa e tradicional na pandemia: os papéis e os novos desafios na educação médica / Reverse and traditional mentoring in the pandemic: roles and new challenges in medical education
title_sort Mentoria reversa e tradicional na pandemia: os papéis e os novos desafios na educação médica / Reverse and traditional mentoring in the pandemic: roles and new challenges in medical education
author Malcher, Claudia Marques Santa Rosa
author_facet Malcher, Claudia Marques Santa Rosa
dos Santos, Marcello Vieira
de Lima, Amanda Benone Sabbá
Acatauassu, Aline Pingarilho
Coelho, Elvis Nestor da Silva
Rodrigues, Maria Elizabeth Correa
Bastos, Guilherme Marques
de Athayde, Aidalucy do Socorro Costa
author_role author
author2 dos Santos, Marcello Vieira
de Lima, Amanda Benone Sabbá
Acatauassu, Aline Pingarilho
Coelho, Elvis Nestor da Silva
Rodrigues, Maria Elizabeth Correa
Bastos, Guilherme Marques
de Athayde, Aidalucy do Socorro Costa
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malcher, Claudia Marques Santa Rosa
dos Santos, Marcello Vieira
de Lima, Amanda Benone Sabbá
Acatauassu, Aline Pingarilho
Coelho, Elvis Nestor da Silva
Rodrigues, Maria Elizabeth Correa
Bastos, Guilherme Marques
de Athayde, Aidalucy do Socorro Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Tutoria
Estudantes de Medicina
Pandemia
Covid-19.
topic Educação Médica
Tutoria
Estudantes de Medicina
Pandemia
Covid-19.
description Introdução: A mentoria reversa é um termo atual que se baseia na inversão dos papéis clássicos na hierarquia do mentor e seu aprendiz. Assim, nessa nova ótica um jovem, que possui uma expertise, passa a ser o mentor de um indivíduo mais experiente. Por sua vez, na mentoria tradicional, o mentor que é o mais experiente e o centralizador do conhecimento é quem transmite os ensinamentos àquele que é menos experiente. A mentoria reversa está sendo um fator importante para a melhoria na era digital e especialmente na pandemia de coronavírus (COVID-19), em que a fluidez das informações se tornou mais frequente e exigida pelos meios tecnológicos. Ademais, a diversidade de gerações de idade atuando na área médica também é um foco para benefício com a mentoria reversa.  Objetivo:  Identificar o perfil desejável dos participantes na mentoria tradicional e reversa para assim obter sua maior satisfação e compromisso mútuo. Método: Utilizou-se uma revisão integrativa por meio de revisão no Google Scholar com as palavras “mentoring” AND “reverse mentoring” AND “traditional mentoring” AND “medical education”, no período de 2011 a 2021. Na extração dos dados se utilizou o instrumento de revisão integrativa de coleta de dados validado por Ursi (2005). Resultado: Há uma escassa literatura abordando a mentoria reversa. A mentoria tradicional e reversa somam esforços para o bem coletivo na pandemia. Para isso, os envolvidos na relação mentor-mentoreado devem estar a par de seu papel para o maior sucesso nessa nova empreitada. Conclusão: É preciso criar espaços de inserção para educação médica na mentoria, além do âmbito tradicional que é mais ocupado, expandindo para a mentoria reversa especialmente importante na pandemia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/37810
10.34119/bjhrv4n5-322
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/37810
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv4n5-322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/37810/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 5 (2021); 22260-22273
Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 5 (2021); 22260-22273
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240067922591744