Mentoria reversa e tradicional na pandemia: os papéis e os novos desafios na educação médica / Reverse and traditional mentoring in the pandemic: roles and new challenges in medical education
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/37810 |
Resumo: | Introdução: A mentoria reversa é um termo atual que se baseia na inversão dos papéis clássicos na hierarquia do mentor e seu aprendiz. Assim, nessa nova ótica um jovem, que possui uma expertise, passa a ser o mentor de um indivíduo mais experiente. Por sua vez, na mentoria tradicional, o mentor que é o mais experiente e o centralizador do conhecimento é quem transmite os ensinamentos àquele que é menos experiente. A mentoria reversa está sendo um fator importante para a melhoria na era digital e especialmente na pandemia de coronavírus (COVID-19), em que a fluidez das informações se tornou mais frequente e exigida pelos meios tecnológicos. Ademais, a diversidade de gerações de idade atuando na área médica também é um foco para benefício com a mentoria reversa. Objetivo: Identificar o perfil desejável dos participantes na mentoria tradicional e reversa para assim obter sua maior satisfação e compromisso mútuo. Método: Utilizou-se uma revisão integrativa por meio de revisão no Google Scholar com as palavras “mentoring” AND “reverse mentoring” AND “traditional mentoring” AND “medical education”, no período de 2011 a 2021. Na extração dos dados se utilizou o instrumento de revisão integrativa de coleta de dados validado por Ursi (2005). Resultado: Há uma escassa literatura abordando a mentoria reversa. A mentoria tradicional e reversa somam esforços para o bem coletivo na pandemia. Para isso, os envolvidos na relação mentor-mentoreado devem estar a par de seu papel para o maior sucesso nessa nova empreitada. Conclusão: É preciso criar espaços de inserção para educação médica na mentoria, além do âmbito tradicional que é mais ocupado, expandindo para a mentoria reversa especialmente importante na pandemia. |
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