Aprendizagem baseada em equipes: relato de uma experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sakamoto, Sabrina Ramires
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Soliani, Flaviane Cristina Brito Guzzo, Silva, Sabrina Piccinelli Zanchettin, Tirapeli, Keny Gonçalves, Gomes, Giseli da Silva Toquetto, de Oliveira, Elen Cristiane Doná, Agostini, Lucas, Fabrizzi, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/57889
Resumo: Motivar a aprendizagem em grupo proporcionadas pela utilização do método ABE, bem como que o ambiente de aprendizagem em pequenos grupos, quando comparado ao modelo tradicional de aprendizagem competitiva e individualista, traz um maior sentimento de realização dos estudantes, além de estimular o raciocínio aprofundado e pensamento crítico. Estes resultados positivos, principalmente na construção de habilidades, contribuem com a formação de um profissional criativo, reflexivo e independente. Nesta presente experiência, de forma geral, os alunos demonstraram excelente aceitação do método, destacaram pontos como a importância do estímulo à responsabilidade e à autonomia, a facilidade de identificar dificuldades e potencialidades, além de terem achado o método dinâmico e motivante.
id BJRH-0_f4a514ada8cab104721c544b23c37be0
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57889
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Aprendizagem baseada em equipes: relato de uma experiênciaensinometodologias ativasensino superiorpensamento críticoaprendizagem em grupoMotivar a aprendizagem em grupo proporcionadas pela utilização do método ABE, bem como que o ambiente de aprendizagem em pequenos grupos, quando comparado ao modelo tradicional de aprendizagem competitiva e individualista, traz um maior sentimento de realização dos estudantes, além de estimular o raciocínio aprofundado e pensamento crítico. Estes resultados positivos, principalmente na construção de habilidades, contribuem com a formação de um profissional criativo, reflexivo e independente. Nesta presente experiência, de forma geral, os alunos demonstraram excelente aceitação do método, destacaram pontos como a importância do estímulo à responsabilidade e à autonomia, a facilidade de identificar dificuldades e potencialidades, além de terem achado o método dinâmico e motivante.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5788910.34119/bjhrv6n2-041Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 2 (2023); 4970-4984Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 2 (2023); 4970-4984Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 2 (2023); 4970-49842595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/57889/42243Sakamoto, Sabrina RamiresSoliani, Flaviane Cristina Brito GuzzoSilva, Sabrina Piccinelli ZanchettinTirapeli, Keny GonçalvesGomes, Giseli da Silva Toquettode Oliveira, Elen Cristiane DonáAgostini, LucasFabrizzi, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-08T14:52:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57889Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-03-08T14:52:23Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem baseada em equipes: relato de uma experiência
title Aprendizagem baseada em equipes: relato de uma experiência
spellingShingle Aprendizagem baseada em equipes: relato de uma experiência
Sakamoto, Sabrina Ramires
ensino
metodologias ativas
ensino superior
pensamento crítico
aprendizagem em grupo
title_short Aprendizagem baseada em equipes: relato de uma experiência
title_full Aprendizagem baseada em equipes: relato de uma experiência
title_fullStr Aprendizagem baseada em equipes: relato de uma experiência
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em equipes: relato de uma experiência
title_sort Aprendizagem baseada em equipes: relato de uma experiência
author Sakamoto, Sabrina Ramires
author_facet Sakamoto, Sabrina Ramires
Soliani, Flaviane Cristina Brito Guzzo
Silva, Sabrina Piccinelli Zanchettin
Tirapeli, Keny Gonçalves
Gomes, Giseli da Silva Toquetto
de Oliveira, Elen Cristiane Doná
Agostini, Lucas
Fabrizzi, Fernando
author_role author
author2 Soliani, Flaviane Cristina Brito Guzzo
Silva, Sabrina Piccinelli Zanchettin
Tirapeli, Keny Gonçalves
Gomes, Giseli da Silva Toquetto
de Oliveira, Elen Cristiane Doná
Agostini, Lucas
Fabrizzi, Fernando
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sakamoto, Sabrina Ramires
Soliani, Flaviane Cristina Brito Guzzo
Silva, Sabrina Piccinelli Zanchettin
Tirapeli, Keny Gonçalves
Gomes, Giseli da Silva Toquetto
de Oliveira, Elen Cristiane Doná
Agostini, Lucas
Fabrizzi, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv ensino
metodologias ativas
ensino superior
pensamento crítico
aprendizagem em grupo
topic ensino
metodologias ativas
ensino superior
pensamento crítico
aprendizagem em grupo
description Motivar a aprendizagem em grupo proporcionadas pela utilização do método ABE, bem como que o ambiente de aprendizagem em pequenos grupos, quando comparado ao modelo tradicional de aprendizagem competitiva e individualista, traz um maior sentimento de realização dos estudantes, além de estimular o raciocínio aprofundado e pensamento crítico. Estes resultados positivos, principalmente na construção de habilidades, contribuem com a formação de um profissional criativo, reflexivo e independente. Nesta presente experiência, de forma geral, os alunos demonstraram excelente aceitação do método, destacaram pontos como a importância do estímulo à responsabilidade e à autonomia, a facilidade de identificar dificuldades e potencialidades, além de terem achado o método dinâmico e motivante.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/57889
10.34119/bjhrv6n2-041
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/57889
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n2-041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/57889/42243
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 2 (2023); 4970-4984
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 2 (2023); 4970-4984
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 2 (2023); 4970-4984
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240027258814464