Aprendizagem baseada em equipes: relato de uma experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/57889 |
Resumo: | Motivar a aprendizagem em grupo proporcionadas pela utilização do método ABE, bem como que o ambiente de aprendizagem em pequenos grupos, quando comparado ao modelo tradicional de aprendizagem competitiva e individualista, traz um maior sentimento de realização dos estudantes, além de estimular o raciocínio aprofundado e pensamento crítico. Estes resultados positivos, principalmente na construção de habilidades, contribuem com a formação de um profissional criativo, reflexivo e independente. Nesta presente experiência, de forma geral, os alunos demonstraram excelente aceitação do método, destacaram pontos como a importância do estímulo à responsabilidade e à autonomia, a facilidade de identificar dificuldades e potencialidades, além de terem achado o método dinâmico e motivante. |
id |
BJRH-0_f4a514ada8cab104721c544b23c37be0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57889 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem baseada em equipes: relato de uma experiênciaensinometodologias ativasensino superiorpensamento críticoaprendizagem em grupoMotivar a aprendizagem em grupo proporcionadas pela utilização do método ABE, bem como que o ambiente de aprendizagem em pequenos grupos, quando comparado ao modelo tradicional de aprendizagem competitiva e individualista, traz um maior sentimento de realização dos estudantes, além de estimular o raciocínio aprofundado e pensamento crítico. Estes resultados positivos, principalmente na construção de habilidades, contribuem com a formação de um profissional criativo, reflexivo e independente. Nesta presente experiência, de forma geral, os alunos demonstraram excelente aceitação do método, destacaram pontos como a importância do estímulo à responsabilidade e à autonomia, a facilidade de identificar dificuldades e potencialidades, além de terem achado o método dinâmico e motivante.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5788910.34119/bjhrv6n2-041Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 2 (2023); 4970-4984Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 2 (2023); 4970-4984Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 2 (2023); 4970-49842595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/57889/42243Sakamoto, Sabrina RamiresSoliani, Flaviane Cristina Brito GuzzoSilva, Sabrina Piccinelli ZanchettinTirapeli, Keny GonçalvesGomes, Giseli da Silva Toquettode Oliveira, Elen Cristiane DonáAgostini, LucasFabrizzi, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-08T14:52:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57889Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-03-08T14:52:23Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em equipes: relato de uma experiência |
title |
Aprendizagem baseada em equipes: relato de uma experiência |
spellingShingle |
Aprendizagem baseada em equipes: relato de uma experiência Sakamoto, Sabrina Ramires ensino metodologias ativas ensino superior pensamento crítico aprendizagem em grupo |
title_short |
Aprendizagem baseada em equipes: relato de uma experiência |
title_full |
Aprendizagem baseada em equipes: relato de uma experiência |
title_fullStr |
Aprendizagem baseada em equipes: relato de uma experiência |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem baseada em equipes: relato de uma experiência |
title_sort |
Aprendizagem baseada em equipes: relato de uma experiência |
author |
Sakamoto, Sabrina Ramires |
author_facet |
Sakamoto, Sabrina Ramires Soliani, Flaviane Cristina Brito Guzzo Silva, Sabrina Piccinelli Zanchettin Tirapeli, Keny Gonçalves Gomes, Giseli da Silva Toquetto de Oliveira, Elen Cristiane Doná Agostini, Lucas Fabrizzi, Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Soliani, Flaviane Cristina Brito Guzzo Silva, Sabrina Piccinelli Zanchettin Tirapeli, Keny Gonçalves Gomes, Giseli da Silva Toquetto de Oliveira, Elen Cristiane Doná Agostini, Lucas Fabrizzi, Fernando |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sakamoto, Sabrina Ramires Soliani, Flaviane Cristina Brito Guzzo Silva, Sabrina Piccinelli Zanchettin Tirapeli, Keny Gonçalves Gomes, Giseli da Silva Toquetto de Oliveira, Elen Cristiane Doná Agostini, Lucas Fabrizzi, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino metodologias ativas ensino superior pensamento crítico aprendizagem em grupo |
topic |
ensino metodologias ativas ensino superior pensamento crítico aprendizagem em grupo |
description |
Motivar a aprendizagem em grupo proporcionadas pela utilização do método ABE, bem como que o ambiente de aprendizagem em pequenos grupos, quando comparado ao modelo tradicional de aprendizagem competitiva e individualista, traz um maior sentimento de realização dos estudantes, além de estimular o raciocínio aprofundado e pensamento crítico. Estes resultados positivos, principalmente na construção de habilidades, contribuem com a formação de um profissional criativo, reflexivo e independente. Nesta presente experiência, de forma geral, os alunos demonstraram excelente aceitação do método, destacaram pontos como a importância do estímulo à responsabilidade e à autonomia, a facilidade de identificar dificuldades e potencialidades, além de terem achado o método dinâmico e motivante. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/57889 10.34119/bjhrv6n2-041 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/57889 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv6n2-041 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/57889/42243 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 2 (2023); 4970-4984 Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 2 (2023); 4970-4984 Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 2 (2023); 4970-4984 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240027258814464 |