Materiais didáticos para o ensino da matemática no final do século XIX: um retorno à obra de Abílio César Borges
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
Texto Completo: | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9851 |
Resumo: | Este artigo trata do problema dos significados atribuídos aos materiais didáticos para o ensino da matemática elementar, no contexto brasileiro dos últimos anos do século XIX. Mais especificamente, analisa o chamado aparelho múltiplo escolar, um conjunto de recursos, criado e divulgado pelo educador Abílio César Borges, o Barão de Macaúbas. Os resultados indicam que no contexto da expansão da educação popular no Brasil, a difusão do mencionado aparelho ocorreu em colégios particulares. Expressou uma apropriação do método intuitivo, visando materializar aspectos abstratos da matemática escolar. A materialidade do recurso didático simbolizava a modernização da instrução escolar da época considerada. |
id |
CAMP-1_e6d3f2576acd069bfb77c64fd0c7fc16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9851 |
network_acronym_str |
CAMP-1 |
network_name_str |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
repository_id_str |
|
spelling |
Materiais didáticos para o ensino da matemática no final do século XIX: um retorno à obra de Abílio César BorgesAparelho múltiplo escolar. Materiais didáticos. Didática da Matemática.Este artigo trata do problema dos significados atribuídos aos materiais didáticos para o ensino da matemática elementar, no contexto brasileiro dos últimos anos do século XIX. Mais especificamente, analisa o chamado aparelho múltiplo escolar, um conjunto de recursos, criado e divulgado pelo educador Abílio César Borges, o Barão de Macaúbas. Os resultados indicam que no contexto da expansão da educação popular no Brasil, a difusão do mencionado aparelho ocorreu em colégios particulares. Expressou uma apropriação do método intuitivo, visando materializar aspectos abstratos da matemática escolar. A materialidade do recurso didático simbolizava a modernização da instrução escolar da época considerada.Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas2019-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/985110.20888/ridphe_r.v5i0.9851RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 5 (2019): Publicação Contínua; e019019RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019019Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e0190192447-746Xreponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9851/7589dossiê a ser organizado por Wagner Rodrigues ValenteCopyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPais, Luiz Carlos2020-05-01T00:18:37Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9851Revistahttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIDPHE-RPUBhttp://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHE-R/oai||mcris@unicamp.br2447-746X2447-746Xopendoar:2020-05-01T00:18:37Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Materiais didáticos para o ensino da matemática no final do século XIX: um retorno à obra de Abílio César Borges |
title |
Materiais didáticos para o ensino da matemática no final do século XIX: um retorno à obra de Abílio César Borges |
spellingShingle |
Materiais didáticos para o ensino da matemática no final do século XIX: um retorno à obra de Abílio César Borges Pais, Luiz Carlos Aparelho múltiplo escolar. Materiais didáticos. Didática da Matemática. |
title_short |
Materiais didáticos para o ensino da matemática no final do século XIX: um retorno à obra de Abílio César Borges |
title_full |
Materiais didáticos para o ensino da matemática no final do século XIX: um retorno à obra de Abílio César Borges |
title_fullStr |
Materiais didáticos para o ensino da matemática no final do século XIX: um retorno à obra de Abílio César Borges |
title_full_unstemmed |
Materiais didáticos para o ensino da matemática no final do século XIX: um retorno à obra de Abílio César Borges |
title_sort |
Materiais didáticos para o ensino da matemática no final do século XIX: um retorno à obra de Abílio César Borges |
author |
Pais, Luiz Carlos |
author_facet |
Pais, Luiz Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pais, Luiz Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aparelho múltiplo escolar. Materiais didáticos. Didática da Matemática. |
topic |
Aparelho múltiplo escolar. Materiais didáticos. Didática da Matemática. |
description |
Este artigo trata do problema dos significados atribuídos aos materiais didáticos para o ensino da matemática elementar, no contexto brasileiro dos últimos anos do século XIX. Mais especificamente, analisa o chamado aparelho múltiplo escolar, um conjunto de recursos, criado e divulgado pelo educador Abílio César Borges, o Barão de Macaúbas. Os resultados indicam que no contexto da expansão da educação popular no Brasil, a difusão do mencionado aparelho ocorreu em colégios particulares. Expressou uma apropriação do método intuitivo, visando materializar aspectos abstratos da matemática escolar. A materialidade do recurso didático simbolizava a modernização da instrução escolar da época considerada. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/book |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9851 10.20888/ridphe_r.v5i0.9851 |
url |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9851 |
identifier_str_mv |
10.20888/ridphe_r.v5i0.9851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9851/7589 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
dossiê a ser organizado por Wagner Rodrigues Valente |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 5 (2019): Publicação Contínua; e019019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019019 Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019019 2447-746X reponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
collection |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mcris@unicamp.br |
_version_ |
1754302834904399872 |