Materiais didáticos para o ensino da matemática no final do século XIX: um retorno à obra de Abílio César Borges

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pais, Luiz Carlos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
Texto Completo: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9851
Resumo: Este artigo trata do problema dos significados atribuídos aos materiais didáticos para o ensino da matemática elementar, no contexto brasileiro dos últimos anos do século XIX. Mais especificamente, analisa o chamado aparelho múltiplo escolar, um conjunto de recursos, criado e divulgado pelo educador Abílio César Borges, o Barão de Macaúbas. Os resultados indicam que no contexto da expansão da educação popular no Brasil, a difusão do mencionado aparelho ocorreu em colégios particulares. Expressou uma apropriação do método intuitivo, visando materializar aspectos abstratos da matemática escolar. A materialidade do recurso didático simbolizava a modernização da instrução escolar da época considerada.
id CAMP-1_e6d3f2576acd069bfb77c64fd0c7fc16
oai_identifier_str oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9851
network_acronym_str CAMP-1
network_name_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
repository_id_str
spelling Materiais didáticos para o ensino da matemática no final do século XIX: um retorno à obra de Abílio César BorgesAparelho múltiplo escolar. Materiais didáticos. Didática da Matemática.Este artigo trata do problema dos significados atribuídos aos materiais didáticos para o ensino da matemática elementar, no contexto brasileiro dos últimos anos do século XIX. Mais especificamente, analisa o chamado aparelho múltiplo escolar, um conjunto de recursos, criado e divulgado pelo educador Abílio César Borges, o Barão de Macaúbas. Os resultados indicam que no contexto da expansão da educação popular no Brasil, a difusão do mencionado aparelho ocorreu em colégios particulares. Expressou uma apropriação do método intuitivo, visando materializar aspectos abstratos da matemática escolar. A materialidade do recurso didático simbolizava a modernização da instrução escolar da época considerada.Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas2019-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/985110.20888/ridphe_r.v5i0.9851RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 5 (2019): Publicação Contínua; e019019RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019019Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e0190192447-746Xreponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9851/7589dossiê a ser organizado por Wagner Rodrigues ValenteCopyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPais, Luiz Carlos2020-05-01T00:18:37Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9851Revistahttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIDPHE-RPUBhttp://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHE-R/oai||mcris@unicamp.br2447-746X2447-746Xopendoar:2020-05-01T00:18:37Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Materiais didáticos para o ensino da matemática no final do século XIX: um retorno à obra de Abílio César Borges
title Materiais didáticos para o ensino da matemática no final do século XIX: um retorno à obra de Abílio César Borges
spellingShingle Materiais didáticos para o ensino da matemática no final do século XIX: um retorno à obra de Abílio César Borges
Pais, Luiz Carlos
Aparelho múltiplo escolar. Materiais didáticos. Didática da Matemática.
title_short Materiais didáticos para o ensino da matemática no final do século XIX: um retorno à obra de Abílio César Borges
title_full Materiais didáticos para o ensino da matemática no final do século XIX: um retorno à obra de Abílio César Borges
title_fullStr Materiais didáticos para o ensino da matemática no final do século XIX: um retorno à obra de Abílio César Borges
title_full_unstemmed Materiais didáticos para o ensino da matemática no final do século XIX: um retorno à obra de Abílio César Borges
title_sort Materiais didáticos para o ensino da matemática no final do século XIX: um retorno à obra de Abílio César Borges
author Pais, Luiz Carlos
author_facet Pais, Luiz Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pais, Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Aparelho múltiplo escolar. Materiais didáticos. Didática da Matemática.
topic Aparelho múltiplo escolar. Materiais didáticos. Didática da Matemática.
description Este artigo trata do problema dos significados atribuídos aos materiais didáticos para o ensino da matemática elementar, no contexto brasileiro dos últimos anos do século XIX. Mais especificamente, analisa o chamado aparelho múltiplo escolar, um conjunto de recursos, criado e divulgado pelo educador Abílio César Borges, o Barão de Macaúbas. Os resultados indicam que no contexto da expansão da educação popular no Brasil, a difusão do mencionado aparelho ocorreu em colégios particulares. Expressou uma apropriação do método intuitivo, visando materializar aspectos abstratos da matemática escolar. A materialidade do recurso didático simbolizava a modernização da instrução escolar da época considerada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/book
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9851
10.20888/ridphe_r.v5i0.9851
url https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9851
identifier_str_mv 10.20888/ridphe_r.v5i0.9851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9851/7589
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv dossiê a ser organizado por Wagner Rodrigues Valente
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 5 (2019): Publicação Contínua; e019019
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019019
Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019019
2447-746X
reponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
collection Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
repository.name.fl_str_mv Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||mcris@unicamp.br
_version_ 1754302834904399872