Orientações para o uso didático de materiais na escola primária: um estudo em revistas pedagógicas (1891 – 1916)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) |
Texto Completo: | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9904 |
Resumo: | Este estudo histórico analisou artigos de revistas pedagógicas, publicadas em diferentes estados brasileiros, no período 1891 a 1916. Nestas fontes, buscou-se conhecer recomendações e orientações para o uso didático de materiais nas aulas de aritmética da escola primária. É possível afirmar que os autores destes artigos sugeriram para os professores leitores que utilizassem diversificados materiais em suas aulas de aritmética apresentando modelos de atividades que envolvessem os alunos na observação, comparação e manipulação desses materiais, na resolução de exercícios e problemas, de forma a auxiliá-los na compreensão dos conceitos aritméticos estudados. Em suma, esses artigos disseminaram fundamentos do método intuitivo para as escolas primárias brasileiras naquele período. |
id |
CAMP-1_78d871a377a23e61fedefb1aa313b4fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9904 |
network_acronym_str |
CAMP-1 |
network_name_str |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) |
repository_id_str |
|
spelling |
Orientações para o uso didático de materiais na escola primária: um estudo em revistas pedagógicas (1891 – 1916)Escola primária. Método intuitivo. Revistas pedagógicas.Este estudo histórico analisou artigos de revistas pedagógicas, publicadas em diferentes estados brasileiros, no período 1891 a 1916. Nestas fontes, buscou-se conhecer recomendações e orientações para o uso didático de materiais nas aulas de aritmética da escola primária. É possível afirmar que os autores destes artigos sugeriram para os professores leitores que utilizassem diversificados materiais em suas aulas de aritmética apresentando modelos de atividades que envolvessem os alunos na observação, comparação e manipulação desses materiais, na resolução de exercícios e problemas, de forma a auxiliá-los na compreensão dos conceitos aritméticos estudados. Em suma, esses artigos disseminaram fundamentos do método intuitivo para as escolas primárias brasileiras naquele período.Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/990410.20888/ridphe_r.v5i0.9904Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019032RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019032RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 5 (2019): Publicação Contínua; e0190322447-746Xreponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9904/7999Artigo para DossiêCopyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, RosimeireDuarte, Aparecida Rodrigues SilvaCruz, Érica Nadir de Andrade2020-05-01T00:18:37Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9904Revistahttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIDPHE-RPUBhttp://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHE-R/oai||mcris@unicamp.br2447-746X2447-746Xopendoar:2020-05-01T00:18:37Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orientações para o uso didático de materiais na escola primária: um estudo em revistas pedagógicas (1891 – 1916) |
title |
Orientações para o uso didático de materiais na escola primária: um estudo em revistas pedagógicas (1891 – 1916) |
spellingShingle |
Orientações para o uso didático de materiais na escola primária: um estudo em revistas pedagógicas (1891 – 1916) Borges, Rosimeire Escola primária. Método intuitivo. Revistas pedagógicas. |
title_short |
Orientações para o uso didático de materiais na escola primária: um estudo em revistas pedagógicas (1891 – 1916) |
title_full |
Orientações para o uso didático de materiais na escola primária: um estudo em revistas pedagógicas (1891 – 1916) |
title_fullStr |
Orientações para o uso didático de materiais na escola primária: um estudo em revistas pedagógicas (1891 – 1916) |
title_full_unstemmed |
Orientações para o uso didático de materiais na escola primária: um estudo em revistas pedagógicas (1891 – 1916) |
title_sort |
Orientações para o uso didático de materiais na escola primária: um estudo em revistas pedagógicas (1891 – 1916) |
author |
Borges, Rosimeire |
author_facet |
Borges, Rosimeire Duarte, Aparecida Rodrigues Silva Cruz, Érica Nadir de Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva Cruz, Érica Nadir de Andrade |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Rosimeire Duarte, Aparecida Rodrigues Silva Cruz, Érica Nadir de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola primária. Método intuitivo. Revistas pedagógicas. |
topic |
Escola primária. Método intuitivo. Revistas pedagógicas. |
description |
Este estudo histórico analisou artigos de revistas pedagógicas, publicadas em diferentes estados brasileiros, no período 1891 a 1916. Nestas fontes, buscou-se conhecer recomendações e orientações para o uso didático de materiais nas aulas de aritmética da escola primária. É possível afirmar que os autores destes artigos sugeriram para os professores leitores que utilizassem diversificados materiais em suas aulas de aritmética apresentando modelos de atividades que envolvessem os alunos na observação, comparação e manipulação desses materiais, na resolução de exercícios e problemas, de forma a auxiliá-los na compreensão dos conceitos aritméticos estudados. Em suma, esses artigos disseminaram fundamentos do método intuitivo para as escolas primárias brasileiras naquele período. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9904 10.20888/ridphe_r.v5i0.9904 |
url |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9904 |
identifier_str_mv |
10.20888/ridphe_r.v5i0.9904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9904/7999 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Artigo para Dossiê |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019032 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019032 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 5 (2019): Publicação Contínua; e019032 2447-746X reponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) |
collection |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mcris@unicamp.br |
_version_ |
1809280190842404864 |