O pensamento sonoro-visual de Walter Ruttmann e a música de Berlim : sinfonia de uma Metrópole (1927)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrasco, Claudiney Rodrigues, 1964-
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Chaves, Renan Paiva, 1988-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12705
Resumo: Resumo: Discutimos neste artigo o acompanhamento musical original de Berlim: sinfonia de uma metrópole (1927) de Walter Ruttmann (1887-1941). Buscamos compreender, sobretudo, o pensamento sonoro/ musical que permeia o filme e que se revela também nos textos de Ruttmann. Nossa principal intenção foi levar ao ponto central de observação e debate a temática da música de cinema documental e experimental do período silencioso e sua teorização a partir da obra fílmica e escrita de Walther Ruttman e da partitura original escrita para o filme por Edmund Meisel
id CAMP_0983a1fcc9c9b815f99cf985eb516706
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1350393
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling O pensamento sonoro-visual de Walter Ruttmann e a música de Berlim : sinfonia de uma Metrópole (1927)Ruttmann, Walter, 1887-1941Trilha sonoraDocumentário (Cinema)Cinema mudoSoundtrackDocumentary filmsSilent filmsMúsica de cinemaFilm musicArtigo originalResumo: Discutimos neste artigo o acompanhamento musical original de Berlim: sinfonia de uma metrópole (1927) de Walter Ruttmann (1887-1941). Buscamos compreender, sobretudo, o pensamento sonoro/ musical que permeia o filme e que se revela também nos textos de Ruttmann. Nossa principal intenção foi levar ao ponto central de observação e debate a temática da música de cinema documental e experimental do período silencioso e sua teorização a partir da obra fílmica e escrita de Walther Ruttman e da partitura original escrita para o filme por Edmund MeiselAbstract: This paper discusses the original music score composed for the film Berlin: Symphony of a Metropolis (1927), directed by Walter Ruttmann (1887-1941). We try to understand the film's sound/music conception and its relations with Ruttmann's sound conception revealed in his texts. Our central objective is to observe and analyse the music of the silent documentary film and its theory, based on Ruttmann’s film and texts and the original score composed by Edmund MeiselResumen: Examinamos en este artículo el acompañamiento musical original de Berlín: sinfonía de una gran ciudad (1927), de Walter Ruttmann (1887-1941). Procuramos entender, sobre todo, el pensamiento sonoro/musical que recorre la película y que se revela también en los escritos de Ruttmann. Nuestra principal intención fue llevar al punto central de observación y debate la cuestión de la música de cine documental y experimental del periodo silencioso, y su teorización a partir de la obra tanto fílmica como escrita de Walther Ruttmann, junto con la partitura original compuesta para la película por Edmund MeiselRésumé: Dans cet article, nous étudions l'accompagnement musical original de Berlin, symphonie d'une grande ville (1927), de Walter Ruttmann (1887-1941). Nous cherchons surtout à comprendre la pensée sonore/musicale qui traverse le film et qui apparaît également dans les écrits de Ruttmann. Notre principal objectif est d'analyser et de discuter la thématique de la musique de cinéma documentaire et expérimental de la période du cinéma muet et sa théorisation à partir du travail cinématographique et écrit de Walter Ruttman et de la partition originale écrite pour le film par Edmund MeiselFechadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarrasco, Claudiney Rodrigues, 1964-Chaves, Renan Paiva, 1988-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12705CARRASCO, Claudiney Rodrigues; CHAVES, Renan Paiva. O pensamento sonoro-visual de Walter Ruttmann e a música de Berlim: sinfonia de uma Metrópole (1927). Doc on-line: revista digital de cinema documentario. Covilha : Universidade da Beira Interior/Faculdade de Artes e Letras, 2012. N. 12 (ago., 2012), p. 22-58. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12705. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1350393porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-26T18:32:17Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1350393Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-26T18:32:17Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O pensamento sonoro-visual de Walter Ruttmann e a música de Berlim : sinfonia de uma Metrópole (1927)
title O pensamento sonoro-visual de Walter Ruttmann e a música de Berlim : sinfonia de uma Metrópole (1927)
spellingShingle O pensamento sonoro-visual de Walter Ruttmann e a música de Berlim : sinfonia de uma Metrópole (1927)
Carrasco, Claudiney Rodrigues, 1964-
Ruttmann, Walter, 1887-1941
Trilha sonora
Documentário (Cinema)
Cinema mudo
Soundtrack
Documentary films
Silent films
Música de cinema
Film music
Artigo original
title_short O pensamento sonoro-visual de Walter Ruttmann e a música de Berlim : sinfonia de uma Metrópole (1927)
title_full O pensamento sonoro-visual de Walter Ruttmann e a música de Berlim : sinfonia de uma Metrópole (1927)
title_fullStr O pensamento sonoro-visual de Walter Ruttmann e a música de Berlim : sinfonia de uma Metrópole (1927)
title_full_unstemmed O pensamento sonoro-visual de Walter Ruttmann e a música de Berlim : sinfonia de uma Metrópole (1927)
title_sort O pensamento sonoro-visual de Walter Ruttmann e a música de Berlim : sinfonia de uma Metrópole (1927)
author Carrasco, Claudiney Rodrigues, 1964-
author_facet Carrasco, Claudiney Rodrigues, 1964-
Chaves, Renan Paiva, 1988-
author_role author
author2 Chaves, Renan Paiva, 1988-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrasco, Claudiney Rodrigues, 1964-
Chaves, Renan Paiva, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Ruttmann, Walter, 1887-1941
Trilha sonora
Documentário (Cinema)
Cinema mudo
Soundtrack
Documentary films
Silent films
Música de cinema
Film music
Artigo original
topic Ruttmann, Walter, 1887-1941
Trilha sonora
Documentário (Cinema)
Cinema mudo
Soundtrack
Documentary films
Silent films
Música de cinema
Film music
Artigo original
description Resumo: Discutimos neste artigo o acompanhamento musical original de Berlim: sinfonia de uma metrópole (1927) de Walter Ruttmann (1887-1941). Buscamos compreender, sobretudo, o pensamento sonoro/ musical que permeia o filme e que se revela também nos textos de Ruttmann. Nossa principal intenção foi levar ao ponto central de observação e debate a temática da música de cinema documental e experimental do período silencioso e sua teorização a partir da obra fílmica e escrita de Walther Ruttman e da partitura original escrita para o filme por Edmund Meisel
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/12705
CARRASCO, Claudiney Rodrigues; CHAVES, Renan Paiva. O pensamento sonoro-visual de Walter Ruttmann e a música de Berlim: sinfonia de uma Metrópole (1927). Doc on-line: revista digital de cinema documentario. Covilha : Universidade da Beira Interior/Faculdade de Artes e Letras, 2012. N. 12 (ago., 2012), p. 22-58. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12705. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/12705
identifier_str_mv CARRASCO, Claudiney Rodrigues; CHAVES, Renan Paiva. O pensamento sonoro-visual de Walter Ruttmann e a música de Berlim: sinfonia de uma Metrópole (1927). Doc on-line: revista digital de cinema documentario. Covilha : Universidade da Beira Interior/Faculdade de Artes e Letras, 2012. N. 12 (ago., 2012), p. 22-58. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12705. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1350393
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030831467986944