"Remember, it is I who am here to pray for you" : decolonização e resgate da autoridade religiosa/espiritual em La Loca Santa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/14649 |
Resumo: | Resumo: Glória Anzaldúa defende a recriação da auto-história das mulheres chicanas, o que culminaria na recriação da história cultural de todo o grupo. Nessa perspectiva, Ana Castillo argumenta em prol de revisitação e reinterpretação de modelos tradicionais impostos às mulheres chicanas, a fim de decolonizá-los e repensá-los enquanto fontes de força e poder para si sem que isso signifique a destruição de todos os valores tradicionais herdados da ancestralidade ameríndia e da influência espanhola. Assim, o objetivo desse artigo é analisar o resgate e, ao mesmo tempo, a reescritura da memória coletiva em So Far from God (1993), de Ana Castillo, por meio da análise da busca pela decolonialização e reconquista da autoridade religiosa e espiritual das mulheres chicanas simbolizada na construção da personagem La Loca Santa; uma representação que mescla a deusa mãe ancestral ameríndia Tonantzin com a mãe católica de origem colonial espanhola Guadalupe. Assim, refletiremos sobre as características de Tonantzin, a historiografia de Guadalupe, as implicações da religiosidade na identidade das mulheres chicanas e o desenvolvimento da personagem que evoca essas duas figuras míticas divinas. Para isso, utilizarei teorias como de Jeanette Peterson (1992), Amaia Ibarraran Bigalondo (1999), Michelle Sauer (2000), Glória Anzaldúa (2012, 2015), Ana Castillo (2014), Simona Lozovschi (2016), Yuderkys Miñoso (2020), entre outras. Concluímos que La Loca Santa é concebida enquanto uma figura sincrética que constrói um mundo fora dos limites da dominação colonial, capitalista e patriarcal dentro da própria casa através de um posicionamento que resgata ao mesmo tempo em que reescreve a autoridade espiritual das mulheres chicanas |
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"Remember, it is I who am here to pray for you" : decolonização e resgate da autoridade religiosa/espiritual em La Loca Santa"Remember, it is I who am here to pray for you" : decolonization and rescue of religious/spiritual authority in La Loca SantaMemóriaIdentidade socialLiteratura chicanaDecolonialidadeArtigo originalResumo: Glória Anzaldúa defende a recriação da auto-história das mulheres chicanas, o que culminaria na recriação da história cultural de todo o grupo. Nessa perspectiva, Ana Castillo argumenta em prol de revisitação e reinterpretação de modelos tradicionais impostos às mulheres chicanas, a fim de decolonizá-los e repensá-los enquanto fontes de força e poder para si sem que isso signifique a destruição de todos os valores tradicionais herdados da ancestralidade ameríndia e da influência espanhola. Assim, o objetivo desse artigo é analisar o resgate e, ao mesmo tempo, a reescritura da memória coletiva em So Far from God (1993), de Ana Castillo, por meio da análise da busca pela decolonialização e reconquista da autoridade religiosa e espiritual das mulheres chicanas simbolizada na construção da personagem La Loca Santa; uma representação que mescla a deusa mãe ancestral ameríndia Tonantzin com a mãe católica de origem colonial espanhola Guadalupe. Assim, refletiremos sobre as características de Tonantzin, a historiografia de Guadalupe, as implicações da religiosidade na identidade das mulheres chicanas e o desenvolvimento da personagem que evoca essas duas figuras míticas divinas. Para isso, utilizarei teorias como de Jeanette Peterson (1992), Amaia Ibarraran Bigalondo (1999), Michelle Sauer (2000), Glória Anzaldúa (2012, 2015), Ana Castillo (2014), Simona Lozovschi (2016), Yuderkys Miñoso (2020), entre outras. Concluímos que La Loca Santa é concebida enquanto uma figura sincrética que constrói um mundo fora dos limites da dominação colonial, capitalista e patriarcal dentro da própria casa através de um posicionamento que resgata ao mesmo tempo em que reescreve a autoridade espiritual das mulheres chicanasAbstract: Glória Anzaldúa defends the recreation of the self-history of Chicano women, which would culminate in the recreation of the cultural history of the entire group. In this perspective, Ana Castillo argues in favor of revisiting and reinterpreting traditional models imposed on Chicano women to decolonize and rethink them as sources of strength and power without this meaning the destruction of all inherited traditional values of the Amerindian ancestry and Spanish influence. Thus, the objective of this article is to rescue and at the same time rewrite the collective memory in So Far from God (1993), by Ana Castillo, through the analysis of the search for decolonialization and the reconquest of the authority and spirituality of Chicano women symbolized in the construction of the character La Loca Santa; a representation that mixes the Amerindian ancestral mother goddess Tonantzin with the Catholic mother of Spanish colonial origin Guadalupe. Thus, we will reflect on the characteristics of Tonantzin, the historiography of Guadalupe, as implications of women's religiosity in the identity of Chicano women and the development of the character that evokes these two divine mythical figures. For this, I will use the theories of Jeanette Peterson (1992), Amaia Ibarraran Bigalondo (1999), Michelle Sauer (2000), Glória Anzaldúa (2012, 2015), Ana Castillo (2014), Simona Lozovski (2016), Yuderkys Miñoso (2020), among others. We conclude that La Loca Santa is conceived as a syncretic figure that builds a world outside the limits of colonial, capitalist and patriarchal domination within the house itself through a positioning that rescues at the same time that it rewrites the spiritual authority of Chicano womenAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAndrade, Brenda Carlos de, 1980-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14649ANDRADE, Brenda Carlos de. "Remember, it is I who am here to pray for you": decolonização e resgate da autoridade religiosa/espiritual em La Loca Santa. Revista Artêmis: estudos de gênero, feminismo e sexualidades. Joao Pessoa, PB : Universidade Federal da Paraíba, 2022. Vol. 34, n. 1 Leituras decoloniais e feministas na literatura e outras artes (jul./dez., 2022), p. 64-87. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14649. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345643porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-10T08:45:22Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1345643Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-10T08:45:22Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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