O sonho de Lagrange

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magossi, José Carlos, 1963-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10858
Resumo: Resumo: É comum dizer que os cursos de Cálculo são por demais teóricos e, desse modo, geram insatisfação em seus estudantes. O objetivo deste artigo é indicar que, dentre os vários motivos que acarretam essas dificuldades e desagrado, aqueles voltados ao não entendimento da aritmetização da matemática, frase de Felix Klein no século XIX, são os mais relevantes. Tal alegação fundamenta-se na percepção das dificuldades erigidas no decorrer do árduo processo histórico que culminou com o rigor na matemática. Entende-se que dificuldades semelhantes podem ocorrer com estudantes que ascendem à Universidade sem um preparo adequado ao manuseio dessa nova aritmética. Neste artigo exibem-se exemplos divisores de águas entre a aritmética do colégio e a aritmética presente em cursos de Cálculo. Estima-se que o estudante, ao ser-lhe esclarecido que o curso de Cálculo está alicerçado nessa nova aritmética, possa dirimir esforços do pensamento voltado à aritmética do colégio para lançá-lo na compreensão do processo de aritmetização da matemática. Caso contrário, ele pode entender que, no curso de Cálculo, a aritmética do colégio, além de necessária, seja também suficiente
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