Media Literacy : uma experiência brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Akhras, Fábio Nauras, 1954-
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Santos, Lilian Cristina dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16203
Resumo: Resumo: O presente trabalho teve como objetivo a formulação e aplicação de um curso de Media Literacy – Alfabetização em Mídias, que levasse em conta o contexto sócio-econômico e psicossocial das crianças brasileiras. Esse curso, num primeiro momento, visa a desconstrução dos conteúdos midiáticos presentes na vida dos alunos. Essa desconstrução se dá pela verificação do emissor, da mensagem e do receptor, da análise da linguagem cinematográfica e televisiva, e dos mecanismos da publicidade. Dividimos o curso em análise de linguagem e discussão de conteúdos que sejam relevantes para a formação social das crianças, bem como para o aumento de seu repertório audiovisual
id CAMP_307f1c15bb35c7525914dab6265aea60
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376853
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Media Literacy : uma experiência brasileiraPropagandaMedia literacyAlfabetização em mídiasLinguagem de cinemaLinguagem de televisãoAdvertisingCinema languageTelevision languageDossiêResumo: O presente trabalho teve como objetivo a formulação e aplicação de um curso de Media Literacy – Alfabetização em Mídias, que levasse em conta o contexto sócio-econômico e psicossocial das crianças brasileiras. Esse curso, num primeiro momento, visa a desconstrução dos conteúdos midiáticos presentes na vida dos alunos. Essa desconstrução se dá pela verificação do emissor, da mensagem e do receptor, da análise da linguagem cinematográfica e televisiva, e dos mecanismos da publicidade. Dividimos o curso em análise de linguagem e discussão de conteúdos que sejam relevantes para a formação social das crianças, bem como para o aumento de seu repertório audiovisualAbstract: The objective of this work has been the development and application of a course on media literacy, taking into consideration the socioeconomic and sociopsychological context of the brazilian children. The first aim of this course is the deconstruction of the media contents present in the children’s daily life. This deconstruction occurs through the identification of the sender, the message and the receptor, and the analysis of the cinematographic and television language as well as the mechanisms of advertising. We have divided the course into the analysis of language and the discussion of contents that are relevant for the social formation of the children and for the growing of their audiovisual repertoireAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAkhras, Fábio Nauras, 1954-Santos, Lilian Cristina dos2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16203AKHRAS, Fábio Nauras; SANTOS, Lilian Cristina dos. Media Literacy: uma experiência brasileira. Rumores. São Paulo, SP : USP/Escola de Comunicações e Artes, 2011. v. 5, n. 10, p. 80-104, jul./dez. 2011. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16203. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376853porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-25T16:27:57Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376853Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-25T16:27:57Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Media Literacy : uma experiência brasileira
title Media Literacy : uma experiência brasileira
spellingShingle Media Literacy : uma experiência brasileira
Akhras, Fábio Nauras, 1954-
Propaganda
Media literacy
Alfabetização em mídias
Linguagem de cinema
Linguagem de televisão
Advertising
Cinema language
Television language
Dossiê
title_short Media Literacy : uma experiência brasileira
title_full Media Literacy : uma experiência brasileira
title_fullStr Media Literacy : uma experiência brasileira
title_full_unstemmed Media Literacy : uma experiência brasileira
title_sort Media Literacy : uma experiência brasileira
author Akhras, Fábio Nauras, 1954-
author_facet Akhras, Fábio Nauras, 1954-
Santos, Lilian Cristina dos
author_role author
author2 Santos, Lilian Cristina dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Akhras, Fábio Nauras, 1954-
Santos, Lilian Cristina dos
dc.subject.por.fl_str_mv Propaganda
Media literacy
Alfabetização em mídias
Linguagem de cinema
Linguagem de televisão
Advertising
Cinema language
Television language
Dossiê
topic Propaganda
Media literacy
Alfabetização em mídias
Linguagem de cinema
Linguagem de televisão
Advertising
Cinema language
Television language
Dossiê
description Resumo: O presente trabalho teve como objetivo a formulação e aplicação de um curso de Media Literacy – Alfabetização em Mídias, que levasse em conta o contexto sócio-econômico e psicossocial das crianças brasileiras. Esse curso, num primeiro momento, visa a desconstrução dos conteúdos midiáticos presentes na vida dos alunos. Essa desconstrução se dá pela verificação do emissor, da mensagem e do receptor, da análise da linguagem cinematográfica e televisiva, e dos mecanismos da publicidade. Dividimos o curso em análise de linguagem e discussão de conteúdos que sejam relevantes para a formação social das crianças, bem como para o aumento de seu repertório audiovisual
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/16203
AKHRAS, Fábio Nauras; SANTOS, Lilian Cristina dos. Media Literacy: uma experiência brasileira. Rumores. São Paulo, SP : USP/Escola de Comunicações e Artes, 2011. v. 5, n. 10, p. 80-104, jul./dez. 2011. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16203. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/16203
identifier_str_mv AKHRAS, Fábio Nauras; SANTOS, Lilian Cristina dos. Media Literacy: uma experiência brasileira. Rumores. São Paulo, SP : USP/Escola de Comunicações e Artes, 2011. v. 5, n. 10, p. 80-104, jul./dez. 2011. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16203. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376853
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030835780780032