Media Literacy : uma experiência brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/16203 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho teve como objetivo a formulação e aplicação de um curso de Media Literacy – Alfabetização em Mídias, que levasse em conta o contexto sócio-econômico e psicossocial das crianças brasileiras. Esse curso, num primeiro momento, visa a desconstrução dos conteúdos midiáticos presentes na vida dos alunos. Essa desconstrução se dá pela verificação do emissor, da mensagem e do receptor, da análise da linguagem cinematográfica e televisiva, e dos mecanismos da publicidade. Dividimos o curso em análise de linguagem e discussão de conteúdos que sejam relevantes para a formação social das crianças, bem como para o aumento de seu repertório audiovisual |
id |
CAMP_307f1c15bb35c7525914dab6265aea60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376853 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Media Literacy : uma experiência brasileiraPropagandaMedia literacyAlfabetização em mídiasLinguagem de cinemaLinguagem de televisãoAdvertisingCinema languageTelevision languageDossiêResumo: O presente trabalho teve como objetivo a formulação e aplicação de um curso de Media Literacy – Alfabetização em Mídias, que levasse em conta o contexto sócio-econômico e psicossocial das crianças brasileiras. Esse curso, num primeiro momento, visa a desconstrução dos conteúdos midiáticos presentes na vida dos alunos. Essa desconstrução se dá pela verificação do emissor, da mensagem e do receptor, da análise da linguagem cinematográfica e televisiva, e dos mecanismos da publicidade. Dividimos o curso em análise de linguagem e discussão de conteúdos que sejam relevantes para a formação social das crianças, bem como para o aumento de seu repertório audiovisualAbstract: The objective of this work has been the development and application of a course on media literacy, taking into consideration the socioeconomic and sociopsychological context of the brazilian children. The first aim of this course is the deconstruction of the media contents present in the children’s daily life. This deconstruction occurs through the identification of the sender, the message and the receptor, and the analysis of the cinematographic and television language as well as the mechanisms of advertising. We have divided the course into the analysis of language and the discussion of contents that are relevant for the social formation of the children and for the growing of their audiovisual repertoireAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAkhras, Fábio Nauras, 1954-Santos, Lilian Cristina dos2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16203AKHRAS, Fábio Nauras; SANTOS, Lilian Cristina dos. Media Literacy: uma experiência brasileira. Rumores. São Paulo, SP : USP/Escola de Comunicações e Artes, 2011. v. 5, n. 10, p. 80-104, jul./dez. 2011. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16203. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376853porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-25T16:27:57Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376853Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-25T16:27:57Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Media Literacy : uma experiência brasileira |
title |
Media Literacy : uma experiência brasileira |
spellingShingle |
Media Literacy : uma experiência brasileira Akhras, Fábio Nauras, 1954- Propaganda Media literacy Alfabetização em mídias Linguagem de cinema Linguagem de televisão Advertising Cinema language Television language Dossiê |
title_short |
Media Literacy : uma experiência brasileira |
title_full |
Media Literacy : uma experiência brasileira |
title_fullStr |
Media Literacy : uma experiência brasileira |
title_full_unstemmed |
Media Literacy : uma experiência brasileira |
title_sort |
Media Literacy : uma experiência brasileira |
author |
Akhras, Fábio Nauras, 1954- |
author_facet |
Akhras, Fábio Nauras, 1954- Santos, Lilian Cristina dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Lilian Cristina dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Akhras, Fábio Nauras, 1954- Santos, Lilian Cristina dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Propaganda Media literacy Alfabetização em mídias Linguagem de cinema Linguagem de televisão Advertising Cinema language Television language Dossiê |
topic |
Propaganda Media literacy Alfabetização em mídias Linguagem de cinema Linguagem de televisão Advertising Cinema language Television language Dossiê |
description |
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo a formulação e aplicação de um curso de Media Literacy – Alfabetização em Mídias, que levasse em conta o contexto sócio-econômico e psicossocial das crianças brasileiras. Esse curso, num primeiro momento, visa a desconstrução dos conteúdos midiáticos presentes na vida dos alunos. Essa desconstrução se dá pela verificação do emissor, da mensagem e do receptor, da análise da linguagem cinematográfica e televisiva, e dos mecanismos da publicidade. Dividimos o curso em análise de linguagem e discussão de conteúdos que sejam relevantes para a formação social das crianças, bem como para o aumento de seu repertório audiovisual |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16203 AKHRAS, Fábio Nauras; SANTOS, Lilian Cristina dos. Media Literacy: uma experiência brasileira. Rumores. São Paulo, SP : USP/Escola de Comunicações e Artes, 2011. v. 5, n. 10, p. 80-104, jul./dez. 2011. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16203. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16203 |
identifier_str_mv |
AKHRAS, Fábio Nauras; SANTOS, Lilian Cristina dos. Media Literacy: uma experiência brasileira. Rumores. São Paulo, SP : USP/Escola de Comunicações e Artes, 2011. v. 5, n. 10, p. 80-104, jul./dez. 2011. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16203. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376853 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030835780780032 |