Julgamentos de gramaticalidade na pesquisa, no ensino e na extensão : popularizando a metodologia da análise gerativa na formação (continuada) de professores
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/9085 |
Resumo: | Resumo: Desenvolver, de maneira harmoniosa e integrada, atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária é a vocação primeira da universidade pública brasileira. O artigo ilustra tal possibilidade a partir das atividades de pesquisa, ensino e extensão promovidas pelo LaCaSa – Laboratório de Cartografia Sintática: Pesquisa e Ensino, um dos grupos de pesquisa do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Nosso objetivo principal aqui é argumentar que a integração dessas três atividades-pilares do ensino superior público no país é possível se se levar em conta aspectos da pesquisa mesma desenvolvida pela instituição universitária, o que é feito, em nosso caso, através da metodologia de investigação que guia as pesquisas de nosso laboratório, nomeadamente a metodologia da gramática Gerativa, que tem, nos julgamentos de gramaticalidade, o seu principal expediente metodológico. Tal expediente é explicado a partir de exemplos de frases do português. Argumentamos que esse mesmo expediente utilizado na pesquisa pode ser implementado no ensino – em disciplinas que envolvem análise linguística na graduação – e na extensão universitária.. |
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Julgamentos de gramaticalidade na pesquisa, no ensino e na extensão : popularizando a metodologia da análise gerativa na formação (continuada) de professoresGrammaticality judgments in research, teaching and community engagement : how to popularize the methodology of the generativeExtensão universitáriaFormação continuadaGramática gerativaUniversity extensionContinuing educationGenerative grammarJulgamentos de gramaticalidadeArtigo originalResumo: Desenvolver, de maneira harmoniosa e integrada, atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária é a vocação primeira da universidade pública brasileira. O artigo ilustra tal possibilidade a partir das atividades de pesquisa, ensino e extensão promovidas pelo LaCaSa – Laboratório de Cartografia Sintática: Pesquisa e Ensino, um dos grupos de pesquisa do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Nosso objetivo principal aqui é argumentar que a integração dessas três atividades-pilares do ensino superior público no país é possível se se levar em conta aspectos da pesquisa mesma desenvolvida pela instituição universitária, o que é feito, em nosso caso, através da metodologia de investigação que guia as pesquisas de nosso laboratório, nomeadamente a metodologia da gramática Gerativa, que tem, nos julgamentos de gramaticalidade, o seu principal expediente metodológico. Tal expediente é explicado a partir de exemplos de frases do português. Argumentamos que esse mesmo expediente utilizado na pesquisa pode ser implementado no ensino – em disciplinas que envolvem análise linguística na graduação – e na extensão universitária..Abstract: Developing teaching, research and community engagement in a harmonious and integrated way is the main goal of the public university institution in Brazil. The paper explores such a possibility based on the research, teaching and community engagement activities promoted by LaCaSa - the Syntactic Cartography Lab: Research and Teaching, one of the research groups of the Institute of Language Studies at the University of Campinas, UNICAMP. Our main goal here is to argue that the integration of these three fundamental activities of the public higher education in the country is possible if one takes into account some aspects of the same research developed by the university institution. In our case, that is done through the methodology guiding the research activities of our laboratory, namely the methodology of Generative grammar. This methodology has, in the grammaticality judgments, its main methodological tool. This tool is illustrated on the basis of Portuguese sentences. We argue that such a methodological device used in research can be implemented in teaching-in courses involving linguistic analysis in undergraduate levels-and in community engagement programs. Regarding this last activity, we discuss the methodology presented to basic education teachers in the "Syntax and the Portuguese Teacher Training" course. This course is offered by the LaCaSa lab in the set of community engagement courses leaded by EXTECAMP, the UNICAMP Extension School. We offer some samples illustrating how a syntactic analysis can be worked out in light of a scientific methodology not only in the course offered to the community but also in basic education. The corollary of this integration-through the methodological tool of the linguistic research-of community engagement (and teaching) activities with research activities is the harmonization of the methodology guiding the research developed by the members of the laboratory with the methodology used in the community engagement course, which can be easily implemented in grammar classes in basic educationAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTescari Neto, Aquiles, 1983-Pereira, Giovanna Santos, 1992-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/9085TESCARI NETO, Aquiles; PEREIRA, Giovanna Santos. Julgamentos de gramaticalidade na pesquisa, no ensino e na extensão: popularizando a metodologia da análise gerativa na formação (continuada) de professores. Revista internacional de extensão da UNICAMP. Campinas, SP : UNICAMP/ProEC, 2021. Vol. 2 (abr. 2021), n. art. e021003, p. 1-10. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9085. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1267966porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-04T15:09:04Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1267966Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-05-04T15:09:04Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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