Da utopia da participação global na Web 2.0 às fake news nas redes sociais : uma discussão epistemológica para uma educação crítica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11435 |
Resumo: | Resumo: O objetivo deste artigo é fornecer uma discussão epistemológica sobre as fake news, entendendo-as não apenas como notícias falsas, mas, de uma forma mais ampla, como informações falsas provenientes de ações deliberadas de desinformação, movidas por interesses econômicos, políticos, ideológicos e sociais, divulgadas em mídias impressas, televisivas, radiofônicas e digitais (online), mormente em redes sociais da internet. Para tanto, discuto a ideia de participação na internet, tomando como base o conceito de Web 2.0, situando-o à luz do conceito de multissinóptico. Em seguida, mostro como elementos de natureza sociotécnica das redes sociais da internet, ao envolverem agentes humanos e não humanos, são mais complexos do que os meios tradicionais de comunicação de massa, e como isso contribui para a produção e proliferação de fake news. Por fim, teço algumas considerações sobre o que entendo como educação crítica para lidar com as fake news no contexto atual, buscando, assim, apresentar algumas alternativas que sejam factíveis e possam nos fazer "esperançar" o futuro |
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Da utopia da participação global na Web 2.0 às fake news nas redes sociais : uma discussão epistemológica para uma educação críticaFrom the utopia of a cyberdemocracy on Web 2.0 to fake news in social networks : an epistemological discussion for a critical educationEducaçãoRedes sociais on-lineFake newsWeb 2.0EducationOnline social networksFake newsWeb 2.0Educação críticaArtigo originalResumo: O objetivo deste artigo é fornecer uma discussão epistemológica sobre as fake news, entendendo-as não apenas como notícias falsas, mas, de uma forma mais ampla, como informações falsas provenientes de ações deliberadas de desinformação, movidas por interesses econômicos, políticos, ideológicos e sociais, divulgadas em mídias impressas, televisivas, radiofônicas e digitais (online), mormente em redes sociais da internet. Para tanto, discuto a ideia de participação na internet, tomando como base o conceito de Web 2.0, situando-o à luz do conceito de multissinóptico. Em seguida, mostro como elementos de natureza sociotécnica das redes sociais da internet, ao envolverem agentes humanos e não humanos, são mais complexos do que os meios tradicionais de comunicação de massa, e como isso contribui para a produção e proliferação de fake news. Por fim, teço algumas considerações sobre o que entendo como educação crítica para lidar com as fake news no contexto atual, buscando, assim, apresentar algumas alternativas que sejam factíveis e possam nos fazer "esperançar" o futuroAbstract: This article aims to provide an epistemological discussion on fake news, by understanding it not only as false news, but, more widely, as false information arising from deliberate actions of disinformation, driven by economic, political, ideological, social and political interests, disseminated in print, television, radio and digital media (online), especially in social networks on the Internet. In order to do so, I discuss the idea of participation on the internet, based on the concept of Web 2.0, by placing it in the light of the concept of multisynopticon. Then, I show how sociotechnical elements of the Internet social networks, when involving human and non-human agents, are more complex than traditional mass media, and how this contributes to the production and proliferation of fake news. Finally, I presente some comments about what I understand as critical education to deal with fake news in the current context, thus seeking to display some alternatives that might be feasible and make us "hope" for the futureAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPinheiro, Petrilson Alan, 1977-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11435PINHEIRO, Petrilson Alan. Da utopia da participação global na Web 2.0 às fake news nas redes sociais: uma discussão epistemológica para uma educação crítica. Linguagem em foco. Fortaleza, CE. v. 14, n. 2, p. 9-28, dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11435. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1344040porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-18T14:54:12Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1344040Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-18T14:54:12Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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