Ensino de língua estrangeira como prática translíngue : articulações com teorizações bakhtinianas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8954
Resumo: Resumo: O presente artigo discute a noção de prática translíngue, em contraposição a orientações monolíngues e monolíticas, no campo do ensino de língua estrangeira. Para tanto, são tecidas considerações sobre a noção de superdiversidade e seus impactos nos modos de expressão e construção de conhecimento na atualidade. As teorizações bakhtinianas, por meio dos conceitos de dialogismo e heteroglossia, são atreladas às bases do pensamento translíngue, trazendo à tona a ideia de espaço público para sustentar a importância de uma pedagogia voltada à responsabilidade social
id CAMP_68e6d4f1392287a2ba18198d94bcb13f
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1230190
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Ensino de língua estrangeira como prática translíngue : articulações com teorizações bakhtinianasForeign language teaching as translingual practice : articulations with bakhtinian theoriesLinguagem e línguas - Estudo e ensinoLanguage and languages - Study and teachingForeign language teachingTranslingual practiceHeteroglossiaPublic pedagogyArtigo originalResumo: O presente artigo discute a noção de prática translíngue, em contraposição a orientações monolíngues e monolíticas, no campo do ensino de língua estrangeira. Para tanto, são tecidas considerações sobre a noção de superdiversidade e seus impactos nos modos de expressão e construção de conhecimento na atualidade. As teorizações bakhtinianas, por meio dos conceitos de dialogismo e heteroglossia, são atreladas às bases do pensamento translíngue, trazendo à tona a ideia de espaço público para sustentar a importância de uma pedagogia voltada à responsabilidade socialAbstract: This paper presents the concept of translingual practice as opposed to monolithic and monolingual perspectives within the field of foreign language teaching. The notion of superdiversity is also discussed, as well as its implications to the ways meanings and knowledge are constructed these days. Bakhtinian theories, especially as far as the notions of dialogism and heteroglossia are concerned, are linked to the translingual approach raising the idea of public space in order to support the importance of a pedagogy concerned with the development of social responsibilityAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRocha, Claudia Hilsdorf, 1965-2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/8954ROCHA, Claudia Hilsdorf. Ensino de língua estrangeira como prática translíngue: articulações com teorizações bakhtinianas. DELTA: documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP : PUCSP, 2015. Vol. 31, n. 2 (jul./dez., 2015), p. 411-445. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8954. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1230190porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-02T12:01:27Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1230190Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-05-02T12:01:27Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de língua estrangeira como prática translíngue : articulações com teorizações bakhtinianas
Foreign language teaching as translingual practice : articulations with bakhtinian theories
title Ensino de língua estrangeira como prática translíngue : articulações com teorizações bakhtinianas
spellingShingle Ensino de língua estrangeira como prática translíngue : articulações com teorizações bakhtinianas
Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965-
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Language and languages - Study and teaching
Foreign language teaching
Translingual practice
Heteroglossia
Public pedagogy
Artigo original
title_short Ensino de língua estrangeira como prática translíngue : articulações com teorizações bakhtinianas
title_full Ensino de língua estrangeira como prática translíngue : articulações com teorizações bakhtinianas
title_fullStr Ensino de língua estrangeira como prática translíngue : articulações com teorizações bakhtinianas
title_full_unstemmed Ensino de língua estrangeira como prática translíngue : articulações com teorizações bakhtinianas
title_sort Ensino de língua estrangeira como prática translíngue : articulações com teorizações bakhtinianas
author Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965-
author_facet Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Language and languages - Study and teaching
Foreign language teaching
Translingual practice
Heteroglossia
Public pedagogy
Artigo original
topic Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Language and languages - Study and teaching
Foreign language teaching
Translingual practice
Heteroglossia
Public pedagogy
Artigo original
description Resumo: O presente artigo discute a noção de prática translíngue, em contraposição a orientações monolíngues e monolíticas, no campo do ensino de língua estrangeira. Para tanto, são tecidas considerações sobre a noção de superdiversidade e seus impactos nos modos de expressão e construção de conhecimento na atualidade. As teorizações bakhtinianas, por meio dos conceitos de dialogismo e heteroglossia, são atreladas às bases do pensamento translíngue, trazendo à tona a ideia de espaço público para sustentar a importância de uma pedagogia voltada à responsabilidade social
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/8954
ROCHA, Claudia Hilsdorf. Ensino de língua estrangeira como prática translíngue: articulações com teorizações bakhtinianas. DELTA: documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP : PUCSP, 2015. Vol. 31, n. 2 (jul./dez., 2015), p. 411-445. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8954. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/8954
identifier_str_mv ROCHA, Claudia Hilsdorf. Ensino de língua estrangeira como prática translíngue: articulações com teorizações bakhtinianas. DELTA: documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP : PUCSP, 2015. Vol. 31, n. 2 (jul./dez., 2015), p. 411-445. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8954. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1230190
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030824589328384