Ensino de língua estrangeira como prática translíngue : articulações com teorizações bakhtinianas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/8954 |
Resumo: | Resumo: O presente artigo discute a noção de prática translíngue, em contraposição a orientações monolíngues e monolíticas, no campo do ensino de língua estrangeira. Para tanto, são tecidas considerações sobre a noção de superdiversidade e seus impactos nos modos de expressão e construção de conhecimento na atualidade. As teorizações bakhtinianas, por meio dos conceitos de dialogismo e heteroglossia, são atreladas às bases do pensamento translíngue, trazendo à tona a ideia de espaço público para sustentar a importância de uma pedagogia voltada à responsabilidade social |
id |
CAMP_68e6d4f1392287a2ba18198d94bcb13f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1230190 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de língua estrangeira como prática translíngue : articulações com teorizações bakhtinianasForeign language teaching as translingual practice : articulations with bakhtinian theoriesLinguagem e línguas - Estudo e ensinoLanguage and languages - Study and teachingForeign language teachingTranslingual practiceHeteroglossiaPublic pedagogyArtigo originalResumo: O presente artigo discute a noção de prática translíngue, em contraposição a orientações monolíngues e monolíticas, no campo do ensino de língua estrangeira. Para tanto, são tecidas considerações sobre a noção de superdiversidade e seus impactos nos modos de expressão e construção de conhecimento na atualidade. As teorizações bakhtinianas, por meio dos conceitos de dialogismo e heteroglossia, são atreladas às bases do pensamento translíngue, trazendo à tona a ideia de espaço público para sustentar a importância de uma pedagogia voltada à responsabilidade socialAbstract: This paper presents the concept of translingual practice as opposed to monolithic and monolingual perspectives within the field of foreign language teaching. The notion of superdiversity is also discussed, as well as its implications to the ways meanings and knowledge are constructed these days. Bakhtinian theories, especially as far as the notions of dialogism and heteroglossia are concerned, are linked to the translingual approach raising the idea of public space in order to support the importance of a pedagogy concerned with the development of social responsibilityAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRocha, Claudia Hilsdorf, 1965-2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/8954ROCHA, Claudia Hilsdorf. Ensino de língua estrangeira como prática translíngue: articulações com teorizações bakhtinianas. DELTA: documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP : PUCSP, 2015. Vol. 31, n. 2 (jul./dez., 2015), p. 411-445. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8954. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1230190porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-02T12:01:27Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1230190Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-05-02T12:01:27Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de língua estrangeira como prática translíngue : articulações com teorizações bakhtinianas Foreign language teaching as translingual practice : articulations with bakhtinian theories |
title |
Ensino de língua estrangeira como prática translíngue : articulações com teorizações bakhtinianas |
spellingShingle |
Ensino de língua estrangeira como prática translíngue : articulações com teorizações bakhtinianas Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965- Linguagem e línguas - Estudo e ensino Language and languages - Study and teaching Foreign language teaching Translingual practice Heteroglossia Public pedagogy Artigo original |
title_short |
Ensino de língua estrangeira como prática translíngue : articulações com teorizações bakhtinianas |
title_full |
Ensino de língua estrangeira como prática translíngue : articulações com teorizações bakhtinianas |
title_fullStr |
Ensino de língua estrangeira como prática translíngue : articulações com teorizações bakhtinianas |
title_full_unstemmed |
Ensino de língua estrangeira como prática translíngue : articulações com teorizações bakhtinianas |
title_sort |
Ensino de língua estrangeira como prática translíngue : articulações com teorizações bakhtinianas |
author |
Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965- |
author_facet |
Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem e línguas - Estudo e ensino Language and languages - Study and teaching Foreign language teaching Translingual practice Heteroglossia Public pedagogy Artigo original |
topic |
Linguagem e línguas - Estudo e ensino Language and languages - Study and teaching Foreign language teaching Translingual practice Heteroglossia Public pedagogy Artigo original |
description |
Resumo: O presente artigo discute a noção de prática translíngue, em contraposição a orientações monolíngues e monolíticas, no campo do ensino de língua estrangeira. Para tanto, são tecidas considerações sobre a noção de superdiversidade e seus impactos nos modos de expressão e construção de conhecimento na atualidade. As teorizações bakhtinianas, por meio dos conceitos de dialogismo e heteroglossia, são atreladas às bases do pensamento translíngue, trazendo à tona a ideia de espaço público para sustentar a importância de uma pedagogia voltada à responsabilidade social |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/8954 ROCHA, Claudia Hilsdorf. Ensino de língua estrangeira como prática translíngue: articulações com teorizações bakhtinianas. DELTA: documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP : PUCSP, 2015. Vol. 31, n. 2 (jul./dez., 2015), p. 411-445. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8954. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/8954 |
identifier_str_mv |
ROCHA, Claudia Hilsdorf. Ensino de língua estrangeira como prática translíngue: articulações com teorizações bakhtinianas. DELTA: documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP : PUCSP, 2015. Vol. 31, n. 2 (jul./dez., 2015), p. 411-445. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8954. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1230190 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030824589328384 |