Aplicação da teoria das filas em serviços bancários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anholon, Rosley, 1979-
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rampasso, Izabela Simon, 1993-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1653165
Resumo: Tendo em vista a competição acirrada presente na economia nos dias atuais e a necessidade crescente de conquistar clientes e mantê-los fiéis, o presente trabalho tem como objetivo aplicar a consagrada Teoria das Filas em uma agência bancária com a finalidade de apontar oportunidades de melhorias no tempo de espera dos clientes, a partir do pressuposto de que as filas analisadas seguem a distribuição de Poisson. Tal pressuposto é decorrente da comparação realizada entre a referida distribuição com os dados de chegada dos clientes em todas as filas analisadas. Constatou-se também a existência de filas com sazonalidade na demanda, enquanto outras apresentaram uma demanda regular. A partir do estudo realizado, melhorias no gerenciamento desta agência bancária poderão ser realizadas como, por exemplo, a realocação de funcionários em determinados períodos para funções com maior demanda. Concluiu-se, portanto, que a aplicação da teoria é viável e que pode auxiliar no aumento das vantagens competitivas da agência
id CAMP_77456f7d536079ad11f84364be660551
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1192594
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Aplicação da teoria das filas em serviços bancáriosTeoria das filasQueuing theoryAnálise de ServiçosSetor bancárioArtigo originalTendo em vista a competição acirrada presente na economia nos dias atuais e a necessidade crescente de conquistar clientes e mantê-los fiéis, o presente trabalho tem como objetivo aplicar a consagrada Teoria das Filas em uma agência bancária com a finalidade de apontar oportunidades de melhorias no tempo de espera dos clientes, a partir do pressuposto de que as filas analisadas seguem a distribuição de Poisson. Tal pressuposto é decorrente da comparação realizada entre a referida distribuição com os dados de chegada dos clientes em todas as filas analisadas. Constatou-se também a existência de filas com sazonalidade na demanda, enquanto outras apresentaram uma demanda regular. A partir do estudo realizado, melhorias no gerenciamento desta agência bancária poderão ser realizadas como, por exemplo, a realocação de funcionários em determinados períodos para funções com maior demanda. Concluiu-se, portanto, que a aplicação da teoria é viável e que pode auxiliar no aumento das vantagens competitivas da agênciaAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAnholon, Rosley, 1979-Rampasso, Izabela Simon, 1993-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1653165ANHOLON, Rosley; RAMPASSO, Izabela Simon. Aplicação da teoria das filas em serviços bancários. Produção online. São Paulo, SP : Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), 2016.. Vol. 16, no. 1 (Mar., 2016). Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1653165. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1192594porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-30T08:30:04Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1192594Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-30T08:30:04Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação da teoria das filas em serviços bancários
title Aplicação da teoria das filas em serviços bancários
spellingShingle Aplicação da teoria das filas em serviços bancários
Anholon, Rosley, 1979-
Teoria das filas
Queuing theory
Análise de Serviços
Setor bancário
Artigo original
title_short Aplicação da teoria das filas em serviços bancários
title_full Aplicação da teoria das filas em serviços bancários
title_fullStr Aplicação da teoria das filas em serviços bancários
title_full_unstemmed Aplicação da teoria das filas em serviços bancários
title_sort Aplicação da teoria das filas em serviços bancários
author Anholon, Rosley, 1979-
author_facet Anholon, Rosley, 1979-
Rampasso, Izabela Simon, 1993-
author_role author
author2 Rampasso, Izabela Simon, 1993-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Anholon, Rosley, 1979-
Rampasso, Izabela Simon, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria das filas
Queuing theory
Análise de Serviços
Setor bancário
Artigo original
topic Teoria das filas
Queuing theory
Análise de Serviços
Setor bancário
Artigo original
description Tendo em vista a competição acirrada presente na economia nos dias atuais e a necessidade crescente de conquistar clientes e mantê-los fiéis, o presente trabalho tem como objetivo aplicar a consagrada Teoria das Filas em uma agência bancária com a finalidade de apontar oportunidades de melhorias no tempo de espera dos clientes, a partir do pressuposto de que as filas analisadas seguem a distribuição de Poisson. Tal pressuposto é decorrente da comparação realizada entre a referida distribuição com os dados de chegada dos clientes em todas as filas analisadas. Constatou-se também a existência de filas com sazonalidade na demanda, enquanto outras apresentaram uma demanda regular. A partir do estudo realizado, melhorias no gerenciamento desta agência bancária poderão ser realizadas como, por exemplo, a realocação de funcionários em determinados períodos para funções com maior demanda. Concluiu-se, portanto, que a aplicação da teoria é viável e que pode auxiliar no aumento das vantagens competitivas da agência
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1653165
ANHOLON, Rosley; RAMPASSO, Izabela Simon. Aplicação da teoria das filas em serviços bancários. Produção online. São Paulo, SP : Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), 2016.. Vol. 16, no. 1 (Mar., 2016). Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1653165. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1653165
identifier_str_mv ANHOLON, Rosley; RAMPASSO, Izabela Simon. Aplicação da teoria das filas em serviços bancários. Produção online. São Paulo, SP : Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), 2016.. Vol. 16, no. 1 (Mar., 2016). Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1653165. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1192594
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030822383124480