Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Gabriela Barbosa Souza, 1993-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13391
Resumo: Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001
id CAMP_809df79ed5ff00c8715d403cc93f303d
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362705
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no Ensino FundamentalPedagogical strategies to promote reading in the elementary schoolEstrategias pedagógicas para la promoción de la lectura en la enseñanza primariaLeituraEnsino fundamentalEstratégias pedagógicasReadingElementary schoolPedagogical strategiesArtigo originalAgradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001Resumo: Este estudo discute o uso de estratégias de ensino para a promoção da leitura no Ensino Fundamental. Analisa-se pesquisas identificadas na base SciELO.br focando a leitura neste nível de ensino; apresenta-se um conceito de leitura e sua importância no contexto socioeducacional, destacando o papel da escola e do educador na organização de um ambiente leitor; posteriormente, discute-se o uso de estratégias didáticas para a mediação da leitura em sala de aula. A didática do ensino da leitura perpassa três discussões: planejamento, desenvolvimento e avaliação de estratégias pedagógicas; o uso de suportes e configurações textuais, além da organização de ambientes interativos de leitura. Destaca-se a importância da socialização das investigações sobre a temática para professores e pesquisadores do Ensino Fundamental, visto que o conhecimento de práticas pedagógicas de mediação de leitura e de instrumentos avaliativos poderá compor um novo leque de possibilidades de atuação neste nível de ensinoAbstract: This study discusses the use of teaching strategies to promote reading in Elementary School. We analyze research identified in the SciELO.br database focusing on reading at this level of education; we also present a concept of reading and its importance in the socio-educational context, highlighting the role of the school and the educator in the organization of a reading environment; later, the use of didactic strategies for the mediation of reading in the classroom is discussed. The didactics of reading teaching pervades three discussions: planning, development, and evaluation of pedagogical strategies; the use of textual supports and configurations, and the organization of interactive reading environments. It is important to highlight the importance of the socialization of research the subject for teachers and researchers of Elementary School, since the knowledge of pedagogical practices of reading mediation and of evaluation instruments can compose a new range of possibilities of action at this level of educationResumen: Este estudio discute el uso de estrategias de enseñanza para la promoción de la lectura en la Enseñanza Fundamental. Se analizan investigaciones identifcadas en la base SciELO.br enfocando la lectura en este nivel de enseñanza; se presenta un concepto de lectura y su importancia en el contexto socioeducativo, destacando el papel de la escuela y del educador en la organización de un ambiente lector; y posteriormente se discute el uso de estrategias didácticas para la mediación de la lectura en el aula. La didáctica de la enseñanza de la lectura atravesa tres discusiones: planifcación, desarrollo y evaluación de estrategias pedagógicas; el uso de soportes y confguraciones textuales, además de la organización de ambientes interactivos de lectura. Se destaca la importancia de la socialización de las investigaciones sobre la temática para profesores e investigadores de la Enseñanza Fundamental, ya que el conocimiento de prácticas pedagógicas de mediación de lectura y de instrumentos evaluativos podrá componer un nuevo abanico de posibilidades de actuación en este nivel de enseñanzaCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASXavier, Gabriela Barbosa Souza, 1993-Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13391XAVIER, Gabriela Barbosa Souza; SILVA, Ezequiel Theodoro da. Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no Ensino Fundamental. Revista Educação. Porto Alegre, RS : Editora da PUC-RS, 2021. Vol. 44, n. 1 (jan./abr., 2021), n. art. e-33420. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13391. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362705porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-30T09:11:44Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362705Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-30T09:11:44Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no Ensino Fundamental
Pedagogical strategies to promote reading in the elementary school
Estrategias pedagógicas para la promoción de la lectura en la enseñanza primaria
title Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no Ensino Fundamental
spellingShingle Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no Ensino Fundamental
Xavier, Gabriela Barbosa Souza, 1993-
Leitura
Ensino fundamental
Estratégias pedagógicas
Reading
Elementary school
Pedagogical strategies
Artigo original
title_short Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no Ensino Fundamental
title_full Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no Ensino Fundamental
title_fullStr Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no Ensino Fundamental
title_sort Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no Ensino Fundamental
author Xavier, Gabriela Barbosa Souza, 1993-
author_facet Xavier, Gabriela Barbosa Souza, 1993-
Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948-
author_role author
author2 Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Gabriela Barbosa Souza, 1993-
Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948-
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Ensino fundamental
Estratégias pedagógicas
Reading
Elementary school
Pedagogical strategies
Artigo original
topic Leitura
Ensino fundamental
Estratégias pedagógicas
Reading
Elementary school
Pedagogical strategies
Artigo original
description Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13391
XAVIER, Gabriela Barbosa Souza; SILVA, Ezequiel Theodoro da. Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no Ensino Fundamental. Revista Educação. Porto Alegre, RS : Editora da PUC-RS, 2021. Vol. 44, n. 1 (jan./abr., 2021), n. art. e-33420. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13391. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13391
identifier_str_mv XAVIER, Gabriela Barbosa Souza; SILVA, Ezequiel Theodoro da. Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no Ensino Fundamental. Revista Educação. Porto Alegre, RS : Editora da PUC-RS, 2021. Vol. 44, n. 1 (jan./abr., 2021), n. art. e-33420. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13391. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362705
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030833245323264