Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13391 |
Resumo: | Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 |
id |
CAMP_809df79ed5ff00c8715d403cc93f303d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362705 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no Ensino FundamentalPedagogical strategies to promote reading in the elementary schoolEstrategias pedagógicas para la promoción de la lectura en la enseñanza primariaLeituraEnsino fundamentalEstratégias pedagógicasReadingElementary schoolPedagogical strategiesArtigo originalAgradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001Resumo: Este estudo discute o uso de estratégias de ensino para a promoção da leitura no Ensino Fundamental. Analisa-se pesquisas identificadas na base SciELO.br focando a leitura neste nível de ensino; apresenta-se um conceito de leitura e sua importância no contexto socioeducacional, destacando o papel da escola e do educador na organização de um ambiente leitor; posteriormente, discute-se o uso de estratégias didáticas para a mediação da leitura em sala de aula. A didática do ensino da leitura perpassa três discussões: planejamento, desenvolvimento e avaliação de estratégias pedagógicas; o uso de suportes e configurações textuais, além da organização de ambientes interativos de leitura. Destaca-se a importância da socialização das investigações sobre a temática para professores e pesquisadores do Ensino Fundamental, visto que o conhecimento de práticas pedagógicas de mediação de leitura e de instrumentos avaliativos poderá compor um novo leque de possibilidades de atuação neste nível de ensinoAbstract: This study discusses the use of teaching strategies to promote reading in Elementary School. We analyze research identified in the SciELO.br database focusing on reading at this level of education; we also present a concept of reading and its importance in the socio-educational context, highlighting the role of the school and the educator in the organization of a reading environment; later, the use of didactic strategies for the mediation of reading in the classroom is discussed. The didactics of reading teaching pervades three discussions: planning, development, and evaluation of pedagogical strategies; the use of textual supports and configurations, and the organization of interactive reading environments. It is important to highlight the importance of the socialization of research the subject for teachers and researchers of Elementary School, since the knowledge of pedagogical practices of reading mediation and of evaluation instruments can compose a new range of possibilities of action at this level of educationResumen: Este estudio discute el uso de estrategias de enseñanza para la promoción de la lectura en la Enseñanza Fundamental. Se analizan investigaciones identifcadas en la base SciELO.br enfocando la lectura en este nivel de enseñanza; se presenta un concepto de lectura y su importancia en el contexto socioeducativo, destacando el papel de la escuela y del educador en la organización de un ambiente lector; y posteriormente se discute el uso de estrategias didácticas para la mediación de la lectura en el aula. La didáctica de la enseñanza de la lectura atravesa tres discusiones: planifcación, desarrollo y evaluación de estrategias pedagógicas; el uso de soportes y confguraciones textuales, además de la organización de ambientes interactivos de lectura. Se destaca la importancia de la socialización de las investigaciones sobre la temática para profesores e investigadores de la Enseñanza Fundamental, ya que el conocimiento de prácticas pedagógicas de mediación de lectura y de instrumentos evaluativos podrá componer un nuevo abanico de posibilidades de actuación en este nivel de enseñanzaCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASXavier, Gabriela Barbosa Souza, 1993-Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13391XAVIER, Gabriela Barbosa Souza; SILVA, Ezequiel Theodoro da. Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no Ensino Fundamental. Revista Educação. Porto Alegre, RS : Editora da PUC-RS, 2021. Vol. 44, n. 1 (jan./abr., 2021), n. art. e-33420. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13391. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362705porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-30T09:11:44Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362705Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-30T09:11:44Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no Ensino Fundamental Pedagogical strategies to promote reading in the elementary school Estrategias pedagógicas para la promoción de la lectura en la enseñanza primaria |
title |
Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no Ensino Fundamental Xavier, Gabriela Barbosa Souza, 1993- Leitura Ensino fundamental Estratégias pedagógicas Reading Elementary school Pedagogical strategies Artigo original |
title_short |
Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no Ensino Fundamental |
title_full |
Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no Ensino Fundamental |
title_sort |
Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no Ensino Fundamental |
author |
Xavier, Gabriela Barbosa Souza, 1993- |
author_facet |
Xavier, Gabriela Barbosa Souza, 1993- Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948- |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Gabriela Barbosa Souza, 1993- Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Ensino fundamental Estratégias pedagógicas Reading Elementary school Pedagogical strategies Artigo original |
topic |
Leitura Ensino fundamental Estratégias pedagógicas Reading Elementary school Pedagogical strategies Artigo original |
description |
Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13391 XAVIER, Gabriela Barbosa Souza; SILVA, Ezequiel Theodoro da. Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no Ensino Fundamental. Revista Educação. Porto Alegre, RS : Editora da PUC-RS, 2021. Vol. 44, n. 1 (jan./abr., 2021), n. art. e-33420. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13391. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13391 |
identifier_str_mv |
XAVIER, Gabriela Barbosa Souza; SILVA, Ezequiel Theodoro da. Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no Ensino Fundamental. Revista Educação. Porto Alegre, RS : Editora da PUC-RS, 2021. Vol. 44, n. 1 (jan./abr., 2021), n. art. e-33420. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13391. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362705 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030833245323264 |