School quality: a proposal index for the material conditions of schools based on the contextual data of SAEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Gabriela
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Gouveia, Andréa Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/236
Resumo: The paper presents the partial results of research that aims to build tools to evaluate educational policy. One dimension of the assessment of educational policy refers to the material conditions of the school, taking as a source the contextual questionnaire of the National System of Basic Education (Saeb), 2003. From these conditions it creates an index to evaluate the school with respect to such resources. In analyzing the public schools of the state of Paraná, it becomes evident that they have good conditions, in general, but with a strong difference between those located in urban and rural areas. Deriving from the index combined with the results pertaining to student proficiency, a tendency has been identified that indicates that student proficiencies are greater in schools that offer favorable material and structural conditions.
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spelling School quality: a proposal index for the material conditions of schools based on the contextual data of SAEBQualidade da escola: uma proposta de índice para as condições materiais de escolas a partir de dados contextuais do SaebLa calidad de la escuela: una propuesta de índice de las condiciones materiales de las escuelas a partir de los datos contextuales del SaebSAEB. Index of Material and Structural Conditions. Policy, Evaluation.Saeb. Índice de Condições Materiais da Escola. Política Educacional.Saeb. Índice de Condiciones Materiales de la Escuela. Política Educativa.The paper presents the partial results of research that aims to build tools to evaluate educational policy. One dimension of the assessment of educational policy refers to the material conditions of the school, taking as a source the contextual questionnaire of the National System of Basic Education (Saeb), 2003. From these conditions it creates an index to evaluate the school with respect to such resources. In analyzing the public schools of the state of Paraná, it becomes evident that they have good conditions, in general, but with a strong difference between those located in urban and rural areas. Deriving from the index combined with the results pertaining to student proficiency, a tendency has been identified that indicates that student proficiencies are greater in schools that offer favorable material and structural conditions.O trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa que visa construir instrumentos para a avaliação da política educacional. Uma das dimensões de avaliação da política educacional refere-se às condições materiais da escola, tendo como fonte o questionário contextual do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb)2003. A partir dessas condições, cria-se um índice objetivando avaliar a escola quanto a esses recursos. Em análise das escolas paranaenses públicas, percebe-se que elas têm boas condições, em geral, com forte diferença entre as localizadas nas zonas urbana e rural. Cotejando-se o índice e os resultados de proficiência dos alunos, constatou-se uma tendência de que as maiores proficiências sejam de alunos em escolas com as maiores condições materiais e estruturais.El trabajo presenta los resultados parciales de un estudio cuyo objetivo es construir instrumentos para la evaluación de la política educativa. Una de las dimensiones de la evaluación de la política educativa se refiere a las condiciones materiales de la escuela, teniendo como fuente el cuestionario de contexto del Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Básica (Saeb) 2003. A partir de estas condiciones, se crea un índice para evaluar a la escuela respecto a estos recursos. En el análisis de las escuelas públicas de Paraná, dan cuenta de que tienen buenas condiciones, en general, con una fuerte diferencia entre las ubicadas en las zonas urbanas y rurales. Al comparar el índice y los resultados de la competencia de los alumnos, se verificó una tendencia de que las mejores competencias sean de alumnos en las escuelas con las mejores condiciones materiales y estructurales.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoSchneider, GabrielaGouveia, Andréa Barbosa2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/23610.21713/2358-2332.2011.v8.236RBPG; v. 8, n. 1 (2011): Suplemento 1 - Educação Básica: Políticas Públicas e Diversidade CulturalRevista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 1 (2011): Suplemento 1 - Educação Básica: Políticas Públicas e Diversidade Cultural2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/236/226##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:16Zmail@mail.com -
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O trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa que visa construir instrumentos para a avaliação da política educacional. Uma das dimensões de avaliação da política educacional refere-se às condições materiais da escola, tendo como fonte o questionário contextual do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb)2003. A partir dessas condições, cria-se um índice objetivando avaliar a escola quanto a esses recursos. Em análise das escolas paranaenses públicas, percebe-se que elas têm boas condições, em geral, com forte diferença entre as localizadas nas zonas urbana e rural. Cotejando-se o índice e os resultados de proficiência dos alunos, constatou-se uma tendência de que as maiores proficiências sejam de alunos em escolas com as maiores condições materiais e estruturais.
El trabajo presenta los resultados parciales de un estudio cuyo objetivo es construir instrumentos para la evaluación de la política educativa. Una de las dimensiones de la evaluación de la política educativa se refiere a las condiciones materiales de la escuela, teniendo como fuente el cuestionario de contexto del Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Básica (Saeb) 2003. A partir de estas condiciones, se crea un índice para evaluar a la escuela respecto a estos recursos. En el análisis de las escuelas públicas de Paraná, dan cuenta de que tienen buenas condiciones, en general, con una fuerte diferencia entre las ubicadas en las zonas urbanas y rurales. Al comparar el índice y los resultados de la competencia de los alumnos, se verificó una tendencia de que las mejores competencias sean de alumnos en las escuelas con las mejores condiciones materiales y estructurales.
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