A construção da autoria na aprendizagem online: um desafio da pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo, Eleonora Jorge
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Vilarinho, Lúcia Regina Goulart
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/96
Resumo: A construção da autoria ainda é um problema em cursos de pós-graduação. Tal fato nos levou a investigar em que medida uma sala de aula virtual pode estimulá-la. O estudo contou com a participação de alunos e docentes de um curso de especialização, que teve 60% de sua carga horária online. Foram utilizados questionário, entrevista e observação de campo, esta última incidindo sobre o ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados do estudo foram discutidos à luz de teóricos que tratam da autoria: Foucault (1992; 2004) e Bahktin (2002; 2003); e de práticas educacionais que a favorecem, descritas por Cassany (2004) e Palloff e Pratt (2004). A pesquisa evidenciou que a construção da autoria se manifestou especialmente no fórum de discussões e no trabalho final, realizado sob a forma de um Plano de Negócios.
id CAPES-1_15856961ca3cf8d9165c3d480bff7625
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/96
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling A construção da autoria na aprendizagem online: um desafio da pós-graduaçãoA construção da autoria na aprendizagem online: um desafio da pós-graduaçãoEducação à distância. Sala de aula virtual. Construção da autoria.Education online. Virtual classroom. Authorship construction.A construção da autoria ainda é um problema em cursos de pós-graduação. Tal fato nos levou a investigar em que medida uma sala de aula virtual pode estimulá-la. O estudo contou com a participação de alunos e docentes de um curso de especialização, que teve 60% de sua carga horária online. Foram utilizados questionário, entrevista e observação de campo, esta última incidindo sobre o ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados do estudo foram discutidos à luz de teóricos que tratam da autoria: Foucault (1992; 2004) e Bahktin (2002; 2003); e de práticas educacionais que a favorecem, descritas por Cassany (2004) e Palloff e Pratt (2004). A pesquisa evidenciou que a construção da autoria se manifestou especialmente no fórum de discussões e no trabalho final, realizado sob a forma de um Plano de Negócios.Authorship construction is a still a problem in graduate programs. This fact led us to investigate the extent to which such construction can be stimulated by a virtual classroom. The study counted on the participation of students and instructors of a specialization course that had 60% of its total time on-line. Questionnaires and interviews were administed to the participants, and observations were made of the virtual learning environment. The results of the study were discussed in light of theoreticians who focused on authorship, such as Foucault (1992; 2004) and Bahktin (2002; 2003), as well as those who dealt with educational practices that favored it, such as Cassany (2004) and Palloff & Pratt (2002). The research revealed that authorship construction was especially evident in the discussion fÛrum and final assignment, which took the form of a business plan.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoRicardo, Eleonora JorgeVilarinho, Lúcia Regina Goulart2011-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/9610.21713/2358-2332.2006.v3.96RBPG; v. 3, n. 5 (2006)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 3, n. 5 (2006)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/96/91info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:34Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A construção da autoria na aprendizagem online: um desafio da pós-graduação
A construção da autoria na aprendizagem online: um desafio da pós-graduação
title A construção da autoria na aprendizagem online: um desafio da pós-graduação
spellingShingle A construção da autoria na aprendizagem online: um desafio da pós-graduação
Ricardo, Eleonora Jorge
Educação à distância. Sala de aula virtual. Construção da autoria.
Education online. Virtual classroom. Authorship construction.
title_short A construção da autoria na aprendizagem online: um desafio da pós-graduação
title_full A construção da autoria na aprendizagem online: um desafio da pós-graduação
title_fullStr A construção da autoria na aprendizagem online: um desafio da pós-graduação
title_full_unstemmed A construção da autoria na aprendizagem online: um desafio da pós-graduação
title_sort A construção da autoria na aprendizagem online: um desafio da pós-graduação
author Ricardo, Eleonora Jorge
author_facet Ricardo, Eleonora Jorge
Vilarinho, Lúcia Regina Goulart
author_role author
author2 Vilarinho, Lúcia Regina Goulart
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo, Eleonora Jorge
Vilarinho, Lúcia Regina Goulart
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação à distância. Sala de aula virtual. Construção da autoria.
Education online. Virtual classroom. Authorship construction.
topic Educação à distância. Sala de aula virtual. Construção da autoria.
Education online. Virtual classroom. Authorship construction.
dc.description.none.fl_txt_mv A construção da autoria ainda é um problema em cursos de pós-graduação. Tal fato nos levou a investigar em que medida uma sala de aula virtual pode estimulá-la. O estudo contou com a participação de alunos e docentes de um curso de especialização, que teve 60% de sua carga horária online. Foram utilizados questionário, entrevista e observação de campo, esta última incidindo sobre o ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados do estudo foram discutidos à luz de teóricos que tratam da autoria: Foucault (1992; 2004) e Bahktin (2002; 2003); e de práticas educacionais que a favorecem, descritas por Cassany (2004) e Palloff e Pratt (2004). A pesquisa evidenciou que a construção da autoria se manifestou especialmente no fórum de discussões e no trabalho final, realizado sob a forma de um Plano de Negócios.
Authorship construction is a still a problem in graduate programs. This fact led us to investigate the extent to which such construction can be stimulated by a virtual classroom. The study counted on the participation of students and instructors of a specialization course that had 60% of its total time on-line. Questionnaires and interviews were administed to the participants, and observations were made of the virtual learning environment. The results of the study were discussed in light of theoreticians who focused on authorship, such as Foucault (1992; 2004) and Bahktin (2002; 2003), as well as those who dealt with educational practices that favored it, such as Cassany (2004) and Palloff & Pratt (2002). The research revealed that authorship construction was especially evident in the discussion fÛrum and final assignment, which took the form of a business plan.
description A construção da autoria ainda é um problema em cursos de pós-graduação. Tal fato nos levou a investigar em que medida uma sala de aula virtual pode estimulá-la. O estudo contou com a participação de alunos e docentes de um curso de especialização, que teve 60% de sua carga horária online. Foram utilizados questionário, entrevista e observação de campo, esta última incidindo sobre o ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados do estudo foram discutidos à luz de teóricos que tratam da autoria: Foucault (1992; 2004) e Bahktin (2002; 2003); e de práticas educacionais que a favorecem, descritas por Cassany (2004) e Palloff e Pratt (2004). A pesquisa evidenciou que a construção da autoria se manifestou especialmente no fórum de discussões e no trabalho final, realizado sob a forma de um Plano de Negócios.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-03
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/96
10.21713/2358-2332.2006.v3.96
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/96
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2006.v3.96
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/96/91
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 3, n. 5 (2006)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 3, n. 5 (2006)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987075505717248