A construção da autoria na aprendizagem online: um desafio da pós-graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/96 |
Resumo: | A construção da autoria ainda é um problema em cursos de pós-graduação. Tal fato nos levou a investigar em que medida uma sala de aula virtual pode estimulá-la. O estudo contou com a participação de alunos e docentes de um curso de especialização, que teve 60% de sua carga horária online. Foram utilizados questionário, entrevista e observação de campo, esta última incidindo sobre o ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados do estudo foram discutidos à luz de teóricos que tratam da autoria: Foucault (1992; 2004) e Bahktin (2002; 2003); e de práticas educacionais que a favorecem, descritas por Cassany (2004) e Palloff e Pratt (2004). A pesquisa evidenciou que a construção da autoria se manifestou especialmente no fórum de discussões e no trabalho final, realizado sob a forma de um Plano de Negócios. |
id |
CAPES-1_15856961ca3cf8d9165c3d480bff7625 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/96 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
A construção da autoria na aprendizagem online: um desafio da pós-graduaçãoA construção da autoria na aprendizagem online: um desafio da pós-graduaçãoEducação à distância. Sala de aula virtual. Construção da autoria.Education online. Virtual classroom. Authorship construction.A construção da autoria ainda é um problema em cursos de pós-graduação. Tal fato nos levou a investigar em que medida uma sala de aula virtual pode estimulá-la. O estudo contou com a participação de alunos e docentes de um curso de especialização, que teve 60% de sua carga horária online. Foram utilizados questionário, entrevista e observação de campo, esta última incidindo sobre o ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados do estudo foram discutidos à luz de teóricos que tratam da autoria: Foucault (1992; 2004) e Bahktin (2002; 2003); e de práticas educacionais que a favorecem, descritas por Cassany (2004) e Palloff e Pratt (2004). A pesquisa evidenciou que a construção da autoria se manifestou especialmente no fórum de discussões e no trabalho final, realizado sob a forma de um Plano de Negócios.Authorship construction is a still a problem in graduate programs. This fact led us to investigate the extent to which such construction can be stimulated by a virtual classroom. The study counted on the participation of students and instructors of a specialization course that had 60% of its total time on-line. Questionnaires and interviews were administed to the participants, and observations were made of the virtual learning environment. The results of the study were discussed in light of theoreticians who focused on authorship, such as Foucault (1992; 2004) and Bahktin (2002; 2003), as well as those who dealt with educational practices that favored it, such as Cassany (2004) and Palloff & Pratt (2002). The research revealed that authorship construction was especially evident in the discussion fÛrum and final assignment, which took the form of a business plan.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoRicardo, Eleonora JorgeVilarinho, Lúcia Regina Goulart2011-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/9610.21713/2358-2332.2006.v3.96RBPG; v. 3, n. 5 (2006)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 3, n. 5 (2006)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/96/91info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:34Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da autoria na aprendizagem online: um desafio da pós-graduação A construção da autoria na aprendizagem online: um desafio da pós-graduação |
title |
A construção da autoria na aprendizagem online: um desafio da pós-graduação |
spellingShingle |
A construção da autoria na aprendizagem online: um desafio da pós-graduação Ricardo, Eleonora Jorge Educação à distância. Sala de aula virtual. Construção da autoria. Education online. Virtual classroom. Authorship construction. |
title_short |
A construção da autoria na aprendizagem online: um desafio da pós-graduação |
title_full |
A construção da autoria na aprendizagem online: um desafio da pós-graduação |
title_fullStr |
A construção da autoria na aprendizagem online: um desafio da pós-graduação |
title_full_unstemmed |
A construção da autoria na aprendizagem online: um desafio da pós-graduação |
title_sort |
A construção da autoria na aprendizagem online: um desafio da pós-graduação |
author |
Ricardo, Eleonora Jorge |
author_facet |
Ricardo, Eleonora Jorge Vilarinho, Lúcia Regina Goulart |
author_role |
author |
author2 |
Vilarinho, Lúcia Regina Goulart |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ricardo, Eleonora Jorge Vilarinho, Lúcia Regina Goulart |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação à distância. Sala de aula virtual. Construção da autoria. Education online. Virtual classroom. Authorship construction. |
topic |
Educação à distância. Sala de aula virtual. Construção da autoria. Education online. Virtual classroom. Authorship construction. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A construção da autoria ainda é um problema em cursos de pós-graduação. Tal fato nos levou a investigar em que medida uma sala de aula virtual pode estimulá-la. O estudo contou com a participação de alunos e docentes de um curso de especialização, que teve 60% de sua carga horária online. Foram utilizados questionário, entrevista e observação de campo, esta última incidindo sobre o ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados do estudo foram discutidos à luz de teóricos que tratam da autoria: Foucault (1992; 2004) e Bahktin (2002; 2003); e de práticas educacionais que a favorecem, descritas por Cassany (2004) e Palloff e Pratt (2004). A pesquisa evidenciou que a construção da autoria se manifestou especialmente no fórum de discussões e no trabalho final, realizado sob a forma de um Plano de Negócios. Authorship construction is a still a problem in graduate programs. This fact led us to investigate the extent to which such construction can be stimulated by a virtual classroom. The study counted on the participation of students and instructors of a specialization course that had 60% of its total time on-line. Questionnaires and interviews were administed to the participants, and observations were made of the virtual learning environment. The results of the study were discussed in light of theoreticians who focused on authorship, such as Foucault (1992; 2004) and Bahktin (2002; 2003), as well as those who dealt with educational practices that favored it, such as Cassany (2004) and Palloff & Pratt (2002). The research revealed that authorship construction was especially evident in the discussion fÛrum and final assignment, which took the form of a business plan. |
description |
A construção da autoria ainda é um problema em cursos de pós-graduação. Tal fato nos levou a investigar em que medida uma sala de aula virtual pode estimulá-la. O estudo contou com a participação de alunos e docentes de um curso de especialização, que teve 60% de sua carga horária online. Foram utilizados questionário, entrevista e observação de campo, esta última incidindo sobre o ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados do estudo foram discutidos à luz de teóricos que tratam da autoria: Foucault (1992; 2004) e Bahktin (2002; 2003); e de práticas educacionais que a favorecem, descritas por Cassany (2004) e Palloff e Pratt (2004). A pesquisa evidenciou que a construção da autoria se manifestou especialmente no fórum de discussões e no trabalho final, realizado sob a forma de um Plano de Negócios. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/96 10.21713/2358-2332.2006.v3.96 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/96 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2006.v3.96 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/96/91 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 3, n. 5 (2006) Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 3, n. 5 (2006) 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987075505717248 |