Epistemologia e história da Ciência em Ecologia: o passo inicial na formação do ecólogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Clarissa Machado Pinto
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Piovesan, Juliana Costa, Ramos, Carla Alecrim Colaço, Porto, Tiago Jordão, Santos, Wellington Bittencourt dos, Cunha, Maria Silva, Sousa, Juliana Hipólito de, Cardozo, Angélica Yohana, Herrera, Jocilene Brandão, Nunes-Neto, Nei Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/13
Resumo: A consistent education about the theory, history, and philosophy of science to graduate students of ecology could increase the quality of research in this field. Understanding scientific practice as an integrated process from hypothesis selection through statistical analysis is necessary but insufficient. In this paper we aim to discuss the importance of the epistemology and the history of science in training ecologists and to encourage a search for a deeper understanding of discussions in this area. To this end we bring arguments favoring the integration of epistemology and history of science in formal ecology education. We also discuss the implications of choosing different statistical approaches and of selecting an appropriate conceptual framework for ecology education. Finally, we present alternative approaches for including these issues in graduate education in ecology.
id CAPES-1_196abac72a58edaeb3c35eadddac2902
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/13
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Epistemologia e história da Ciência em Ecologia: o passo inicial na formação do ecólogoEpistemology and the history of Science in Ecology: the initial step in the education of ecologistsEpistemología e historia de la Ciencia en Ecología: el paso inicial en la formación del ecólogoHistória da Ciência. Filosofia da Ciência. Ensino de Pós-Graduação. Ecologia.Historia de la Ciencia. Filosofía de la Ciencia. Enseñanza de Posgrado. Ecología.History of Science. Philosophy of Science. Graduate Education. Ecology.A consistent education about the theory, history, and philosophy of science to graduate students of ecology could increase the quality of research in this field. Understanding scientific practice as an integrated process from hypothesis selection through statistical analysis is necessary but insufficient. In this paper we aim to discuss the importance of the epistemology and the history of science in training ecologists and to encourage a search for a deeper understanding of discussions in this area. To this end we bring arguments favoring the integration of epistemology and history of science in formal ecology education. We also discuss the implications of choosing different statistical approaches and of selecting an appropriate conceptual framework for ecology education. Finally, we present alternative approaches for including these issues in graduate education in ecology.Una educación consistente sobre teoría, historia y filosofía de la Ciencia para estudiantes de posgrado en Ecología puede elevar la calidad de las investigaciones en ese campo. Entender la práctica científica como un proceso integrado, desde la creación de las hipótesis hasta los análisis estadísticos, es importante, pero no suficiente. Es relevante comprender que la actividad científica es precedida y guiada por nuestra concepción sobre el conocimiento científico. En este trabajo, discutimos la involucración de la epistemología e historia de la Ciencia en la Ecología y su importancia en la formación de los ecólogos, resaltando implicaciones de la elección de diferentes abordajes estadísticas. Argumentamos en favor de la integración de tales áreas a la educación formal de ecólogos y presentamos formas de incluir las mismas en el currículo de los planes de posgrado en Ecología.Uma educação consistente sobre teoria, história e filosofia da Ciência para estudantes de pós-graduação em Ecologia pode elevar a qualidade das pesquisas nesse campo. Entender a prática científica como um processo integrado, desde a criação das hipóteses até as análises estatísticas, é importante, mas não suficiente. É relevante compreender que a atividade científica é precedida e guiada por nossa concepção sobre o conhecimento científico. Neste trabalho, discutimos o envolvimento da epistemologia e história da Ciência na Ecologia e sua importância na formação dos ecólogos, ressaltando implicações da escolha de diferentes abordagens estatísticas. Argumentamos a favor da integração de tais áreas à educação formal de ecólogos e apresentamos formas de incluí-las no currículo dos programas de pós-graduação em Ecologia.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoLeite, Clarissa Machado PintoPiovesan, Juliana CostaRamos, Carla Alecrim ColaçoPorto, Tiago JordãoSantos, Wellington Bittencourt dosCunha, Maria SilvaSousa, Juliana Hipólito deCardozo, Angélica YohanaHerrera, Jocilene BrandãoNunes-Neto, Nei Freitas2010-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1310.21713/2358-2332.2010.v7.13RBPG; v. 7, n. 14 (2010)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 7, n. 14 (2010)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/13/10##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:15Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Epistemologia e história da Ciência em Ecologia: o passo inicial na formação do ecólogo
Epistemology and the history of Science in Ecology: the initial step in the education of ecologists
Epistemología e historia de la Ciencia en Ecología: el paso inicial en la formación del ecólogo
title Epistemologia e história da Ciência em Ecologia: o passo inicial na formação do ecólogo
spellingShingle Epistemologia e história da Ciência em Ecologia: o passo inicial na formação do ecólogo
Leite, Clarissa Machado Pinto
História da Ciência. Filosofia da Ciência. Ensino de Pós-Graduação. Ecologia.
Historia de la Ciencia. Filosofía de la Ciencia. Enseñanza de Posgrado. Ecología.
History of Science. Philosophy of Science. Graduate Education. Ecology.
title_short Epistemologia e história da Ciência em Ecologia: o passo inicial na formação do ecólogo
title_full Epistemologia e história da Ciência em Ecologia: o passo inicial na formação do ecólogo
title_fullStr Epistemologia e história da Ciência em Ecologia: o passo inicial na formação do ecólogo
title_full_unstemmed Epistemologia e história da Ciência em Ecologia: o passo inicial na formação do ecólogo
title_sort Epistemologia e história da Ciência em Ecologia: o passo inicial na formação do ecólogo
author Leite, Clarissa Machado Pinto
author_facet Leite, Clarissa Machado Pinto
Piovesan, Juliana Costa
Ramos, Carla Alecrim Colaço
Porto, Tiago Jordão
Santos, Wellington Bittencourt dos
Cunha, Maria Silva
Sousa, Juliana Hipólito de
Cardozo, Angélica Yohana
Herrera, Jocilene Brandão
Nunes-Neto, Nei Freitas
author_role author
author2 Piovesan, Juliana Costa
Ramos, Carla Alecrim Colaço
Porto, Tiago Jordão
Santos, Wellington Bittencourt dos
Cunha, Maria Silva
Sousa, Juliana Hipólito de
Cardozo, Angélica Yohana
Herrera, Jocilene Brandão
Nunes-Neto, Nei Freitas
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Clarissa Machado Pinto
Piovesan, Juliana Costa
Ramos, Carla Alecrim Colaço
Porto, Tiago Jordão
Santos, Wellington Bittencourt dos
Cunha, Maria Silva
Sousa, Juliana Hipólito de
Cardozo, Angélica Yohana
Herrera, Jocilene Brandão
Nunes-Neto, Nei Freitas
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv História da Ciência. Filosofia da Ciência. Ensino de Pós-Graduação. Ecologia.
Historia de la Ciencia. Filosofía de la Ciencia. Enseñanza de Posgrado. Ecología.
History of Science. Philosophy of Science. Graduate Education. Ecology.
topic História da Ciência. Filosofia da Ciência. Ensino de Pós-Graduação. Ecologia.
Historia de la Ciencia. Filosofía de la Ciencia. Enseñanza de Posgrado. Ecología.
History of Science. Philosophy of Science. Graduate Education. Ecology.
dc.description.none.fl_txt_mv A consistent education about the theory, history, and philosophy of science to graduate students of ecology could increase the quality of research in this field. Understanding scientific practice as an integrated process from hypothesis selection through statistical analysis is necessary but insufficient. In this paper we aim to discuss the importance of the epistemology and the history of science in training ecologists and to encourage a search for a deeper understanding of discussions in this area. To this end we bring arguments favoring the integration of epistemology and history of science in formal ecology education. We also discuss the implications of choosing different statistical approaches and of selecting an appropriate conceptual framework for ecology education. Finally, we present alternative approaches for including these issues in graduate education in ecology.
Una educación consistente sobre teoría, historia y filosofía de la Ciencia para estudiantes de posgrado en Ecología puede elevar la calidad de las investigaciones en ese campo. Entender la práctica científica como un proceso integrado, desde la creación de las hipótesis hasta los análisis estadísticos, es importante, pero no suficiente. Es relevante comprender que la actividad científica es precedida y guiada por nuestra concepción sobre el conocimiento científico. En este trabajo, discutimos la involucración de la epistemología e historia de la Ciencia en la Ecología y su importancia en la formación de los ecólogos, resaltando implicaciones de la elección de diferentes abordajes estadísticas. Argumentamos en favor de la integración de tales áreas a la educación formal de ecólogos y presentamos formas de incluir las mismas en el currículo de los planes de posgrado en Ecología.
Uma educação consistente sobre teoria, história e filosofia da Ciência para estudantes de pós-graduação em Ecologia pode elevar a qualidade das pesquisas nesse campo. Entender a prática científica como um processo integrado, desde a criação das hipóteses até as análises estatísticas, é importante, mas não suficiente. É relevante compreender que a atividade científica é precedida e guiada por nossa concepção sobre o conhecimento científico. Neste trabalho, discutimos o envolvimento da epistemologia e história da Ciência na Ecologia e sua importância na formação dos ecólogos, ressaltando implicações da escolha de diferentes abordagens estatísticas. Argumentamos a favor da integração de tais áreas à educação formal de ecólogos e apresentamos formas de incluí-las no currículo dos programas de pós-graduação em Ecologia.
description A consistent education about the theory, history, and philosophy of science to graduate students of ecology could increase the quality of research in this field. Understanding scientific practice as an integrated process from hypothesis selection through statistical analysis is necessary but insufficient. In this paper we aim to discuss the importance of the epistemology and the history of science in training ecologists and to encourage a search for a deeper understanding of discussions in this area. To this end we bring arguments favoring the integration of epistemology and history of science in formal ecology education. We also discuss the implications of choosing different statistical approaches and of selecting an appropriate conceptual framework for ecology education. Finally, we present alternative approaches for including these issues in graduate education in ecology.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-31
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/13
10.21713/2358-2332.2010.v7.13
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/13
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2010.v7.13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/13/10
dc.rights.driver.fl_str_mv ##submission.copyrightStatement##
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv ##submission.copyrightStatement##
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 7, n. 14 (2010)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 7, n. 14 (2010)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987075096772608