A pós-graduação e a produção de conhecimento no Serviço Social brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/129 |
Resumo: | Pós-Graduação e construção do conhecimento em Serviço Social no Brasil no contexto do desenvolvimento histórico do Serviço Social enquanto profissão. O artigo afirma uma estreita relação entre o avanço dos Programas de Pós-Graduação e a participação dos Assistentes Sociais na construção do conhecimento no campo das Ciências Sociais em geral, bem como no campo do Serviço Social, em particular. Aborda o desenvolvimento histórico do Serviço Social no Brasil; caracteriza os Programas de Pós-Graduação criados nos anos 1970 e seu desenvolvimento até a atualidade; considera a produção de conhecimento a partir das teses e dissertações no desenvolvimento de projetos de pesquisa e da produção bibliográfica desenvolvida no contexto da pós-graduação dos 23 programas em implementação na área do Serviço Social na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), considerando o período 2001 a 2003. |
id |
CAPES-1_1e24aa9099e9b581e8c46894a37221e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/129 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
A pós-graduação e a produção de conhecimento no Serviço Social brasileiroGraduate study and the production of knowledge in brazilian Social WorkServiço Social. Programas de Pós-Graduação. Conhecimento científico.Social Work. Graduation programs. Scientifi c Knowledge. Brazil.Pós-Graduação e construção do conhecimento em Serviço Social no Brasil no contexto do desenvolvimento histórico do Serviço Social enquanto profissão. O artigo afirma uma estreita relação entre o avanço dos Programas de Pós-Graduação e a participação dos Assistentes Sociais na construção do conhecimento no campo das Ciências Sociais em geral, bem como no campo do Serviço Social, em particular. Aborda o desenvolvimento histórico do Serviço Social no Brasil; caracteriza os Programas de Pós-Graduação criados nos anos 1970 e seu desenvolvimento até a atualidade; considera a produção de conhecimento a partir das teses e dissertações no desenvolvimento de projetos de pesquisa e da produção bibliográfica desenvolvida no contexto da pós-graduação dos 23 programas em implementação na área do Serviço Social na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), considerando o período 2001 a 2003.Graduation and knowledge building in Social Work in Brazil are treated in this article in the context of the historical development of Social Work as a profession. It is considered that there is a close relationship between the advance of the graduation programs and the participation of Social Workers on building knowledge in the fi eld of Social Sciences in general, as well as in the fi eld of the Social Work in particular. We see the historical development of Social Work in Brazil; we characterize the graduation programs created in the 70’s and its’ development until nowadays; we consider the knowledge production within thesis and dissertation; within the research projects and the bibliographic production developed in the context of the graduation of the 23 graduation programs in development in the area of Social Work in Capes, considering the period from 2001 to 2003.Revista Brasileira de Pós-Graduaçãoe Silva, Maria Ozanira da Silvade Carvalho, Denise Bomtempo Birche2011-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/12910.21713/2358-2332.2007.v4.129RBPG; v. 4, n. 8 (2007)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 4, n. 8 (2007)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/129/123info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:56Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pós-graduação e a produção de conhecimento no Serviço Social brasileiro Graduate study and the production of knowledge in brazilian Social Work |
title |
A pós-graduação e a produção de conhecimento no Serviço Social brasileiro |
spellingShingle |
A pós-graduação e a produção de conhecimento no Serviço Social brasileiro e Silva, Maria Ozanira da Silva Serviço Social. Programas de Pós-Graduação. Conhecimento científico. Social Work. Graduation programs. Scientifi c Knowledge. Brazil. |
title_short |
A pós-graduação e a produção de conhecimento no Serviço Social brasileiro |
title_full |
A pós-graduação e a produção de conhecimento no Serviço Social brasileiro |
title_fullStr |
A pós-graduação e a produção de conhecimento no Serviço Social brasileiro |
title_full_unstemmed |
A pós-graduação e a produção de conhecimento no Serviço Social brasileiro |
title_sort |
A pós-graduação e a produção de conhecimento no Serviço Social brasileiro |
author |
e Silva, Maria Ozanira da Silva |
author_facet |
e Silva, Maria Ozanira da Silva de Carvalho, Denise Bomtempo Birche |
author_role |
author |
author2 |
de Carvalho, Denise Bomtempo Birche |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
e Silva, Maria Ozanira da Silva de Carvalho, Denise Bomtempo Birche |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviço Social. Programas de Pós-Graduação. Conhecimento científico. Social Work. Graduation programs. Scientifi c Knowledge. Brazil. |
topic |
Serviço Social. Programas de Pós-Graduação. Conhecimento científico. Social Work. Graduation programs. Scientifi c Knowledge. Brazil. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Pós-Graduação e construção do conhecimento em Serviço Social no Brasil no contexto do desenvolvimento histórico do Serviço Social enquanto profissão. O artigo afirma uma estreita relação entre o avanço dos Programas de Pós-Graduação e a participação dos Assistentes Sociais na construção do conhecimento no campo das Ciências Sociais em geral, bem como no campo do Serviço Social, em particular. Aborda o desenvolvimento histórico do Serviço Social no Brasil; caracteriza os Programas de Pós-Graduação criados nos anos 1970 e seu desenvolvimento até a atualidade; considera a produção de conhecimento a partir das teses e dissertações no desenvolvimento de projetos de pesquisa e da produção bibliográfica desenvolvida no contexto da pós-graduação dos 23 programas em implementação na área do Serviço Social na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), considerando o período 2001 a 2003. Graduation and knowledge building in Social Work in Brazil are treated in this article in the context of the historical development of Social Work as a profession. It is considered that there is a close relationship between the advance of the graduation programs and the participation of Social Workers on building knowledge in the fi eld of Social Sciences in general, as well as in the fi eld of the Social Work in particular. We see the historical development of Social Work in Brazil; we characterize the graduation programs created in the 70’s and its’ development until nowadays; we consider the knowledge production within thesis and dissertation; within the research projects and the bibliographic production developed in the context of the graduation of the 23 graduation programs in development in the area of Social Work in Capes, considering the period from 2001 to 2003. |
description |
Pós-Graduação e construção do conhecimento em Serviço Social no Brasil no contexto do desenvolvimento histórico do Serviço Social enquanto profissão. O artigo afirma uma estreita relação entre o avanço dos Programas de Pós-Graduação e a participação dos Assistentes Sociais na construção do conhecimento no campo das Ciências Sociais em geral, bem como no campo do Serviço Social, em particular. Aborda o desenvolvimento histórico do Serviço Social no Brasil; caracteriza os Programas de Pós-Graduação criados nos anos 1970 e seu desenvolvimento até a atualidade; considera a produção de conhecimento a partir das teses e dissertações no desenvolvimento de projetos de pesquisa e da produção bibliográfica desenvolvida no contexto da pós-graduação dos 23 programas em implementação na área do Serviço Social na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), considerando o período 2001 a 2003. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/129 10.21713/2358-2332.2007.v4.129 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/129 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2007.v4.129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/129/123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 4, n. 8 (2007) Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 4, n. 8 (2007) 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987074786394112 |