A questão da produção do conhecimento: desafios na gestão dos programas de pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goldani, Marcelo Zubaran
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva, Clécio Homrich da, Nascimento, Luís Felipe Machado do, Blank, Danilo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/183
Resumo: Com a significativa ampliação da produção científica brasilei­ra, sustentada principalmente pelos programas de pós-graduação das universidades públicas, emergem novos desafios para seus coordena­dores relacionados à administração de recursos humanos e financei­ros. Com o objetivo de instrumentalizar os gestores de programas de pós-graduação diante de um cenário de rápida mudança dos modos de produção de conhecimento, descreve-se o caso de um programa de pós-graduação em Pediatria, em que se apontam as dificuldades, oportunidades e uma breve avaliação referente ao processo de adap­tação frente a um modelo de produção de conhecimento mercado-di­rigido, circunstanciado dentro de uma estrutura universitária de difícil trânsito administrativo e com um acesso precário aos fundos de inves­timento para a pesquisa e formação.
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Due to the significant increases in Brazilian knowledge production sustained mainly by graduate programs at public universities, new challenges have arisen in terms of the management of staff and funding resources. The aim of this study is to provide tools for coordinators of graduate programs as they face a scenario characterized by intense changes in the modes of knowledge production. The article presents the case of a graduate program in pediatrics and details its effort to adapt to a new, market-driven model of knowledge production, considering the context of public universities in Brazil, characterized by scarce funds for research and an excess of bureaucracy.
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