A utilização da sequência didática para a construção da argumentação no artigo de opinião

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Maíra Cordeiro
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Melo, Maria de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/263
Resumo: Neste trabalho, pretendemos analisar como a sequência didática pode ser utilizada para desenvolver o argumento crítico do aluno na produção de um artigo de opinião. Para tanto, buscamos embasamento nas teorias de Dolz e Schneuwly (2004) e apresentaremos resultados práticos dessa aplicação, a partir de cada módulo trabalhado com os alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Liliosa Paiva Leite, na cidade de João Pessoa, Paraíba, como parte da atuação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid – Subprojeto Letras/Língua Portuguesa). Pensando nisso, a utilização da sequência didática é uma ótima ferramenta para desenvolver a construção da argumentação no gênero textual denominado artigo de opinião.
id CAPES-1_b4b064b1fdf75574c1a50b8bf3c720f3
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/263
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling A utilização da sequência didática para a construção da argumentação no artigo de opiniãoThe use of the didactic sequence for argument construction in an opinion articleSequência Didática. Argumentação. Artigo de Opinião.Following Didactic. Argumentation. Opinion Article.Neste trabalho, pretendemos analisar como a sequência didática pode ser utilizada para desenvolver o argumento crítico do aluno na produção de um artigo de opinião. Para tanto, buscamos embasamento nas teorias de Dolz e Schneuwly (2004) e apresentaremos resultados práticos dessa aplicação, a partir de cada módulo trabalhado com os alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Liliosa Paiva Leite, na cidade de João Pessoa, Paraíba, como parte da atuação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid – Subprojeto Letras/Língua Portuguesa). Pensando nisso, a utilização da sequência didática é uma ótima ferramenta para desenvolver a construção da argumentação no gênero textual denominado artigo de opinião.In this work, we intend to analyze how the didactic sequence can be used to develop the student’s critical argument in the production of an opinion article. To do so, we sought grounding in the theories of Schneuwly and Dolz (2004) and present practical results of this application, derived from each module developed with students in the 2nd year of Liliosa Paiva Leite State High School, in João Pessoa (PB), as part of activities undertaking within the Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation (PIBID – subproject Letters - Portuguese Language). The article reveals that using the teaching sequence is an excellent tool to develop the construction of argumentation in the textual genre known as the opinion articleRevista Brasileira de Pós-Graduaçãodos Santos, Maíra CordeiroMelo, Maria de Fátima2012-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/26310.21713/2358-2332.2012.v8.263RBPG; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à DocênciaRevista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/263/252http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/263/23##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:52Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da sequência didática para a construção da argumentação no artigo de opinião
The use of the didactic sequence for argument construction in an opinion article
title A utilização da sequência didática para a construção da argumentação no artigo de opinião
spellingShingle A utilização da sequência didática para a construção da argumentação no artigo de opinião
dos Santos, Maíra Cordeiro
Sequência Didática. Argumentação. Artigo de Opinião.
Following Didactic. Argumentation. Opinion Article.
title_short A utilização da sequência didática para a construção da argumentação no artigo de opinião
title_full A utilização da sequência didática para a construção da argumentação no artigo de opinião
title_fullStr A utilização da sequência didática para a construção da argumentação no artigo de opinião
title_full_unstemmed A utilização da sequência didática para a construção da argumentação no artigo de opinião
title_sort A utilização da sequência didática para a construção da argumentação no artigo de opinião
author dos Santos, Maíra Cordeiro
author_facet dos Santos, Maíra Cordeiro
Melo, Maria de Fátima
author_role author
author2 Melo, Maria de Fátima
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Maíra Cordeiro
Melo, Maria de Fátima
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Sequência Didática. Argumentação. Artigo de Opinião.
Following Didactic. Argumentation. Opinion Article.
topic Sequência Didática. Argumentação. Artigo de Opinião.
Following Didactic. Argumentation. Opinion Article.
dc.description.none.fl_txt_mv Neste trabalho, pretendemos analisar como a sequência didática pode ser utilizada para desenvolver o argumento crítico do aluno na produção de um artigo de opinião. Para tanto, buscamos embasamento nas teorias de Dolz e Schneuwly (2004) e apresentaremos resultados práticos dessa aplicação, a partir de cada módulo trabalhado com os alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Liliosa Paiva Leite, na cidade de João Pessoa, Paraíba, como parte da atuação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid – Subprojeto Letras/Língua Portuguesa). Pensando nisso, a utilização da sequência didática é uma ótima ferramenta para desenvolver a construção da argumentação no gênero textual denominado artigo de opinião.
In this work, we intend to analyze how the didactic sequence can be used to develop the student’s critical argument in the production of an opinion article. To do so, we sought grounding in the theories of Schneuwly and Dolz (2004) and present practical results of this application, derived from each module developed with students in the 2nd year of Liliosa Paiva Leite State High School, in João Pessoa (PB), as part of activities undertaking within the Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation (PIBID – subproject Letters - Portuguese Language). The article reveals that using the teaching sequence is an excellent tool to develop the construction of argumentation in the textual genre known as the opinion article
description Neste trabalho, pretendemos analisar como a sequência didática pode ser utilizada para desenvolver o argumento crítico do aluno na produção de um artigo de opinião. Para tanto, buscamos embasamento nas teorias de Dolz e Schneuwly (2004) e apresentaremos resultados práticos dessa aplicação, a partir de cada módulo trabalhado com os alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Liliosa Paiva Leite, na cidade de João Pessoa, Paraíba, como parte da atuação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid – Subprojeto Letras/Língua Portuguesa). Pensando nisso, a utilização da sequência didática é uma ótima ferramenta para desenvolver a construção da argumentação no gênero textual denominado artigo de opinião.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/263
10.21713/2358-2332.2012.v8.263
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/263
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2012.v8.263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/263/252
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/263/23
dc.rights.driver.fl_str_mv ##submission.copyrightStatement##
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv ##submission.copyrightStatement##
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987075828678656