Avaliação da pós-graduação: buscando consenso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/20 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo contribuir para a discussão sobre possíveis modificações na atual avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil, com base em uma pesquisa de opinião realizada com o colegiado de doutores da Fundação Oswaldo Cruz a respeito de uma série de proposições sugeridas pelos observadores internacionais convidados pela Capes para analisar a última avaliação, em 2001. Apresentam-se a análise dos resultados da pesquisa, comentários dos docentes e a cópia do instrumento utilizado – possibilitando sua reprodução por outras instituições de ensino superior ou programas de pós-graduação. |
id |
CAPES-1_f7541aa8e854372e02f5a377df6313c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/20 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
Avaliação da pós-graduação: buscando consensoAvaliação da pós-graduação: buscando consensoavaliação de ensino. avaliação de pós-graduaçãolearning assessment, evaluation of graduate studiesEste artigo tem como objetivo contribuir para a discussão sobre possíveis modificações na atual avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil, com base em uma pesquisa de opinião realizada com o colegiado de doutores da Fundação Oswaldo Cruz a respeito de uma série de proposições sugeridas pelos observadores internacionais convidados pela Capes para analisar a última avaliação, em 2001. Apresentam-se a análise dos resultados da pesquisa, comentários dos docentes e a cópia do instrumento utilizado – possibilitando sua reprodução por outras instituições de ensino superior ou programas de pós-graduação.This article aims to contribute to the discussion of possible changes in the present evaluation of graduate programs in Brazil, based on a delphi tecnique performed with Ph.D. professors at the Oswaldo Cruz Foundation, regarding certain propositions suggested by international observers invited to assess the last evaluation process, in 2001. Results, comments by the professors and the instrument employed (open-ended questions) are presented, in the expectation that its replication by other institutions of higher education and graduate programs will be possible.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoMoreira, Carlos Otávio FiúzaHortale, Virginia AlonsoHartz, Zulmira de Araújo2011-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/2010.21713/2358-2332.2004.v1.20RBPG; v. 1, n. 1 (2004)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 1, n. 1 (2004)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/20/17info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:56Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da pós-graduação: buscando consenso Avaliação da pós-graduação: buscando consenso |
title |
Avaliação da pós-graduação: buscando consenso |
spellingShingle |
Avaliação da pós-graduação: buscando consenso Moreira, Carlos Otávio Fiúza avaliação de ensino. avaliação de pós-graduação learning assessment, evaluation of graduate studies |
title_short |
Avaliação da pós-graduação: buscando consenso |
title_full |
Avaliação da pós-graduação: buscando consenso |
title_fullStr |
Avaliação da pós-graduação: buscando consenso |
title_full_unstemmed |
Avaliação da pós-graduação: buscando consenso |
title_sort |
Avaliação da pós-graduação: buscando consenso |
author |
Moreira, Carlos Otávio Fiúza |
author_facet |
Moreira, Carlos Otávio Fiúza Hortale, Virginia Alonso Hartz, Zulmira de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Hortale, Virginia Alonso Hartz, Zulmira de Araújo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Carlos Otávio Fiúza Hortale, Virginia Alonso Hartz, Zulmira de Araújo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação de ensino. avaliação de pós-graduação learning assessment, evaluation of graduate studies |
topic |
avaliação de ensino. avaliação de pós-graduação learning assessment, evaluation of graduate studies |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo tem como objetivo contribuir para a discussão sobre possíveis modificações na atual avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil, com base em uma pesquisa de opinião realizada com o colegiado de doutores da Fundação Oswaldo Cruz a respeito de uma série de proposições sugeridas pelos observadores internacionais convidados pela Capes para analisar a última avaliação, em 2001. Apresentam-se a análise dos resultados da pesquisa, comentários dos docentes e a cópia do instrumento utilizado – possibilitando sua reprodução por outras instituições de ensino superior ou programas de pós-graduação. This article aims to contribute to the discussion of possible changes in the present evaluation of graduate programs in Brazil, based on a delphi tecnique performed with Ph.D. professors at the Oswaldo Cruz Foundation, regarding certain propositions suggested by international observers invited to assess the last evaluation process, in 2001. Results, comments by the professors and the instrument employed (open-ended questions) are presented, in the expectation that its replication by other institutions of higher education and graduate programs will be possible. |
description |
Este artigo tem como objetivo contribuir para a discussão sobre possíveis modificações na atual avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil, com base em uma pesquisa de opinião realizada com o colegiado de doutores da Fundação Oswaldo Cruz a respeito de uma série de proposições sugeridas pelos observadores internacionais convidados pela Capes para analisar a última avaliação, em 2001. Apresentam-se a análise dos resultados da pesquisa, comentários dos docentes e a cópia do instrumento utilizado – possibilitando sua reprodução por outras instituições de ensino superior ou programas de pós-graduação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/20 10.21713/2358-2332.2004.v1.20 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/20 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2004.v1.20 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/20/17 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 1, n. 1 (2004) Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 1, n. 1 (2004) 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987074651127808 |