Avaliação da pós-graduação: buscando consenso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Carlos Otávio Fiúza
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Hortale, Virginia Alonso, Hartz, Zulmira de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/20
Resumo: Este artigo tem como objetivo contribuir para a discussão sobre possíveis modificações na atual avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil, com base em uma pesquisa de opinião realizada com o colegiado de doutores da Fundação Oswaldo Cruz a respeito de uma série de proposições sugeridas pelos observadores internacionais convidados pela Capes para analisar a última avaliação, em 2001. Apresentam-se a análise dos resultados da pesquisa, comentários dos docentes e a cópia do instrumento utilizado – possibilitando sua reprodução por outras instituições de ensino superior ou programas de pós-graduação.
id CAPES-1_f7541aa8e854372e02f5a377df6313c0
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/20
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Avaliação da pós-graduação: buscando consensoAvaliação da pós-graduação: buscando consensoavaliação de ensino. avaliação de pós-graduaçãolearning assessment, evaluation of graduate studiesEste artigo tem como objetivo contribuir para a discussão sobre possíveis modificações na atual avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil, com base em uma pesquisa de opinião realizada com o colegiado de doutores da Fundação Oswaldo Cruz a respeito de uma série de proposições sugeridas pelos observadores internacionais convidados pela Capes para analisar a última avaliação, em 2001. Apresentam-se a análise dos resultados da pesquisa, comentários dos docentes e a cópia do instrumento utilizado – possibilitando sua reprodução por outras instituições de ensino superior ou programas de pós-graduação.This article aims to contribute to the discussion of possible changes in the present evaluation of graduate programs in Brazil, based on a delphi tecnique performed with Ph.D. professors at the Oswaldo Cruz Foundation, regarding certain propositions suggested by international observers invited to assess the last evaluation process, in 2001. Results, comments by the professors and the instrument employed (open-ended questions) are presented, in the expectation that its replication by other institutions of higher education and graduate programs will be possible.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoMoreira, Carlos Otávio FiúzaHortale, Virginia AlonsoHartz, Zulmira de Araújo2011-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/2010.21713/2358-2332.2004.v1.20RBPG; v. 1, n. 1 (2004)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 1, n. 1 (2004)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/20/17info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:56Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da pós-graduação: buscando consenso

Avaliação da pós-graduação: buscando consenso
title Avaliação da pós-graduação: buscando consenso
spellingShingle Avaliação da pós-graduação: buscando consenso
Moreira, Carlos Otávio Fiúza
avaliação de ensino. avaliação de pós-graduação
learning assessment, evaluation of graduate studies
title_short Avaliação da pós-graduação: buscando consenso
title_full Avaliação da pós-graduação: buscando consenso
title_fullStr Avaliação da pós-graduação: buscando consenso
title_full_unstemmed Avaliação da pós-graduação: buscando consenso
title_sort Avaliação da pós-graduação: buscando consenso
author Moreira, Carlos Otávio Fiúza
author_facet Moreira, Carlos Otávio Fiúza
Hortale, Virginia Alonso
Hartz, Zulmira de Araújo
author_role author
author2 Hortale, Virginia Alonso
Hartz, Zulmira de Araújo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Carlos Otávio Fiúza
Hortale, Virginia Alonso
Hartz, Zulmira de Araújo
dc.subject.none.fl_str_mv



dc.subject.por.fl_str_mv avaliação de ensino. avaliação de pós-graduação
learning assessment, evaluation of graduate studies
topic avaliação de ensino. avaliação de pós-graduação
learning assessment, evaluation of graduate studies
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo tem como objetivo contribuir para a discussão sobre possíveis modificações na atual avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil, com base em uma pesquisa de opinião realizada com o colegiado de doutores da Fundação Oswaldo Cruz a respeito de uma série de proposições sugeridas pelos observadores internacionais convidados pela Capes para analisar a última avaliação, em 2001. Apresentam-se a análise dos resultados da pesquisa, comentários dos docentes e a cópia do instrumento utilizado – possibilitando sua reprodução por outras instituições de ensino superior ou programas de pós-graduação.

This article aims to contribute to the discussion of possible changes in the present evaluation of graduate programs in Brazil, based on a delphi tecnique performed with Ph.D. professors at the Oswaldo Cruz Foundation, regarding certain propositions suggested by international observers invited to assess the last evaluation process, in 2001. Results, comments by the professors and the instrument employed (open-ended questions) are presented, in the expectation that its replication by other institutions of higher education and graduate programs will be possible.
description Este artigo tem como objetivo contribuir para a discussão sobre possíveis modificações na atual avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil, com base em uma pesquisa de opinião realizada com o colegiado de doutores da Fundação Oswaldo Cruz a respeito de uma série de proposições sugeridas pelos observadores internacionais convidados pela Capes para analisar a última avaliação, em 2001. Apresentam-se a análise dos resultados da pesquisa, comentários dos docentes e a cópia do instrumento utilizado – possibilitando sua reprodução por outras instituições de ensino superior ou programas de pós-graduação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-03
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/20
10.21713/2358-2332.2004.v1.20
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/20
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2004.v1.20
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/20/17
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 1, n. 1 (2004)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 1, n. 1 (2004)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987074651127808