ENTRELAÇAMENTO ENTRE POSSIBILIDADES, AVANÇOS E CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE PARA O AUTISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jordan Prazeres Freitas da; Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dauer, Érika Teles; Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil, Bezerra, Anna Paula Fagundes; Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil, Machado, Márcia Maria Tavares; Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2913
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender as possibilidades e os avanços da teoria e da técnica psicanalítica no trabalho com o autismo; apresentando a primeira infância e seus possíveis impasses ao desenvolvimento da criança; descrevendo as possibilidades da teoria psicanalítica na clínica infantil, a partir da ferramenta IRDI, de um caso clínico da psicanalista Marie-Christine Laznik. Sobre o método, a pesquisa é do tipo descritiva, de revisão bibliográfica. A análise e coleta de dados são alcançadas por meio de leitura crítica e analítica do pesquisador, que associa ideias da obra confrontando-as e discutindo-as, a partir do referencial de teóricos psicanalistas. Assim, percebe-se como a temporalidade está em um campo importante na psicanálise e como a família (cuidador) desempenha papel significativo na formação psíquica do sujeito. Partindo dessa perspectiva, apresenta-se como um dos resultados do avanço da psicanálise a ferramenta “Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil” (IRDI), considerando que o valor do instrumento está em permitir a localização a tempo de riscos que, quando detectados e trabalhados em atendimento clínico, podem permitir à criança um processo de desenvolvimento com menos impasses. Ademais, através da pesquisa, é possível saber que existem no Brasil diversos programas e grupos de intervenção que trabalham com a temática do autismo na perspectiva psicanalítica. INTERLACING BETWEEN POSSIBILITIES, ADVANCES AND CONTRIBUTIONS OF PSYCHOANALYSIS TO AUTISM ABSTRACT This paper aims at understanding the possibilities and advances of the theory and the psychoanalytic technique at working with autism, presenting the early childhood and its possible obstacles to child development, describing the possibilities of the psychoanalytic theory for the children's clinic, through the IRDI methodology, from a clinical case by the psychoanalyst Marie-Christine Laznik. Concerning the method, the research is descriptive with a bibliographic review. The analysis and data collection are achieved through a critical and analytical reading made by the researcher who associates the ideas presented in the studies contrasting and discussing them, through the referential of psychoanalytic theorists. Therefore, it is understood how the temporality belongs to an important psychoanalysis field and how the family (caregiver) plays an important role in the individual’s psychic development. From this perspective, it is presented how the tool “Clinical Risk Indicators in Child Development” (IRDI) is a result of the advances of psychoanalysis, considering that the value of such instrument refers to allowing the identification beforehand so, when detected and worked in clinical care, can allow the child to have a development process with less obstacles. Furthermore, through the research, it is possible to know that there are many programs and intervention groups in Brazil which work with autism in the psychoanalytic perspective.
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Partindo dessa perspectiva, apresenta-se como um dos resultados do avanço da psicanálise a ferramenta “Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil” (IRDI), considerando que o valor do instrumento está em permitir a localização a tempo de riscos que, quando detectados e trabalhados em atendimento clínico, podem permitir à criança um processo de desenvolvimento com menos impasses. Ademais, através da pesquisa, é possível saber que existem no Brasil diversos programas e grupos de intervenção que trabalham com a temática do autismo na perspectiva psicanalítica. INTERLACING BETWEEN POSSIBILITIES, ADVANCES AND CONTRIBUTIONS OF PSYCHOANALYSIS TO AUTISM ABSTRACT This paper aims at understanding the possibilities and advances of the theory and the psychoanalytic technique at working with autism, presenting the early childhood and its possible obstacles to child development, describing the possibilities of the psychoanalytic theory for the children's clinic, through the IRDI methodology, from a clinical case by the psychoanalyst Marie-Christine Laznik. Concerning the method, the research is descriptive with a bibliographic review. The analysis and data collection are achieved through a critical and analytical reading made by the researcher who associates the ideas presented in the studies contrasting and discussing them, through the referential of psychoanalytic theorists. Therefore, it is understood how the temporality belongs to an important psychoanalysis field and how the family (caregiver) plays an important role in the individual’s psychic development. From this perspective, it is presented how the tool “Clinical Risk Indicators in Child Development” (IRDI) is a result of the advances of psychoanalysis, considering that the value of such instrument refers to allowing the identification beforehand so, when detected and worked in clinical care, can allow the child to have a development process with less obstacles. Furthermore, through the research, it is possible to know that there are many programs and intervention groups in Brazil which work with autism in the psychoanalytic perspective.Núcleo de Publicação UNICATÓLICASilva, Jordan Prazeres Freitas da; Universidade Federal do Ceará, UFC, BrasilDauer, Érika Teles; Universidade Federal do Ceará, UFC, BrasilBezerra, Anna Paula Fagundes; Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, BrasilMachado, Márcia Maria Tavares; Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil2019-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/291310.25190/rec.v8i1.2913Revista Expressão Católica; v. 8, n. 1 (2019): Rev. Expr. Catól.; 17-282357-848310.25190/rec.v8i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2913/pdf8/*ref*/ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA (APA). Manual de Estatística e Diagnóstica de Transtornos Mentais (DSM V TM) 4. Porto Alegre: Artes Médicas, 2015./*ref*/BARRETO, I. S. et al. Processos de intervenção para crianças e adolescentes com Síndrome de Asperger: uma revisão de literatura. Contextos Clínicos, v. 6, n. 2, p.132-143, 17 set. 2013./*ref*/BERGÈS, J.; BALBO, G. Jogo de posição da mãe e da criança: ensaio sobre o transitivismo. Porto Alegre: CMC, 2002. BERNARDINO, L. M. F.; KUPFER, M. C. M. A criança como mestre do gozo da família atual: desdobramentos da “pesquisa de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil”. Rev. Mal-Estar Subj., Fortaleza, v. 8, n. 3, p. 661-680, set. 2008./*ref*/BIRMAN, J. 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