O CONTROLE INTERNO NAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, João Paulo Silva do; Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA)
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gomes, Douglas Willyam Rodrigues; Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA), Oliveira, Oderlene Vieira de; Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3208
Resumo: O presente artigo tem como objetivo geral apresentar o controle interno como ferramenta de desenvolvimento às microempresas e empresas de pequeno porte, buscando a tomada de decisão mais eficaz. O referencial teórico foi embasado na literatura de autores, como Almeida (2010), Attie (2010), Crepaldi (2007), Godoy (1998), Oliveira (2001), Silva Júnior (2001) e dentre outros, nas quais abordam conceitos pertinentes às ferramentas de controle interno. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa descritiva, aplicando uma abordagem do problema de forma qualitativa. A coleta e análise dos dados tiveram como fundamento a aplicação de um questionário dicotômico aberto às justificativas com proprietários ou gerentes das microempresas e empresas de pequeno porte. As empresas abordadas estão situadas em um município do Sertão Central do Ceará. Como resultados destaca-se a apresentação do percentual de empresas que utilizam as ferramentas do controle interno, uma vez que oferece vantagens à gestão empresarial, desde que seja aplicado e monitorado de forma adequada, auxiliando os gestores a proteger seus ativos, através de informações exatas, confiáveis e oportunas, buscando prevenir erros, fraudes e atos ilícitos. Conclui-se que o controle interno é parte integral na execução do processo administrativo, sendo responsável pela criação de padrões e medição de desempenho. Ademais, oportuniza os instrumentos de crescimento, desenvolvimento, rentabilidade e confiança no mercado, para uma gestão empreendedora, eficiente e eficaz.
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Como resultados destaca-se a apresentação do percentual de empresas que utilizam as ferramentas do controle interno, uma vez que oferece vantagens à gestão empresarial, desde que seja aplicado e monitorado de forma adequada, auxiliando os gestores a proteger seus ativos, através de informações exatas, confiáveis e oportunas, buscando prevenir erros, fraudes e atos ilícitos. Conclui-se que o controle interno é parte integral na execução do processo administrativo, sendo responsável pela criação de padrões e medição de desempenho. Ademais, oportuniza os instrumentos de crescimento, desenvolvimento, rentabilidade e confiança no mercado, para uma gestão empreendedora, eficiente e eficaz.Núcleo de Publicação UNICATÓLICANascimento, João Paulo Silva do; Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA)Gomes, Douglas Willyam Rodrigues; Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA)Oliveira, Oderlene Vieira de; Universidade de Fortaleza (UNIFOR)2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/320810.25190/rec.v9i1.3208Revista Expressão Católica; v. 9, n. 1 (2020): Rev. Expr. Catól.2357-848310.25190/rec.v9i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3208/02/*ref*/ALMEIDA, M. C. Auditoria. 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