Efeitos da cirurgia bariátrica sobre a síndrome metabólica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ayoub,Jimmy Ali Saadallah
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Alonso,Paulino Alberto, Guimarães,Ligia Maria Vaz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-67202011000200010
Resumo: RACIONAL: A obesidade mórbida é um estado de resistência à insulina associado ao excesso de gordura visceral, condições que contribuem para o desenvolvimento da síndrome metabólica. Na obesidade, os tratamentos conservadores promovem melhora da síndrome metabólica, mas a recuperação de peso é frequente. A derivação gástrica em Y-de-Roux resulta em perda de peso, mais significativa e sustentada, além de promover melhora da síndrome metabólica, que é condição de risco para o desenvolvimento de doença aterosclerótica sistêmica. OBJETIVO: Demonstrar que a cirurgia bariátrica promove a reversão da síndrome metabólica. MÉTODOS: O estudo foi realizado com 74 pacientes obesos, submetidos a derivação gástrica em Y-de-Roux por videolaparoscopia. Foram avaliados por meio de dados antropométricos e laboratoriais, com a aferição do peso, circunferência abdominal, índice de massa corporal, pressão arterial sistêmica e a dosagem de glicemia, triglicérides, colesterol total e sua fração HDL, no pré-operatório e ao longo de seis meses após a operação. Para comparação de médias foi utilizado o teste não paramétrico de Friedman e, quando necessário, o teste de Wilcoxon, considerando nível de significância valor de p<0,05. RESULTADO: Houve 52 mulheres e 22 homens, com a média de idade de 34,6 anos. O intervalo de seguimento foi de seis meses. A média do índice de massa corporal no pré-operatório era de 42 e após seis meses foi de 29,6. Demonstrou-se diferença estatisticamente significativa entre os momentos, quanto a todas as variáveis quantitativas analisadas. CONCLUSÃO: Pôde-se inferir que a cirurgia bariátrica é meio eficaz de perda de peso e normalização precoce das alterações antropométricas e laboratoriais utilizadas no diagnóstico da síndrome metabólica.
id CBCD-1_b3d8a6003fb4aad95558a15be387ed0c
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-67202011000200010
network_acronym_str CBCD-1
network_name_str ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)
repository_id_str
spelling Efeitos da cirurgia bariátrica sobre a síndrome metabólicaObesidadeSíndrome metabólicaDiabetes mellitusCirurgia bariátricaRACIONAL: A obesidade mórbida é um estado de resistência à insulina associado ao excesso de gordura visceral, condições que contribuem para o desenvolvimento da síndrome metabólica. Na obesidade, os tratamentos conservadores promovem melhora da síndrome metabólica, mas a recuperação de peso é frequente. A derivação gástrica em Y-de-Roux resulta em perda de peso, mais significativa e sustentada, além de promover melhora da síndrome metabólica, que é condição de risco para o desenvolvimento de doença aterosclerótica sistêmica. OBJETIVO: Demonstrar que a cirurgia bariátrica promove a reversão da síndrome metabólica. MÉTODOS: O estudo foi realizado com 74 pacientes obesos, submetidos a derivação gástrica em Y-de-Roux por videolaparoscopia. Foram avaliados por meio de dados antropométricos e laboratoriais, com a aferição do peso, circunferência abdominal, índice de massa corporal, pressão arterial sistêmica e a dosagem de glicemia, triglicérides, colesterol total e sua fração HDL, no pré-operatório e ao longo de seis meses após a operação. Para comparação de médias foi utilizado o teste não paramétrico de Friedman e, quando necessário, o teste de Wilcoxon, considerando nível de significância valor de p<0,05. RESULTADO: Houve 52 mulheres e 22 homens, com a média de idade de 34,6 anos. O intervalo de seguimento foi de seis meses. A média do índice de massa corporal no pré-operatório era de 42 e após seis meses foi de 29,6. Demonstrou-se diferença estatisticamente significativa entre os momentos, quanto a todas as variáveis quantitativas analisadas. CONCLUSÃO: Pôde-se inferir que a cirurgia bariátrica é meio eficaz de perda de peso e normalização precoce das alterações antropométricas e laboratoriais utilizadas no diagnóstico da síndrome metabólica.Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-67202011000200010ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo) v.24 n.2 2011reponame:ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)instname:Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)instacron:CBCD10.1590/S0102-67202011000200010info:eu-repo/semantics/openAccessAyoub,Jimmy Ali SaadallahAlonso,Paulino AlbertoGuimarães,Ligia Maria Vazpor2011-07-01T00:00:00Zoai:scielo:S0102-67202011000200010Revistahttp://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/indexONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistaabcd@gmail.com2317-63262317-6326opendoar:2011-07-01T00:00ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo) - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da cirurgia bariátrica sobre a síndrome metabólica
title Efeitos da cirurgia bariátrica sobre a síndrome metabólica
spellingShingle Efeitos da cirurgia bariátrica sobre a síndrome metabólica
Ayoub,Jimmy Ali Saadallah
Obesidade
Síndrome metabólica
Diabetes mellitus
Cirurgia bariátrica
title_short Efeitos da cirurgia bariátrica sobre a síndrome metabólica
title_full Efeitos da cirurgia bariátrica sobre a síndrome metabólica
title_fullStr Efeitos da cirurgia bariátrica sobre a síndrome metabólica
title_full_unstemmed Efeitos da cirurgia bariátrica sobre a síndrome metabólica
title_sort Efeitos da cirurgia bariátrica sobre a síndrome metabólica
author Ayoub,Jimmy Ali Saadallah
author_facet Ayoub,Jimmy Ali Saadallah
Alonso,Paulino Alberto
Guimarães,Ligia Maria Vaz
author_role author
author2 Alonso,Paulino Alberto
Guimarães,Ligia Maria Vaz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ayoub,Jimmy Ali Saadallah
Alonso,Paulino Alberto
Guimarães,Ligia Maria Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv Obesidade
Síndrome metabólica
Diabetes mellitus
Cirurgia bariátrica
topic Obesidade
Síndrome metabólica
Diabetes mellitus
Cirurgia bariátrica
description RACIONAL: A obesidade mórbida é um estado de resistência à insulina associado ao excesso de gordura visceral, condições que contribuem para o desenvolvimento da síndrome metabólica. Na obesidade, os tratamentos conservadores promovem melhora da síndrome metabólica, mas a recuperação de peso é frequente. A derivação gástrica em Y-de-Roux resulta em perda de peso, mais significativa e sustentada, além de promover melhora da síndrome metabólica, que é condição de risco para o desenvolvimento de doença aterosclerótica sistêmica. OBJETIVO: Demonstrar que a cirurgia bariátrica promove a reversão da síndrome metabólica. MÉTODOS: O estudo foi realizado com 74 pacientes obesos, submetidos a derivação gástrica em Y-de-Roux por videolaparoscopia. Foram avaliados por meio de dados antropométricos e laboratoriais, com a aferição do peso, circunferência abdominal, índice de massa corporal, pressão arterial sistêmica e a dosagem de glicemia, triglicérides, colesterol total e sua fração HDL, no pré-operatório e ao longo de seis meses após a operação. Para comparação de médias foi utilizado o teste não paramétrico de Friedman e, quando necessário, o teste de Wilcoxon, considerando nível de significância valor de p<0,05. RESULTADO: Houve 52 mulheres e 22 homens, com a média de idade de 34,6 anos. O intervalo de seguimento foi de seis meses. A média do índice de massa corporal no pré-operatório era de 42 e após seis meses foi de 29,6. Demonstrou-se diferença estatisticamente significativa entre os momentos, quanto a todas as variáveis quantitativas analisadas. CONCLUSÃO: Pôde-se inferir que a cirurgia bariátrica é meio eficaz de perda de peso e normalização precoce das alterações antropométricas e laboratoriais utilizadas no diagnóstico da síndrome metabólica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-67202011000200010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-67202011000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-67202011000200010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
dc.source.none.fl_str_mv ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo) v.24 n.2 2011
reponame:ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)
instname:Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)
instacron:CBCD
instname_str Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)
instacron_str CBCD
institution CBCD
reponame_str ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)
collection ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo) - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaabcd@gmail.com
_version_ 1754208956011511808