Preocupações de docentes de Educação Física: associação com o nível de ensino e o vínculo institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trusz,Renato Daniel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Both,Jorge, Santos,José Henrique dos, Folle,Alexandra, Nascimento,Juarez Vieira do, Farias,Gelcemar Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100232
Resumo: RESUMO O objetivo do estudo foi analisar as preocupações de professores de Educação Física considerando o nível de ensino e o vínculo empregatício. Participaram do estudo 61 professores de Educação Física de Balneário Camboriú, SC. Na coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e a Escala de Preocupações de Professores. Os resultados indicaram que os professores eram muito preocupados com a tarefa e o impacto e observou-se associação significativa da dimensão consigo com o nível de ensino, enquanto que em relação ao vínculo empregatício dos professores investigados constatou-se associação significativa com a dimensão tarefa. Conclui-se que os diferentes níveis de atuação e o tipo de vínculo empregatício podem interferir nas inquietações associadas aos docentes.
id CBCE-1_53be7012256730e90ce99bc74e4aad92
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892020000100232
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Preocupações de docentes de Educação Física: associação com o nível de ensino e o vínculo institucionalTrabalhadoresEducação Física e TreinamentoEnsino Fundamental e MédioEducação InfantilRESUMO O objetivo do estudo foi analisar as preocupações de professores de Educação Física considerando o nível de ensino e o vínculo empregatício. Participaram do estudo 61 professores de Educação Física de Balneário Camboriú, SC. Na coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e a Escala de Preocupações de Professores. Os resultados indicaram que os professores eram muito preocupados com a tarefa e o impacto e observou-se associação significativa da dimensão consigo com o nível de ensino, enquanto que em relação ao vínculo empregatício dos professores investigados constatou-se associação significativa com a dimensão tarefa. Conclui-se que os diferentes níveis de atuação e o tipo de vínculo empregatício podem interferir nas inquietações associadas aos docentes.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100232Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.42 2020reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.42.2019-092info:eu-repo/semantics/openAccessTrusz,Renato DanielBoth,JorgeSantos,José Henrique dosFolle,AlexandraNascimento,Juarez Vieira doFarias,Gelcemar Oliveirapor2020-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892020000100232Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:14.144423Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Preocupações de docentes de Educação Física: associação com o nível de ensino e o vínculo institucional
title Preocupações de docentes de Educação Física: associação com o nível de ensino e o vínculo institucional
spellingShingle Preocupações de docentes de Educação Física: associação com o nível de ensino e o vínculo institucional
Trusz,Renato Daniel
Trabalhadores
Educação Física e Treinamento
Ensino Fundamental e Médio
Educação Infantil
title_short Preocupações de docentes de Educação Física: associação com o nível de ensino e o vínculo institucional
title_full Preocupações de docentes de Educação Física: associação com o nível de ensino e o vínculo institucional
title_fullStr Preocupações de docentes de Educação Física: associação com o nível de ensino e o vínculo institucional
title_full_unstemmed Preocupações de docentes de Educação Física: associação com o nível de ensino e o vínculo institucional
title_sort Preocupações de docentes de Educação Física: associação com o nível de ensino e o vínculo institucional
author Trusz,Renato Daniel
author_facet Trusz,Renato Daniel
Both,Jorge
Santos,José Henrique dos
Folle,Alexandra
Nascimento,Juarez Vieira do
Farias,Gelcemar Oliveira
author_role author
author2 Both,Jorge
Santos,José Henrique dos
Folle,Alexandra
Nascimento,Juarez Vieira do
Farias,Gelcemar Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trusz,Renato Daniel
Both,Jorge
Santos,José Henrique dos
Folle,Alexandra
Nascimento,Juarez Vieira do
Farias,Gelcemar Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalhadores
Educação Física e Treinamento
Ensino Fundamental e Médio
Educação Infantil
topic Trabalhadores
Educação Física e Treinamento
Ensino Fundamental e Médio
Educação Infantil
description RESUMO O objetivo do estudo foi analisar as preocupações de professores de Educação Física considerando o nível de ensino e o vínculo empregatício. Participaram do estudo 61 professores de Educação Física de Balneário Camboriú, SC. Na coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e a Escala de Preocupações de Professores. Os resultados indicaram que os professores eram muito preocupados com a tarefa e o impacto e observou-se associação significativa da dimensão consigo com o nível de ensino, enquanto que em relação ao vínculo empregatício dos professores investigados constatou-se associação significativa com a dimensão tarefa. Conclui-se que os diferentes níveis de atuação e o tipo de vínculo empregatício podem interferir nas inquietações associadas aos docentes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100232
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/rbce.42.2019-092
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.42 2020
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203856100196352