Quais comportamentos táticos de jogadores de futebol da categoria sub-14 podem melhorar após 20 sessões de treino?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000100071 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi avaliar quais os comportamentos táticos podem ser alterados após 20 sessões de treino. A amostra foi composta por 18 jogadores da categoria sub-14. O instrumento utilizado para a avaliação dos comportamentos táticos foi o FUT-SAT e as sessões de treino foram baseadas no Teaching Games for Understanding. Verificaram-se diferenças significativas em quatro variáveis: no Princípio Tático "unidade defensiva", no total de ações táticas realizadas, no Índice de Performance Tática de Jogo e no Percentual de Erros do Princípio Tático "espaço". Concluiu-se que os treinos foram eficazes, especialmente, no que diz repeito ao aumento do Índice de Performance Tática do Jogo. |
id |
CBCE-1_635b7c43ec4ce2604f021db442a30828 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892014000100071 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Quais comportamentos táticos de jogadores de futebol da categoria sub-14 podem melhorar após 20 sessões de treino?FuteboltáticatreinoTeaching Games for UnderstandingO objetivo deste trabalho foi avaliar quais os comportamentos táticos podem ser alterados após 20 sessões de treino. A amostra foi composta por 18 jogadores da categoria sub-14. O instrumento utilizado para a avaliação dos comportamentos táticos foi o FUT-SAT e as sessões de treino foram baseadas no Teaching Games for Understanding. Verificaram-se diferenças significativas em quatro variáveis: no Princípio Tático "unidade defensiva", no total de ações táticas realizadas, no Índice de Performance Tática de Jogo e no Percentual de Erros do Princípio Tático "espaço". Concluiu-se que os treinos foram eficazes, especialmente, no que diz repeito ao aumento do Índice de Performance Tática do Jogo.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000100071Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.36 n.1 2014reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/S0101-32892014000100006info:eu-repo/semantics/openAccessSOUZA,CARLOS RAPHAEL BRAGA CORRÊA DEMÜLLER,EZEQUIEL STECKLINGCOSTA,ISRAEL TEOLDOGRAÇA,AMÂNDIO BRAGA SANTOSpor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892014000100071Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:49.269899Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quais comportamentos táticos de jogadores de futebol da categoria sub-14 podem melhorar após 20 sessões de treino? |
title |
Quais comportamentos táticos de jogadores de futebol da categoria sub-14 podem melhorar após 20 sessões de treino? |
spellingShingle |
Quais comportamentos táticos de jogadores de futebol da categoria sub-14 podem melhorar após 20 sessões de treino? SOUZA,CARLOS RAPHAEL BRAGA CORRÊA DE Futebol tática treino Teaching Games for Understanding |
title_short |
Quais comportamentos táticos de jogadores de futebol da categoria sub-14 podem melhorar após 20 sessões de treino? |
title_full |
Quais comportamentos táticos de jogadores de futebol da categoria sub-14 podem melhorar após 20 sessões de treino? |
title_fullStr |
Quais comportamentos táticos de jogadores de futebol da categoria sub-14 podem melhorar após 20 sessões de treino? |
title_full_unstemmed |
Quais comportamentos táticos de jogadores de futebol da categoria sub-14 podem melhorar após 20 sessões de treino? |
title_sort |
Quais comportamentos táticos de jogadores de futebol da categoria sub-14 podem melhorar após 20 sessões de treino? |
author |
SOUZA,CARLOS RAPHAEL BRAGA CORRÊA DE |
author_facet |
SOUZA,CARLOS RAPHAEL BRAGA CORRÊA DE MÜLLER,EZEQUIEL STECKLING COSTA,ISRAEL TEOLDO GRAÇA,AMÂNDIO BRAGA SANTOS |
author_role |
author |
author2 |
MÜLLER,EZEQUIEL STECKLING COSTA,ISRAEL TEOLDO GRAÇA,AMÂNDIO BRAGA SANTOS |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA,CARLOS RAPHAEL BRAGA CORRÊA DE MÜLLER,EZEQUIEL STECKLING COSTA,ISRAEL TEOLDO GRAÇA,AMÂNDIO BRAGA SANTOS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Futebol tática treino Teaching Games for Understanding |
topic |
Futebol tática treino Teaching Games for Understanding |
description |
O objetivo deste trabalho foi avaliar quais os comportamentos táticos podem ser alterados após 20 sessões de treino. A amostra foi composta por 18 jogadores da categoria sub-14. O instrumento utilizado para a avaliação dos comportamentos táticos foi o FUT-SAT e as sessões de treino foram baseadas no Teaching Games for Understanding. Verificaram-se diferenças significativas em quatro variáveis: no Princípio Tático "unidade defensiva", no total de ações táticas realizadas, no Índice de Performance Tática de Jogo e no Percentual de Erros do Princípio Tático "espaço". Concluiu-se que os treinos foram eficazes, especialmente, no que diz repeito ao aumento do Índice de Performance Tática do Jogo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000100071 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000100071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32892014000100006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.36 n.1 2014 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203854259945472 |