Perfil de formação continuada de professores de Educação Física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Janaína da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santos,José Henrique dos, Costa,Bruno de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892015000300289
Resumo: ResumoA formação continuada promove o desenvolvimento profissional do professor e influencia a sua prática pedagógica. O objetivo deste estudo foi descrever as modalidades de formação continuada frequentadas por professores de educação física iniciantes (n = 34) e experientes (n = 36) e identificar, na perspectiva dos docentes, aquelas que mais contribuíram para o seu desenvolvimento profissional. O estudo se caracteriza como descritivo. A coleta de dados foi feita por meio de questionário. A análise estatística foi descritiva. Foi maior a frequência em modalidades eventuais e de curta duração baseadas prioritariamente na transmissão de conhecimentos e foram privilegiadas em maior grau as prerrogativas normativas dos sistemas de ensino de padronizar programas e metodologias de ensino.
id CBCE-1_f4e9406d0066d08ab8f993d0cd1ba9a2
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892015000300289
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Perfil de formação continuada de professores de Educação Física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógicaEducação FísicaFormação continuadaModelos de formaçãoModalidades de formaçãoResumoA formação continuada promove o desenvolvimento profissional do professor e influencia a sua prática pedagógica. O objetivo deste estudo foi descrever as modalidades de formação continuada frequentadas por professores de educação física iniciantes (n = 34) e experientes (n = 36) e identificar, na perspectiva dos docentes, aquelas que mais contribuíram para o seu desenvolvimento profissional. O estudo se caracteriza como descritivo. A coleta de dados foi feita por meio de questionário. A análise estatística foi descritiva. Foi maior a frequência em modalidades eventuais e de curta duração baseadas prioritariamente na transmissão de conhecimentos e foram privilegiadas em maior grau as prerrogativas normativas dos sistemas de ensino de padronizar programas e metodologias de ensino.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892015000300289Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.37 n.3 2015reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2014.01.002info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Janaína da SilvaSantos,José Henrique dosCosta,Bruno de Oliveirapor2015-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892015000300289Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:55.282782Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Perfil de formação continuada de professores de Educação Física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica
title Perfil de formação continuada de professores de Educação Física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica
spellingShingle Perfil de formação continuada de professores de Educação Física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica
Ferreira,Janaína da Silva
Educação Física
Formação continuada
Modelos de formação
Modalidades de formação
title_short Perfil de formação continuada de professores de Educação Física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica
title_full Perfil de formação continuada de professores de Educação Física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica
title_fullStr Perfil de formação continuada de professores de Educação Física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica
title_full_unstemmed Perfil de formação continuada de professores de Educação Física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica
title_sort Perfil de formação continuada de professores de Educação Física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica
author Ferreira,Janaína da Silva
author_facet Ferreira,Janaína da Silva
Santos,José Henrique dos
Costa,Bruno de Oliveira
author_role author
author2 Santos,José Henrique dos
Costa,Bruno de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Janaína da Silva
Santos,José Henrique dos
Costa,Bruno de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Formação continuada
Modelos de formação
Modalidades de formação
topic Educação Física
Formação continuada
Modelos de formação
Modalidades de formação
description ResumoA formação continuada promove o desenvolvimento profissional do professor e influencia a sua prática pedagógica. O objetivo deste estudo foi descrever as modalidades de formação continuada frequentadas por professores de educação física iniciantes (n = 34) e experientes (n = 36) e identificar, na perspectiva dos docentes, aquelas que mais contribuíram para o seu desenvolvimento profissional. O estudo se caracteriza como descritivo. A coleta de dados foi feita por meio de questionário. A análise estatística foi descritiva. Foi maior a frequência em modalidades eventuais e de curta duração baseadas prioritariamente na transmissão de conhecimentos e foram privilegiadas em maior grau as prerrogativas normativas dos sistemas de ensino de padronizar programas e metodologias de ensino.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892015000300289
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892015000300289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1016/j.rbce.2014.01.002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.37 n.3 2015
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203854725513216