DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE DIFERENTES MUNICÁPIOS EM UMA DISCIPLINA DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA (CEDERJ)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragon, Glauca Torres
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: da Silva, Cleide Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/7
Resumo: Este artigo descreve o desempenho de estudantes em uma disciplina do primeiro período da Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade semipresencial oferecida pela UFRJ, pela UERJ e pela UENF através da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ em 17 municípios do estado do Rio de Janeiro. O objetivo principal é comparar o desempenho de estudantes de diferentes polos regionais através de análise estatística das notas médias finais dos cursantes em cada polo, ao longo de seis semestres consecutivos. Os resultados indicam uma diferença significativa no desempenho de estudantes de diferentes polos regionais, indicando que o perfil diferenciado dos cursantes, especialmente relevante na modalidade de ensino a distância, pode incluir características regionais. Os diferentes estágios de desenvolvimento humano nos municípios-sede de cada polo regional são apresentados e correlacionados com indicadores de desempenho dos estudantes. Foi observada uma correlação positiva entre as notas finais médias dos cursantes em cada polo regional com as Taxas de Alfabetização e com o Ándice de Desenvolvimento Humano Municipal: Dimensão Educação dos respectivos municípios-sede. Os resultados quantitativos são compatíveis com observações qualitativas realizadas durante as correções de provas dissertativas dos estudantes. Concluímos que a busca de mecanismos para reforço dos conteúdos do Ensino Fundamental e Médio é de especial relevância em municípios com baixos indicadores de desenvolvimento humano.
id CECIERJ_2950f7d5d3210a59ecf870041f1e973c
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/7
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE DIFERENTES MUNICÁPIOS EM UMA DISCIPLINA DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA (CEDERJ)Este artigo descreve o desempenho de estudantes em uma disciplina do primeiro período da Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade semipresencial oferecida pela UFRJ, pela UERJ e pela UENF através da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ em 17 municípios do estado do Rio de Janeiro. O objetivo principal é comparar o desempenho de estudantes de diferentes polos regionais através de análise estatística das notas médias finais dos cursantes em cada polo, ao longo de seis semestres consecutivos. Os resultados indicam uma diferença significativa no desempenho de estudantes de diferentes polos regionais, indicando que o perfil diferenciado dos cursantes, especialmente relevante na modalidade de ensino a distância, pode incluir características regionais. Os diferentes estágios de desenvolvimento humano nos municípios-sede de cada polo regional são apresentados e correlacionados com indicadores de desempenho dos estudantes. Foi observada uma correlação positiva entre as notas finais médias dos cursantes em cada polo regional com as Taxas de Alfabetização e com o Ándice de Desenvolvimento Humano Municipal: Dimensão Educação dos respectivos municípios-sede. Os resultados quantitativos são compatíveis com observações qualitativas realizadas durante as correções de provas dissertativas dos estudantes. Concluímos que a busca de mecanismos para reforço dos conteúdos do Ensino Fundamental e Médio é de especial relevância em municípios com baixos indicadores de desenvolvimento humano.Fundação Cecierj2010-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/710.18264/eadf.v1i1.7EaD em Foco; Vol. 1 No. 1 (2010)EaD em Foco; Vol. 1 Núm. 1 (2010)EaD em Foco; v. 1 n. 1 (2010)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/7/7Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessAragon, Glauca Torresda Silva, Cleide Ferreira2022-05-27T13:14:56ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE DIFERENTES MUNICÁPIOS EM UMA DISCIPLINA DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA (CEDERJ)
title DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE DIFERENTES MUNICÁPIOS EM UMA DISCIPLINA DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA (CEDERJ)
spellingShingle DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE DIFERENTES MUNICÁPIOS EM UMA DISCIPLINA DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA (CEDERJ)
Aragon, Glauca Torres
title_short DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE DIFERENTES MUNICÁPIOS EM UMA DISCIPLINA DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA (CEDERJ)
title_full DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE DIFERENTES MUNICÁPIOS EM UMA DISCIPLINA DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA (CEDERJ)
title_fullStr DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE DIFERENTES MUNICÁPIOS EM UMA DISCIPLINA DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA (CEDERJ)
title_full_unstemmed DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE DIFERENTES MUNICÁPIOS EM UMA DISCIPLINA DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA (CEDERJ)
title_sort DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE DIFERENTES MUNICÁPIOS EM UMA DISCIPLINA DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA (CEDERJ)
author Aragon, Glauca Torres
author_facet Aragon, Glauca Torres
da Silva, Cleide Ferreira
author_role author
author2 da Silva, Cleide Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragon, Glauca Torres
da Silva, Cleide Ferreira
description Este artigo descreve o desempenho de estudantes em uma disciplina do primeiro período da Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade semipresencial oferecida pela UFRJ, pela UERJ e pela UENF através da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ em 17 municípios do estado do Rio de Janeiro. O objetivo principal é comparar o desempenho de estudantes de diferentes polos regionais através de análise estatística das notas médias finais dos cursantes em cada polo, ao longo de seis semestres consecutivos. Os resultados indicam uma diferença significativa no desempenho de estudantes de diferentes polos regionais, indicando que o perfil diferenciado dos cursantes, especialmente relevante na modalidade de ensino a distância, pode incluir características regionais. Os diferentes estágios de desenvolvimento humano nos municípios-sede de cada polo regional são apresentados e correlacionados com indicadores de desempenho dos estudantes. Foi observada uma correlação positiva entre as notas finais médias dos cursantes em cada polo regional com as Taxas de Alfabetização e com o Ándice de Desenvolvimento Humano Municipal: Dimensão Educação dos respectivos municípios-sede. Os resultados quantitativos são compatíveis com observações qualitativas realizadas durante as correções de provas dissertativas dos estudantes. Concluímos que a busca de mecanismos para reforço dos conteúdos do Ensino Fundamental e Médio é de especial relevância em municípios com baixos indicadores de desenvolvimento humano.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/7
10.18264/eadf.v1i1.7
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/7
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v1i1.7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/7/7
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 1 No. 1 (2010)
EaD em Foco; Vol. 1 Núm. 1 (2010)
EaD em Foco; v. 1 n. 1 (2010)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567400804352